A efetividade do Fundeb
Um estudo exploratório na rede de educação do estado da Paraíba
DOI :
https://doi.org/10.30612/eduf.v11iesp.1.16502Mots-clés :
Fundeb, Financiamento da educação básica, Direito à educaçãoRésumé
Em 2020, chega ao fim a vigência do Fundo de Manutenção e Desenvolvimento da Educação Básica e de Valorização dos Profissionais da Educação (Fundeb), completando um ciclo de quase um quarto de século de política de financiamento da educação com base em fundos estaduais, englobando estados e seus municípios, além de uma complementação da União. Este artigo investiga a efetividade do Fundeb na rede educacional do estado da Paraíba (2007-2019) em relação à sua capacidade de apresentar resultados condizentes com o seu objetivo de atender às necessidades da manutenção e do desenvolvimento do ensino básico, em harmonia com a perspectiva do atendimento do direito à educação assegurado na Constituição Federal. O estudo fundamenta-se numa pesquisa qualitativa embasada numa proposta metodológica que empreendeu uma pesquisa bibliográfica e documental, além de uma coleta de dados financeiros e educacionais. Empregou-se como referencial teórico para fundamentar a pesquisa autores que abordam a temática em tela, como Amaral (2012), Lima (2006), Martins (2011), Pinto (2015; 2018) e Sousa Júnior (2006). Constatou-se na pesquisa que, apesar de o Fundeb ter garantido um fluxo regular, automático e crescente de recursos financeiros para a rede estadual de educação paraibana, os indicadores de eficiência e rendimento educacional apresentaram avanços e melhorias limitadas, bem como não ocorreu uma efetividade em estimular a ampliação da oferta da educação básica na rede estadual paraibana de modo a atender o direito à educação de todos os cidadãos.
Téléchargements
Références
AMARAL, N. C. do. Para compreender o financiamento da educação básica no Brasil. Brasília: Liber Livro, 2012.
ARELARO, L. R. G. Acesso à educação. In: OLIVEIRA, D. A.; DUARTE, A. M. C.; VIEIRA, L. M. F. Dicionário de trabalho, profissão e condição docente. Belo Horizonte: UFMG/Faculdade de Educação, 2010. CDROM.
BRASIL. Constituição da República Federativa do Brasil. Brasília, DF: Centro Gráfico, 1988. Disponível em: http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/Constituicao/Emendas/Emc/emc14.htm. Acesso em: 10 fev. 2021.
BRASIL. Emenda Constitucional n. 53, de 19 de dezembro de 2006. Brasília, DF: Centro Gráfico, 2006. Disponível em: http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/constituicao/emendas/emc/emc95.htm. Acesso em: 10 fev. 2021.
BRASIL. Lei n. 11.494, de 20 de junho de 2007. Regulamenta o Fundo de Manutenção e Desenvolvimento da Educação Básica e de Valorização dos Profissionais da Educação - FUNDEB, de que trata o art. 60 do Ato das Disposições Constitucionais Transitórias; altera a Lei no 10.195, de 14 de fevereiro de 2001; e dá outras providências. Brasília, DF: Presidência da República, 2007. Disponível em: http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/_ato2007-2010/2007/lei/l11494. htm. Acesso em: 10 fev. 2021.
BRASIL. Emenda Constitucional n. 59, de 11 de novembro de 2009. Brasília, DF: Centro Gráfico, 2009. Disponível em: http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/constituicao/ emendas/emc/emc95.htm. Acesso em: 10 fev. 2021.
BRASIL. Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira. Relatório do 1º Ciclo de Monitoramento das Metas do Plano Nacional de Educação – Biênio 2014-2016. Brasília, DF: INEP, 2016.
BRASIL. Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira. Relatório do 2º Ciclo de Monitoramento das Metas do Plano Nacional de Educação – 2018. Brasília, DF: INEP, 2018.
BRASIL. Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira. Relatório do 3º Ciclo de Monitoramento das Metas do Plano Nacional de Educação – 2020. Brasília, DF: INEP, 2020.
CARMO, F. C.; M. ZAIDAN FILHO; MIYACHI, C. T. Sistemas Educacionais Sulame- ricanos: um estudo comparado entre Argentina, Brasil e Chile. Revista Educação e Fronteiras, Dourados, v. 4, n. 10, p. 84-102, jan./abr. 2014. Disponível em: https://ojs.ufgd.edu.br/index.php/educacao/article/view/3650. Acesso em: 10 fev. 2021.
CURY, C. R. J. A educação básica como direito. Cad. Pesqui., São Paulo, v. 38, n. 134, p. 293-303, maio/ago. 2008. Disponível em: http://www.scielo.br/pdf/cp/v38n134/a0238134.pdf. Acesso em: 10 fev. 2021.
CURY, C. R. J. Financiamento da Educação Brasileira: do subsídio literário ao FUN- DEB. Educação & Realidade, Porto Alegre, v. 43, n. 4, p. 1217-1252, out./dez. 2018. Disponível em: https://seer.ufrgs.br/educacaoerealidade/article/view/84862. Aces- so em: 10 fev. 2021.
HOUAISS, A. Dicionário Houaiss da língua portuguesa. Rio de Janeiro: Objetiva, 2009.
HYMAN, J. Does money matter in the long run? Effects of school spending on educational attainment. American Economic Journal: Economic Policy, v. 9, n. 4, p. 256-280, 2017. Disponível em: https://www.aeaweb.org/articles?id=10.1257/pol.20150249. Acesso em: 10 fev. 2021.
IDEME. Anuário Estatístico da Paraíba. 2008. v. 34.
JACKSON, C. K.; JOHNSON, R. C.; PERSICO, C. The effects of school spending on educational and economic outcomes: evidence from school. The Quarterly Journal of Economics, Inglaterra, v. 131, n. 1, p. 157-218, 2016. Disponível em: https://www.nber.org/papers/w20847. Acesso em: 10 fev. 2021.
LIMA, M. J. R. Origem dos fundos para a educação: breve histórico. In: LIMA, M. J. R.; DIDONET, V. (org.). Fundeb: Avanços na universalização da educação básica. Brasília: INEP, 2006.
MARTINS, P. de S. Fundeb, federalismo e regime de colaboração. Campinas, SP: Autores Associados, 2011.
MENDES, C. C. et al. A Paraíba no contexto nacional, regional e interno. Rio de Janeiro, IPEA, 2012.
NUNES, A. N. F. Financiamento da educação básica no Brasil: uma análise dos ar- ranjos jurídicos adotados ao longo do período republicano. Revista Digital de Direito Administrativo, São Paulo, v. 4, n. 1, p. 32-58, 2017. Disponível em: https://www.revistas.usp.br/rdda/article/view/122956. Acesso em: 10 fev. 2021.
OECD. Education at a Glance 2018: OECD Indicators. Paris: OECD Publishing, 2018.
PINTO, J. M. de R. O financiamento da educação na Constituição Federal de 1988: 30 anos de mobilização social. Educ. Soc., Campinas, v. 39, n. 145, p. 846-869, dez. 2018. Disponível em: http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pi- d=S010173302018000400846&lng=pt&nrm=iso. Acesso em: 10 fev. 2021.
PINTO, J. M. de R. O Fundeb na perspectiva do custo aluno qualidade. Em Aberto, Brasília, v. 28, n. 93, p. 101-117, jan./jun. 2015. Disponível em: http://emaberto.inep.gov.br/index.php/emaberto/article/view/2460. Acesso em: 10 fev. 2021.
RAMOS, M. Aspectos conceituais e metodológicos da avaliação de políticas e programas sociais. Planejamento e Políticas Públicas, Brasília, n. 32, p. 95-114, jan./jul., 2009. Disponível em: http://www.ipea.gov.br/ppp/index.php/PPP/article/view/11. Acesso em: 10 fev. 2021.
SARAIVA, A. M. A. Distorção idade-série. In: OLIVEIRA, D. A.; DUARTE, A. M. C.; VIEIRA, L. M. F. Dicionário de trabalho, profissão e condição docente. Belo Horizonte: UFMG/Faculdade de Educação, 2010. CDROM.
SILVA, M. das G. M. de; CONRADO, N. L. de M; LUZ, J. N. N da. Qualidade na Pers- pectiva das Políticas Educacionais: significados e paradoxos. Educação e Fronteiras, Dourados, v. 1, n. 1, p. 7-17, jan/abr. 2011. Disponível em: https://ojs.ufgd.edu.br/index.php/educacao/article/view/1404/0. Acesso em: 10 fev. 2021.
SILVA, R. F. de C. (org.). Paraíba 2000-2013. São Paulo: Editora Fundação Perseu Ábramo, 2014.
SOUSA JÚNIOR, L. de. Fundeb: avanços, limites e perspectivas. Eccos – Revista Científica, São Paulo, v. 8, n. 2, p. 275-290, jul./dez. 2006. Disponível em: https://www.redalyc.org/pdf/715/71580202.pdf. Acesso em: 10 fev. 2021.
Téléchargements
Publiée
Comment citer
Numéro
Rubrique
Licence
© Educação e Fronteiras 2021
Ce travail est disponible sous licence Creative Commons Attribution - Pas d’Utilisation Commerciale 4.0 International.