A concepção de gestão no planejamento da educação

Auteurs

DOI :

https://doi.org/10.30612/eduf.v11iesp.1.16513

Mots-clés :

Gestão democrática, Gestão gerencial, Planejamento educacional

Résumé

Este estudo tem como objetivo apreender o planejamento educacional e como a concepção de gestão democrática e de concepção de gestão gerencial nele se apresentam na literatura educacional, isso por meio de pesquisa qualitativa, a partir de estudos bibliográficos. Para tanto, utilizamos como fontes bibliográficas artigos, livros e capítulos de livros que tratam da gestão democrática, da gestão gerencial e do planejamento educacional. Num primeiro momento abordamos a gestão democrática e a gestão gerencial da educação; e, a seguir, o planejamento educacional e como as mencionadas concepções de gestão nele se apresentam. Concluímos que o planejamento educacional contribui para a organização da gestão educacional, já que possibilita traçar metas e objetivos a serem alcançados para a melhoria da qualidade da educação. Quando apresenta uma concepção de gestão democrática intenta a formação crítica dos cidadãos, pois proporciona a participação no processo de planejamento, definindo o caminho que propicie condições de edificação coletiva das ações no âmbito educacional, conforme os anseios da sociedade, concorrendo para a transformação social. Já quando tem uma concepção de gestão gerencial, é elaborado apenas pelo Estado e nesse processo admite a participação da sociedade parcialmente, apenas tomando parte da implementação, de forma racionalizada, e não da elaboração do planejamento.

Téléchargements

Les données relatives au téléchargement ne sont pas encore disponibles.

Bibliographies de l'auteur

Andréia Vicência Vitor Alves, Universidade Federal da Grande Dourados

Professora da Faculdade de Educação da Universidade Federal da Grande Dourados.

Pamela Caetano Gimenes, Universidade Federal da Grande Dourados

Mestranda em Educação do Programa de Pós-graduação em Educação da Universidade Federal da Grande Dourados.

Références

ADRIÃO, T; CAMARGO, R. B. de. A Gestão Democrática na Constituição Federal de 1988. In: MINTO, C. A; OLIVEIRA, R. P. de; ADRIÃO, T. (org.). Gestão Financiamento e Direito à Educação: Análise da LDB e da Constituição Federal. São Paulo: Xamã, 2007. p. 69-78.

ALVES, A. V. V. Fortalecimento de Conselhos Escolares: Propostas e práticas em municípios sul-mato-grossenses. 2010. 166 f. Dissertação (Mestrado em Educação) – Universidade Federal da Grande Dourados, Dourados, MS, 2010.

ALVES, A. V. V. As Formulações para a Gestão da Educação Básica no Estado de Mato Grosso do Sul em Interseção com as Ações da União (1988-2014). 2015. 285 f. Tese (Doutorado em Educação) – Universidade Federal da Grande Dourados, Dourados, MS, 2015.

ALVES, A. V. V. Gestão democrática da educação: democracia liberal e/ou deliberativa. Educação e Fronteiras On-Line, Dourados, v. 9, n. 26 p. 141-153, maio/ago. 2019.

ALVES, A. V. V.; ALVES, A. G. de R; FERNANDES, M. D. E. A gestão da educação no contexto da política educacional do estado de Mato Grosso do Sul. Educação e Fronteiras On-Line, Dourados, v. 4, n. 12, p. 104-117, set./dez. 2014.

ALVES, A. V. V; FREITAS, D. N. T. de. Gestão democrática na literatura educacional: concepções, condições, barreiras e entraves. In: FREITAS, D. N. T. de; FEDATTO, N. A. da S. F. (org.). Educação básica: Discussões e práticas político normativas e interpretativas. Dourados, MS: Ed. UFGD, 2008. p. 133-153.

AMORIM, M. D; SCAFF, E. A. S. O planejamento como instrumento de gestão da educação básica: tendências das políticas atuais. In: LIMA, A. B de; FREITAS, D. N. T. de. (org.). Políticas sociais e educacionais: Cenários e gestão. 1. ed. Uberlândia, MG: EDUFU, 2013. v. 1, p. 247-266.

BRASIL. Ministério da Administração Federal e da Reforma do Estado. Plano diretor da reforma do aparelho do Estado. Brasília, DF: Senado, 1995.

