Professores Waldorf: educar para a liberdade é superar determinismos

Auteurs

  • Jonas Bach Junior
  • Tania Stoltz UFPR
  • Marcelo da Veiga Alanus Hochschule

Mots-clés :

Pedagogia Waldorf, Liberdade.

Résumé

Este artigo apresenta o resultado da pesquisa empírica da tese de doutorado sobre a Pedagogia Waldorf, onde professores revelam o que significa para eles educar para a liberdade. Este estudo empregou as técnicas da entrevista semiestruturada com professores Waldorf brasileiros. Os dados obtidos dos participantes foram gravados, transcritos e interpretados pelo pesquisador utilizando categorias de análise. Os resultados mostraram uma discussão da educação para liberdade como superação de determinismos. Liberdade para Steiner é uma conquista da individualidade humana, que possui um poder acima das forças determinantes. Os determinismos, nos relatos, podem ser de ordem sócio-econômica, psicológica, biológica e cultural. Conhecer a sua própria individualidade pressupõe uma qualidade do autoconhecimento que significa também autorrealização. Os discursos se apóiam num humanismo genérico e na questão entre o Ser e o Ter. A Pedagogia Waldorf está na contracorrente cultivando um modo de ser cultural que entra em conflito com o social em geral. Certos aspectos do debate de Freire poderiam enriquecer a discussão sobre a Pedagogia Waldorf, como a questão da opressão humana.

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Publiée

2012-12-27

Comment citer

BACH JUNIOR, Jonas; STOLTZ, Tania; DA VEIGA, Marcelo. Professores Waldorf: educar para a liberdade é superar determinismos. Educação e Fronteiras, Dourados, v. 2, n. 6, p. P.87–102, 2012. Disponível em: https://ojs.ufgd.edu.br/educacao/article/view/1669. Acesso em: 22 nov. 2024.

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