Formação de professores e formação para o ensino de ciências

Auteurs

  • Hiraldo Serra Universidade Federal da Grande Dourados

Mots-clés :

Formação de professores, Ensino de Ciências, Alfabetização científica.

Résumé

A formação de professores atualmente deve ser entendida como uma ação contínua, como um processo de constante desenvolvimento que acontece por toda a vida profissional. A atividade profissional docente envolve problemas de caráter instrumental que exigem aplicação de teorias para resolvê-los. No âmbito desta concepção, se torna um processo de preparação que permite compreender o funcionamento das ações reais da sala de aula e levar ao desenvolvimento das competências profissionais exigidas para um desempenho profissional eficaz. Na formação para o ensino de Ciências, a alfabetização científica se torna uma atividade essencial, pois por meio de iniciativas didático-metodológicas vinculadas à apropriação do código escrito pelos alunos, torna-se viável a interpretação de grande variedade de informações e a compreensão de seus significados para posterior participação na sociedade. Nesse texto apresento concepções de formação docente e formação para o ensino de Ciências encontradas na literatura, bem como, análise crítica de orientações preconizadas por documentos curriculares que influenciam significativamente a prática docente.

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Publiée

2012-12-27

Comment citer

SERRA, Hiraldo. Formação de professores e formação para o ensino de ciências. Educação e Fronteiras, Dourados, v. 2, n. 6, p. p.24–36, 2012. Disponível em: https://ojs.ufgd.edu.br/educacao/article/view/2165. Acesso em: 22 nov. 2024.

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Rubrique

Dossiê