CASTRO, A. M. D. A. Gerencialismo e educação: estratégia de controle e regulação da gestão escolar. In: CABRAL, N. A. et al. (org.). Pontos e contrapontos da política educacional: Uma leitura contextualizada de iniciativas governamentais. Origem e trajetórias. Brasília: Líber livro Editora, 2007. p. 115-144.

COOMBS, P. Qu’est que la Planification de l’éducation? UNESCO Digital Library, 1970. Disponível em: https://unesdoc.unesco.org/ark:/48223/pf0000076671_fre. Acesso em: 20 jun. 2020.

CURY, C. R. J. Gestão democrática da educação: experiências e desafios. Revista brasileira de política e gestão da educação. RBPAE, São Bernardo do Campo, v. 18, n. 2, p. 163-174, 2002. Disponível em: https://seer.ufrgs.br/rbpae/article/view/25486. Acesso em: 05 dez. 2020.

CURY, C. R. J. O princípio da gestão democrática na educação. In: BRASIL. Ministério da Educação. Gestão democrática da educação. Brasília, DF: MEC, 19 out. 2005. p. 14-19. Acesso em: https://docplayer.com.br/336710-Gestao-democratica-da-educacao-boletim--19-outubro-2005.html. Acesso em: 10 jan. 2020.

DOURADO, L. F. A escolha de dirigentes escolares: políticas e gestão da educação no Brasil. In: FERREIRA, N. S. C. (org.). Gestão Democrática da educação: Atuais tendências, novos desafios. São Paulo: Cortez, 1998.

FERNANDES, F. S. Planejamento educacional: conceitos, definições e mudanças. Recompilando e relendo as concepções latino-americanas da década de 1980 e início de 1990. 2006. 232 f. Tese (Doutorado em Educação) – Universidade Estadual Paulista, Araraquara, 2006.

FERNANDES, F. S. Planejamento educacional: uma abordagem histórica. Revista de Educação, Campinas, v. 19, n. 1, p. 25-34, 2014. Disponível em: https://periodicos.puc-campinas.edu.br/reveducacao/article/view/2612. Acesso em: 04 abr. 2019.

FONSECA, M.; FERREIRA, E. B.; SCAFF, E. A. S. Planejamento e gestão educacional no Brasil. Educar em Revista, Curitiba, v. 36, e69766, 2020.

FREITAS, D. N. T. de. Avaliação e gestão democrática na regulação da educação básica brasileira: uma relação a avaliar. Educação e Sociedade, Campinas, v. 28, n. 99, p. 501-521, 2007. Disponível em: https://www.scielo.br/j/es/a/j6vfq3bV7hnGQzXtmVJttRm/?lang=pt. Acesso em: 21 dez. 2019.

GROPPO, L. A. Autogestão, Universidade e Movimento Estudantil. Campinas, SP: Autores Associados, 2006.

HORTA, J. S. B. Planejamento educacional. In: SAVIANI, D. et al. Filosofia da educação brasileira. 6. ed. Rio de Janeiro: Civilização Brasileira, 1987.

KRAWCZYK, N. R; VIEIRA, V. L. A reforma educacional na América Latina nos anos 1990: Uma perspectiva histórico-sociológica. São Paulo: Xamã, 2008.

LIMA, P. G; ARANDA, M. A. M; LIMA, A. B. Relações entre o estado e a escola no Brasil, participação e políticas educacionais e o plano da efetividade, a possibilidade e a necessidade de gestão democrática. Revista Ibero-Americana de Estudos em Educação, v. 8, n. 2, p. 485-500, 2013. Disponível em: https://periodicos.fclar.unesp.br/iberoamericana/article/view/5819. Acesso em: 12 dez. 2020.

MATUS, C. Estado, processos decisórios e planejamento na América Latina. In: HADDAD, P. R; EDLER, P. S. (org.). Seminário Estado e Planejamento: Os sonhos e a realidade. Brasília: IPEA-CENDEC, 1988. p. 101-135.

MELO, A. A. S. A mundialização da educação. Consolidação do projeto neoliberal na América Latina: Brasil e Venezuela. Maceió: EDUFAL, 2004.

PADILHA, R. P. Planejamento dialógico: Como construir o projeto político-pedagógico da escola. São Paulo: Cortez; Instituto Paulo Freire, 2001. Disponível em: http://www.ia.ufrrj.br/ppgea/conteudo/conteudo-2007-2/T1-3SF/Planejamento_Pol%EDtico_Pe- dag%F3gico.pdf. Acesso em: 12 jun. 2019.

PARO, V. H. A educação, a política e a administração: reflexões sobre a prática do diretor de escola. Educação e Pesquisa, v. 36, n. 3, p. 763-778, 2010. Disponível em: https://www.scielo.br/scielo.php?pid=S1517-97022010000300008&script=sci_abs- tract&tlng=es. Acesso em: 10 dez. 2020.

PARO, V. H. A gestão da educação ante as exigências de qualidade e produtividade da escola pública. Petrópolis, RJ: Vozes, 1998. p. 300-307.

SAVIANI, D. O manifesto dos pioneiros da educação nova de 1932 e a questão do sistema nacional de educação. In: CUNHA, C. et al. (org.). O sistema Nacional de educação: Diversos olhares 80 anos após o manifesto. Brasília, DF: MEC, 2014. Disponível em: http://pne.mec.gov.br/images/pdf/livro_pioneiros_final.pdf. Acesso em: 05 fev. 2020.

SAVIANI, D. Plano Nacional de Educação, a questão federativa e os municípios: o regime de colaboração e as perspectivas da educação brasileira. In: FÓRUM INTERNACIONAL DE EDUCAÇÃO DA REGIÃO METROPOLITANA DE CAMPINAS, 6., 2011, Campinas. Anais [...]. Campinas, SP, 2011. Disponível em: http://ibsa.org.br/forum/rmc/files/programacao/Dermeval_Saviani.pdf. Acesso em: 21 mar. 2020.

SCAFF, E. A. da S.; OLIVEIRA, M. dos S; LIMA, S. E de. O planejamento educacional frente às fragilidades da democracia brasileira. ETD-Educação Temática Digital, Campinas, v. 20, n. 4, p. 905-923, out./dez. 2018.

SCAFF, E. A. da S.; OLIVEIRA, R. C; BRITO, V. M. de. Direito à educação básica no Brasil: reflexões a partir do planejamento educacional. Revista Educação e Fronteiras On-Line, Dourados, v. 8, n. 23 p. 66-81, maio/ago. 2018.

SCAFF, E. A. S. Cooperação internacional para o planejamento de educação brasileira: aspectos teóricos e históricos. Revista Brasileira de Estudos Pedagógicos, Brasília, v. 88, n. 219, p. 331-344, 2007. Disponível em: http://rbepold.inep.gov.br/index.php/rbep/article/view/751. Acesso em: 06 fev. 2020.

SCAFF, E. A. S. O modelo gerencial de gestão pública e sua aplicação na educação brasileira. In: LIMA, P. G.; FURTADO, A. C. Educação brasileira: Interfaces e solicitações recorrentes. Dourados, MS: UFGD, 2011.

SCHLESENER, A. H.; FERREIRA, A. S. C. A gestão democrática da educação e a formação do senso comum. In: SCHLESENER, A. H. PANSARDI, M. V. (org.). Políticas públicas e gestão da educação. Curitiba: UTP, 2007. p. 101-118.

SILVA JR, J. R. do. Reforma do Estado e da Educação no Brasil de FHC. São Paulo: Xamã, 2002.

SOUZA, Â. R. de. Apresentação: Gestão da Escola Pública. Educar em Revista, v. 34, p. 9-14, 2018.

SOUZA, A. R. De. Explorando e construindo um conceito de gestão escolar democrática. Educação em Revista, Belo Horizonte, v. 25. p. 123-140, 2009. Disponível em: https://www.scielo.br/pdf/edur/v25n3/07.pdf. Acesso em: 01 dez. 2019.

ZAINKO, M. A. S. O planejamento como instrumento de gestão educacional: uma análise histórico-filosófica. Em Aberto, Brasília, v. 17, n. 72, p. 125-140, 2000. Disponível em: http://portal.inep.gov.br/documents/186968/485895/Gest%C3%A3o+escolar+e+- forma%C3%A7%C3%A3o+de+gestores/3d03dfb4-3a86-4b24-b17f-f140ea58bd45?- version=1.3. Acesso em: 03 jan. 2020.

Publiée

2021-10-30

Comment citer

ALVES, Andréia Vicência Vitor; GIMENES, Pamela Caetano. A concepção de gestão no planejamento da educação. Educação e Fronteiras, Dourados, v. 11, n. esp.1, p. e021019, 2021. DOI: 10.30612/eduf.v11iesp.1.16513. Disponível em: https://ojs.ufgd.edu.br/educacao/article/view/16513. Acesso em: 23 nov. 2024.