Ginástica geral/ginástica para todos
Possibilidades de vivência da inclusão e do respeito às diferenças pela via da prática de atividade física na perspectiva do lazer
DOI:
https://doi.org/10.30612/eduf.v11iesp.2.16489Palavras-chave:
Ginástica geral, Ginástica Para Todos, Extensão, IdososResumo
Objetivou-se identificar os significados atribuídos por participantes vinculados ao Grupo Comunidade do projeto de extensão “De Pernas Pro Ar – FAEFID/UFJF” sobre a vivência de atividades no campo da Ginástica Para Todos. É um estudo de abordagem qualitativa estruturado na correlação de fontes bibliográficas e empíricas. Trinta e três sujeitos participaram da pesquisa através da aplicação de questionários e realização de entrevistas. Para os sujeitos, o projeto oportuniza uma vasta variedade de atividades corporais que beneficiam as dimensões físicas e emocionais, desencadeando a socialização e as experiências de prazer e alegria. Partindo dos resultados, concluiu-se que a perspectiva da inclusão e do respeito às diferenças foi evidenciada.
Downloads
Referências
ARAKI, Tatsuo. Prefácio. In: BORTOLETO, Marcos A. C.; PAOLIELLO, Elizabeth. Ginástica Para Todos: Um encontro com a coletividade. Campinas, SP: Editora Unicamp, 2017. p. 11-12.
AYUB, Eliana. Ginástica geral e educação física escolar. São Paulo: Unicamp, 2003.
BRACHT, Valter. A constituição das teorias pedagógicas da educação física. Cadernos Cedes, Campinas, ano XIX, n. 48, p. 69-88, ago. 1999.
DENZIN, Norman; LINCOLN, Yvonna S. A disciplina e a prática da pesquisa qualitativa. In: DENZIN, Norman; LINCOLN, Yvonna S. (org.). O planejamento da pesquisa qualitativa: Teorias e abordagens. 2. ed. Trad. Sandra Regina Netz. Porto Alegre: Artmed, 2007. p. 15-40.
GALLARDO, Jorge Sergio Perez. A educação física escolar e a ginástica geral com sentido pedagógico. In: PAOLIELLO, Elizabeth. (Org.). Ginástica geral: Experiência e reflexões. São Paulo: Phorte, 2008. p. 55-78.
GOLDEMBERG, Mirian. A arte de pesquisar: Como fazer pesquisas qualitativas em ciências sociais. 2. ed. Rio de Janeiro: Record, 1998.
GONZÁLEZ REY, Fernando Luis. Pesquisa qualitativa e subjetividade: Os processos de construção da informação. Tradução de Marcel Aristides Ferrada Silva. São Paulo: Pioneira Thomson Learning, 2005. 205 p.
GONZÁLEZ REY, Fernando Luis. Pesquisa qualitativa em Psicologia: Caminhos e desafios. Tradução de Manoel A. F. Silva. São Paulo: Pioneira Thomson Learning, 2002. 188 p.
GRANER, Larissa; PAOLIELLO, Elizabeth; BORTOLETO, Marco Antonio Coelho. Grupo Ginástico UNICAMP: Potencializando as interações humanas. In: BORTOLETO, Marco A. C.; PAOLIELLO, Elizabeth. Ginástica Para Todos: Um encontro com a coletividade. Campinas; SP: Editora Unicamp, 2017. p. 165-198.
LACERDA, Débora Jucá; BORTOLETO, Marco Antonio Coelho; PAOLIELLO, Elizabeth. Grupo ginástico UNICAMP: 22 anos de ginástica geral. Conexões, Campinas, v. 10, p. 192-208, dez. 2012. Disponível em: https://periodicos.sbu.unicamp.br/ojs/index.php/conexoes/article/view/8637670. Acesso em: 10 nov. 2016.
LELES, Maria T.et al. Ginástica para Todos na extensão universitária: o exercício da prática docente. Conexões, Campinas, v. 14, n. 3, p. 23-45, dez. 2016. Disponível em: https://periodicos.sbu.unicamp.br/ojs/index.php/conexoes/article/view/8648060. Acesso em: 29 mar. 2017.
MAROUN, Kalyla; CORREA, Cláudia. Ginástica para todos. Juiz de Fora: CEAD/UFJF, 2014.
MATTOS, Mauro G.; ROSSETTO JÚNIOR, Adriano José; BLECHER, Shelly. Metodologia da pesquisa em Educação Física. 3. ed. São Paulo: Phorte, 2008.
MURBACH, Marina A.et al. Grupo Ginástico UNESP: contribuições da "Ginástica para Todos" na formação de seus participantes. Conexões, Campinas, v. 14, n. 3, p. 71-88, dez. 2016. Disponível em: https://periodicos.sbu.unicamp.br/ojs/index.php/conexoes/article/view/8648024. Acesso em: 29 mar. 2017.
PAOLIELLO, Elizabeth. Nos bastidores da ginástica geral: o significado da prática. In: PAOLIELLO, Elizabeth. (org.). Ginástica geral: Experiência e reflexões. São Paulo: Phorte, 2008. p. 191-216.
SANTOS, José Carlos Eustáquio. Ginástica Geral: Elaboração de coreografias, organização de festivais. Jundiaí, SP: Fontoura, 2001.
SOUZA JÚNIOR, Olavo Dias. de et al. Grupo de ginástica geral da Universidade Presbiteriana Mackenzie: características físicas e motivos de adesão. Conexões, Campinas, v. 10, p. 179-191, dez. 2012. Disponível em: https://periodicos.sbu.unicamp.br/ojs/index.php/conexoes/article/view/8637669. Acesso em: 29 nov. 2016.
STANQUEVISCH, Patrícia; MARTINS, Maria Teresa Bragagnolo. Ginástica geral: uma reflexão sobre a formação e capacitação profissional. In: GAIO, Roberta; BATISTA, Roberto. A ginástica em questão: Corpo e movimento. Ribeirão Preto, SP: Teccmed, 2006. p. 97-106.
UNIVERSIDADE FEDERAL DE JUIZ DE FORA. Pró-Reitoria de Extensão. Projeto de Pernas Pro Ar: O universo gímnico em pauta. Juiz de Fora, MG, 2016.
UNIVERSIDADE FEDERAL DE JUIZ DE FORA. Pró-Reitoria de Extensão. Projeto de Pernas Pro Ar: O universo gímnico em pauta. Juiz de Fora, MG, 2017.
UNIVERSIDADE FEDERAL DE JUIZ DE FORA. Pró-Reitoria de Extensão. Projeto de Pernas Pro Ar: O universo gímnico em pauta. Juiz de Fora, MG, 2018.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2022 Educação e Fronteiras
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial 4.0 International License.