Nova gestão pública e formação de gestores escolares em Pernambuco

A centralidade do modelo gerencial

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DOI :

https://doi.org/10.30612/eduf.v11iesp.1.16506

Résumé

A Nova Gestão Pública surge como um modelo de gestão da coisa pública que se pauta no viés gerencialista, tendo como objetivo tornar o Estado mais eficiente, eficaz e econômico, assim como, fomentar espaços de maior participação e responsabilização na busca de resultados. A NGP vem se consolidando como base para a reestruturação dos sistemas. Pernambuco promove uma formação para os gestores escolares de sua rede que materializa uma gestão baseada na cultura dos resultados, na meritocracia e na bonificação. O estudo se baseia na Análise Social do Discurso. De acordo com Fairclough (2001), o estudo busca compreender de que forma o discurso estrutura as relações de poder na sociedade, considerando o discurso como prática social. A pesquisa apresenta como o governo de Pernambuco faz uso dos mecanismos do discurso para atrelar o processo de participação dos professores, num curso de formação de gestores escolares, em um instrumento para construir a qualidade da educação na rede pública, numa perspectiva gerencialista. Essa discussão se apresenta em contextos relevantes, na medida em que está se vivenciando o panorama das avaliações externas como único meio de aferição da qualidade da educação na forma dos índices educacionais. O estudo analisa a estrutura do programa, as medidas adotadas para a educação no tocante às avaliações externas e o quanto este panorama tem reverberado na organização da gestão escolar.

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Bibliographies de l'auteur

Luciana Rosa Marques, Universidade Federal de Pernambuco

Professora do Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade Federal de Pernambuco.

Iágrici Maria de Lima Maranhão, Universidade Federal de Pernambuco

Doutora e Mestre em Educação pela Universidade Federal de Pernambuco.

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Publiée

2021-10-30

Comment citer

MARQUES, Luciana Rosa; MARANHÃO, Iágrici Maria de Lima. Nova gestão pública e formação de gestores escolares em Pernambuco: A centralidade do modelo gerencial. Educação e Fronteiras, Dourados, v. 11, n. esp.1, p. e021016, 2021. DOI: 10.30612/eduf.v11iesp.1.16506. Disponível em: https://ojs.ufgd.edu.br/educacao/article/view/16506. Acesso em: 23 nov. 2024.