Ginástica geral/ginástica para todos

Possibilidades de vivência da inclusão e do respeito às diferenças pela via da prática de atividade física na perspectiva do lazer

Autores

DOI:

https://doi.org/10.30612/eduf.v11iesp.2.16489

Palavras-chave:

Ginástica geral, Ginástica Para Todos, Extensão, Idosos

Resumo

Objetivou-se identificar os significados atribuídos por participantes vinculados ao Grupo Comunidade do projeto de extensão “De Pernas Pro Ar – FAEFID/UFJF” sobre a vivência de atividades no campo da Ginástica Para Todos. É um estudo de abordagem qualitativa estruturado na correlação de fontes bibliográficas e empíricas. Trinta e três sujeitos participaram da pesquisa através da aplicação de questionários e realização de entrevistas.  Para os sujeitos, o projeto oportuniza uma vasta variedade de atividades corporais que beneficiam as dimensões físicas e emocionais, desencadeando a socialização e as experiências de prazer e alegria. Partindo dos resultados, concluiu-se que a perspectiva da inclusão e do respeito às diferenças foi evidenciada.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Neil Franco, Universidade Federal de Juiz de Fora

Docente da Faculdade de Educação Física e Desportos da Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF).

Fernando Araujo Crescencio, Universidade Federal de Juiz de Fora

Mestrando em Educação pela UFJF.

Bianca Damasceno de Oliveira, Universidade Federal de Juiz de Fora

Mestranda em Educação pela UFJF.

Gustavo Bernardes Padovan Branquinho, Universidade Federal de Juiz de Fora

Bacharel em Educação Física pela Faculdade de Educação Física e Desportos da UFJF.

Referências

ARAKI, Tatsuo. Prefácio. In: BORTOLETO, Marcos A. C.; PAOLIELLO, Elizabeth. Ginástica Para Todos: Um encontro com a coletividade. Campinas, SP: Editora Unicamp, 2017. p. 11-12.

AYUB, Eliana. Ginástica geral e educação física escolar. São Paulo: Unicamp, 2003.

BRACHT, Valter. A constituição das teorias pedagógicas da educação física. Cadernos Cedes, Campinas, ano XIX, n. 48, p. 69-88, ago. 1999.

DENZIN, Norman; LINCOLN, Yvonna S. A disciplina e a prática da pesquisa qualitativa. In: DENZIN, Norman; LINCOLN, Yvonna S. (org.). O planejamento da pesquisa qualitativa: Teorias e abordagens. 2. ed. Trad. Sandra Regina Netz. Porto Alegre: Artmed, 2007. p. 15-40.

GALLARDO, Jorge Sergio Perez. A educação física escolar e a ginástica geral com sentido pedagógico. In: PAOLIELLO, Elizabeth. (Org.). Ginástica geral: Experiência e reflexões. São Paulo: Phorte, 2008. p. 55-78.

GOLDEMBERG, Mirian. A arte de pesquisar: Como fazer pesquisas qualitativas em ciências sociais. 2. ed. Rio de Janeiro: Record, 1998.

GONZÁLEZ REY, Fernando Luis. Pesquisa qualitativa e subjetividade: Os processos de construção da informação. Tradução de Marcel Aristides Ferrada Silva. São Paulo: Pioneira Thomson Learning, 2005. 205 p.

GONZÁLEZ REY, Fernando Luis. Pesquisa qualitativa em Psicologia: Caminhos e desafios. Tradução de Manoel A. F. Silva. São Paulo: Pioneira Thomson Learning, 2002. 188 p.

GRANER, Larissa; PAOLIELLO, Elizabeth; BORTOLETO, Marco Antonio Coelho. Grupo Ginástico UNICAMP: Potencializando as interações humanas. In: BORTOLETO, Marco A. C.; PAOLIELLO, Elizabeth. Ginástica Para Todos: Um encontro com a coletividade. Campinas; SP: Editora Unicamp, 2017. p. 165-198.

LACERDA, Débora Jucá; BORTOLETO, Marco Antonio Coelho; PAOLIELLO, Elizabeth. Grupo ginástico UNICAMP: 22 anos de ginástica geral. Conexões, Campinas, v. 10, p. 192-208, dez. 2012. Disponível em: https://periodicos.sbu.unicamp.br/ojs/index.php/conexoes/article/view/8637670. Acesso em: 10 nov. 2016.

LELES, Maria T.et al. Ginástica para Todos na extensão universitária: o exercício da prática docente. Conexões, Campinas, v. 14, n. 3, p. 23-45, dez. 2016. Disponível em: https://periodicos.sbu.unicamp.br/ojs/index.php/conexoes/article/view/8648060. Acesso em: 29 mar. 2017.

MAROUN, Kalyla; CORREA, Cláudia. Ginástica para todos. Juiz de Fora: CEAD/UFJF, 2014.

MATTOS, Mauro G.; ROSSETTO JÚNIOR, Adriano José; BLECHER, Shelly. Metodologia da pesquisa em Educação Física. 3. ed. São Paulo: Phorte, 2008.

MURBACH, Marina A.et al. Grupo Ginástico UNESP: contribuições da "Ginástica para Todos" na formação de seus participantes. Conexões, Campinas, v. 14, n. 3, p. 71-88, dez. 2016. Disponível em: https://periodicos.sbu.unicamp.br/ojs/index.php/conexoes/article/view/8648024. Acesso em: 29 mar. 2017.

PAOLIELLO, Elizabeth. Nos bastidores da ginástica geral: o significado da prática. In: PAOLIELLO, Elizabeth. (org.). Ginástica geral: Experiência e reflexões. São Paulo: Phorte, 2008. p. 191-216.

SANTOS, José Carlos Eustáquio. Ginástica Geral: Elaboração de coreografias, organização de festivais. Jundiaí, SP: Fontoura, 2001.

SOUZA JÚNIOR, Olavo Dias. de et al. Grupo de ginástica geral da Universidade Presbiteriana Mackenzie: características físicas e motivos de adesão. Conexões, Campinas, v. 10, p. 179-191, dez. 2012. Disponível em: https://periodicos.sbu.unicamp.br/ojs/index.php/conexoes/article/view/8637669. Acesso em: 29 nov. 2016.

STANQUEVISCH, Patrícia; MARTINS, Maria Teresa Bragagnolo. Ginástica geral: uma reflexão sobre a formação e capacitação profissional. In: GAIO, Roberta; BATISTA, Roberto. A ginástica em questão: Corpo e movimento. Ribeirão Preto, SP: Teccmed, 2006. p. 97-106.

UNIVERSIDADE FEDERAL DE JUIZ DE FORA. Pró-Reitoria de Extensão. Projeto de Pernas Pro Ar: O universo gímnico em pauta. Juiz de Fora, MG, 2016.

UNIVERSIDADE FEDERAL DE JUIZ DE FORA. Pró-Reitoria de Extensão. Projeto de Pernas Pro Ar: O universo gímnico em pauta. Juiz de Fora, MG, 2017.

UNIVERSIDADE FEDERAL DE JUIZ DE FORA. Pró-Reitoria de Extensão. Projeto de Pernas Pro Ar: O universo gímnico em pauta. Juiz de Fora, MG, 2018.

Publicado

2021-11-30

Como Citar

FRANCO, Neil; CRESCENCIO, Fernando Araujo; OLIVEIRA, Bianca Damasceno de; BRANQUINHO, Gustavo Bernardes Padovan. Ginástica geral/ginástica para todos: Possibilidades de vivência da inclusão e do respeito às diferenças pela via da prática de atividade física na perspectiva do lazer. Educação e Fronteiras, Dourados, v. 11, n. esp.2, p. e021031, 2021. DOI: 10.30612/eduf.v11iesp.2.16489. Disponível em: https://ojs.ufgd.edu.br/educacao/article/view/16489. Acesso em: 24 nov. 2024.