Trilha peçonhenta
Um jogo pedagógico para o ensino de ciências
DOI :
https://doi.org/10.30612/eduf.v11i00.12428Mots-clés :
Jogo didático, Escola rural, Prevenção de acidentesRésumé
Os acidentes causados por animais peçonhentos constituem grave problema de saúde pública, sobretudo em países tropicais. Sendo assim, aprofundar o conhecimento sobre eles e difundir informações por processos educacionais pode ser um caminho para prevenir acidentes e auxiliar na sensibilização dos estudantes, de que todos os animais, inclusive os peçonhentos, são de suma importância para o equilíbrio ecológico. O objetivo desse trabalho foi avaliar os efeitos da aplicação de um jogo como recurso didático em sala de aula, visando a discussão e a reflexão sobre a identificação dos animais peçonhentos e prevenção de acidentes. Essa pesquisa é parte de um estudo que foi desenvolvido com estudantes do 7° ano, de uma escola estadual, no município de Santa Maria (RS), no período de outubro de 2014 a julho 2015. A análise dos dados foi qualitativa, e para a coleta destes utilizou-se as respostas dadas pelos estudantes durante o jogo, além de roda de conversa. Os resultados obtidos evidenciaram que o ensino sobre animais peçonhentos foi favorecido pelo uso do jogo didático intitulado “Trilha peçonhenta”, pois os educandos tornam-se multiplicadores de informações corretas, não somente durante a atividade, mas com seus familiares e pessoas do seu convívio, podendo diminuir, assim, o número de acidentes envolvendo o ser humano e os animais peçonhentos.
Téléchargements
Références
ALMEIDA, P. N. Educação lúdica: técnicas e jogos pedagógicos. São Paulo: Loyola, 1998.
ALONSO, J. L. et al. Análisis de la prevalencia en la atención al traumatismo pediátrico prehospitalario y hospitalario en Gran Canaria. Anales de Pediatria, v. 65, n. 2, 2006.
AMORIM, A. D. S. A influência do uso de jogos e modelos didáticos no ensino de biologia para alunos de ensino médio. 2013. Monografia (Trabalho de Conclusão do Curso de Ciências Biológicas) – Universidade Aberta do Brasil, Beberibe, CE, 2013.
ANDRADE, S. M.; JORGE, M. H. P. M. Acidentes de transporte terrestre em município da região sul do Brasil. Revista de Saúde Pública, v. 35 n. 3, p. 318-320, 2001.
ANDRAUS, L. M. S. et al. Primeiros socorros para criança: relato de experiência. Acta Paulista de Enfermagem, v. 18, n. 2, p. 220-225, 2005.
ARAÚJO, C. M. L. R. A importância dos recursos didáticos no ensino de ciências e biologia. 2014. Monografia (Trabalho de Conclusão do Curso de Especialização em Fundamentos de Educação: práticas pedagógicas interdisciplinares) – Universidade Estadual da Paraíba, João Pessoa, PB, 2014.
BAHIA (Estado). Acidentes por Animais Peçonhentos na Bahia, 2018 e 2019. Boletim de Toxicovigilância, v. 1, p. 1-8, 2019. Disponível em: http://www.saude.ba.gov.br/wp-content/uploads/2019/08/boletim-epidemiologico-animais-pe%C3%A7onhentos_agosto2019-V_3.pdf. Acesso em: 03 jun. 2020.
BELEI, R. A. et al. O uso de entrevista, observação e videogravação em pesquisa qualitativa. Cadernos de Educação, v. 30, p. 187-199, 2008.
BRASIL. Parâmetros Curriculares Nacionais: meio ambiente e saúde. Brasília: Ministério da Educação e do Desporto, 1997.
BRASIL. Manual de diagnóstico e tratamento de acidentes por animais peçonhentos. Brasília, DF: Ministério da Saúde, 1998.
BRASIL. Manual de diagnóstico e tratamento de acidentes por animais peçonhentos. 2. ed. Brasília, DF: Ministério da Saúde, 2001.
BRASIL. Manual de diagnóstico e tratamento de acidentes por animais peçonhentos. Brasília, DF: Ministério da Saúde, 2009.
BUENO, A. J. A. et al. Atividades Práticas/Experimentais para o Ensino de Ciências além das barreiras do Laboratório. Revista de Ensino de Ciências e Matemática, v. 9, p. 94-109, 2018.
BURINI, J. P. Invertebrados aranha. Instituto Rã-bugio para Conservação da Biodiversidade, Santa Catrina, 27 dez. 2011. Disponível em: http://www.rabugio.org.br/ver_especie.php?id=968. Acesso em: 30 maio 2020.
BUSQUETS, M. D.; LEAL, A. A educação para a saúde. In: BUSQUETS, M. D. (org.). Temas transversais em educação: bases para uma formação integral. Porto Alegre: Ática, 1998.
CABRERA, W. B. A Ludicidade para o Ensino Médio na disciplina de biologia. 2007. Dissertação (Mestrado em Ensino de Ciências e Educação Matemática) – Universidade Estadual de Londrina, Londrina, PR, 2007.
CARBO, L. et al. Atividades práticas e jogos didáticos nos conteúdos de química como ferramenta auxiliar no ensino de ciências. Revista de Ensino de Ciências e Matemática, n. 10, p. 53-69, 2019.
CARDOSO, J. L. C. et al. Animais peçonhentos no Brasil: biologia, clínica e terapêutica dos acidentes. São Paulo: Sarvier, 2003.
CAVALCANTI, E. L.; SOARES, M. H. O ludismo e avaliação da aprendizagem: possibilidades para o ensino de química. In: ENCONTRO NACIONAL DE ENSINO DE QUÍMICA, 15., 2010, Brasília. Anais [...]. Brasília, DF: UnB, 2010.
COSENDEY, B. N.; SALOMAO, S. R. Visões sobre as serpentes: répteis ou monstros? In: ENCONTRO NACIONAL DE PESQUISA EM EDUCAÇÃO E CIÊNCIAS, 9., 2010, Águas de Lindóia. Anais [...]. São Paulo: ABRAPEC, 2013.
FIALHO, N. N. Jogos no Ensino de Química e Biologia. Curitiba: IBPEX, 2007.
FREDERICK, K. An evaluation of the effectiveness of the Injury Minimization Programme for Schools (IMPS). Inj. Prev., London, v. 6, n. 2, p. 92-95, 2000.
FREIRE, P. Pedagogia da Autonomia: saberes necessários à prática educativa. Rio de Janeiro: Paz e Terra, 2004.
FREITAS, K. C. T. et al. Utilização de jogos didáticos para o ensino de química: up and down chemical. In: CONGRESSO DE INICIAÇÃO CIENTÍFICA DO IFRN, 9., 2013, Currais Novos. Anais [...]. Rio Grande do Norte: IFRN, 2013.
GOMES, R. R.; FRIEDRICH, M. A. Contribuições dos jogos didáticos na aprendizagem de conteúdos de Ciências e Biologia. In: ENCONTRO REGIONAL DE ENSINO DE BIOLOGIA, 1., 2001, Niterói. Anais [...]. Niterói: UFF, 2001
GONSALES, T. P.; GIMENIZ-PASCHOAL, S. R. Opinião de professores do ensino fundamental de uma escola pública a respeito da realização de ação educativa na escola para a prevenção de acidente infantil. In: CONGRESSO BRASILEIRO DE EDUCAÇÃO, 2007, Bauru. Anais [...]. Bauru: UNESP, 2007.
GONSALES, T. P. Ação educativa de prevenção de acidentes domésticos em escola de ensino fundamental. 2008. Dissertação (Mestrado em Educação) – Faculdade de Filosofia e Ciências, Universidade Estadual Paulista, Marília, SP, 2008.
GRANDO, R. C. O jogo na educação: aspectos didático-metodológicos do jogo na educação matemática. São Paulo: Unicamp. Disponível em: www.cempem.fae.unicamp.br/lapemmec/cursos/el6 54/2001/jessica_e_paula/JOGO.doc. Aceso em: 15 maio 2020.
IERVOLINO, S. A.; PELICIONI, M. C. F. A utilização do grupo focal como metodologia qualitativa na promoção da saúde. Revista Escola de Enfermagem USP, v. 35, n. 2, p. 115-21, 2001.
MALUF, A. C. M. Atividades lúdicas como estratégias de ensino aprendizagem. Portal do Educador, 2012. Disponível em: https://portaleducador.wordpress.com/2012/02/27/atividades-ludicas-como-estrategias-de-ensino-e-aprendizagem/.Acesso em: 12 jun. 2020.
MELO, M. C. H.; CRUZ, G. Roda de conversa: uma proposta metodológica para a construção de um espaço de diálogo no ensino médio. Imagens da Educação, v. 4, n. 2, p. 31-39, 2014.
MINAYO, M. C. de S. Pesquisa social: teoria, método e criatividade. Petrópolis: Vozes 2001.
MOURA, M. R. et al. O relacionamento entre pessoas e serpentes no leste de Minas Gerais, sudeste do Brasil. Biota Neotropica, v. 10, n. 4, p. 133 -142, 2010.
OLIVEIRA, A. S.; SOARES, M. H. F. B. Júri químico: uma atividade lúdica para discutir conceitos químicos. Química Nova Escola, n. 21, p. 18-24, 2005.
PALHETA JUNIOR, A. R.; BARROS, D. J. P.; SILVA, A. S.; SILVA, L. P. Jogo didático como instrumento mediador no ensino de nomenclatura de hidrocarbonetos. Revista de Ensino de Ciências e Matemática, n. 9, p. 14-132, 2018.
ROBAINA, J. V. L. