Música e ecologia acústica na formação de professores: cultura auditiva significativa e educação

Auteurs

  • Paula Maria Aristides de Oliveira Molinari Universidade Nacional de Rosário - Argentina
  • Marisa Trench de Oliveira Fonterrada Universidade Estadual Paulista

DOI :

https://doi.org/10.30612/eduf.v8i22.9052

Mots-clés :

Formação de professores. Educação. Educação musical.

Résumé

Este artigo tem por objetivo apresentar e discutir a imanência da Música como área de conhecimento essencial no processo de formação de educadores. Partindo de uma visão colaborativa de pesquisa e dos recursos que apontam a Pesquisa Educacional Baseada em Arte, a A/r/tografia e a Etnosonia como método, desenvolve-se o percurso metodológico. O desenvolvimento de uma cultura auditiva significativa envolve Ecologia Acústica. A prática intercultural requer uma visão que envolve, no mínimo, a Sociologia e a Psicologia. Por sua vez, a Ecologia Acústica envolve Acústica, Psicologia, Sociologia e Música, e, portanto, foi tomada como caminho de encontro rumo à experiência intercultural na redescoberta da cultura auditiva significativa. Em ambientes de Ensino Superior alocados fora dos grandes centros urbanos, a rica diversidade cultural impõe aos educadores uma flexibilidade calcada na sensibilidade. Este estudo contribui para elucidar os alicerces que podem conduzir uma ação docente exitosa tomando-se a ecologia de saberes como paradigma qualitativo de formação em todos os níveis.

Téléchargements

Les données relatives au téléchargement ne sont pas encore disponibles.

Références

BRASIL. Ministério da Educação. Regulamento do Prodocência. Portaria 40 - de 03 de abril de 2013. Disponível em: http://www.capes.gov.br/images/stories/download/legislacao/Portaria40-3abr13-RegulamentoProdocencia.pdf. Acesso em: 25/01/2018.

CAGE, John. Silence: lectures and writings. Wesleyan University Press of New England, Hannover, 1995.

FONTERRADA, Marisa Trench de Oliveira. Música e meio ambiente: a ecologia sonora. São Paulo: Irmãos Vitale, 2004.

FONTERRADA, Marisa Trench de Oliveira. De Tramas e fios: um ensaio sobre música e educação. 2. ed. São Paulo: UNESP; Rio de Janeiro: FUNARTE, 2008.

FONTERRADA, Marisa Trench de Oliveira. Ciranda de sons: práticas criativas em Educação Musical. São Paulo: UNESP Digital, 2015.

MOLINARI, Paula. Etnosonia: em busca do método. In: _______. Música, educação e cultura: tecituras e tessituras no nordeste brasileiro. Campo Limpo Paulista: FACCAMP, 2016. Cap. 07, p. 141-163.

SANTOS, Boaventura de Sousa. Para além do pensamento abissal: das linhas globais a uma ecologia de saberes. In: SANTOS, Boaventura de Sousa e MENESES, Maria Paula [orgs]. Epistemologias do sul. São Paulo: Cortez, 2013, 1,9 MB: epub.

SCHAFER, R. Murray. A afinação do mundo - uma exploração pioneira pela história passada e pelo atual estado do mais negligenciado aspecto do nosso ambiente: a paisagem sonora. Trad. Marisa T. Fonterrada. 2a. ed. São Paulo: UNESP, 2011a.

SCHAFER, R. Murray. O ouvido pensante. Trad. Marisa Trench de O. Fonterrada, Magda R. Gomes da Silva, Maria Lúcia Pascoal. 2a. ed. São Paulo: UNESP, 2011b.

Téléchargements

Publiée

2018-11-20

Comment citer

MOLINARI, Paula Maria Aristides de Oliveira; FONTERRADA, Marisa Trench de Oliveira. Música e ecologia acústica na formação de professores: cultura auditiva significativa e educação. Educação e Fronteiras, Dourados, v. 8, n. 22, p. 177–184, 2018. DOI: 10.30612/eduf.v8i22.9052. Disponível em: https://ojs.ufgd.edu.br/educacao/article/view/9052. Acesso em: 22 nov. 2024.

Numéro

Rubrique

DOSSIÊ: INCLUSÃO, INTERCULTURALIDADE E INOVAÇÃO PEDAGÓGICA NO ENSINO SUPERIOR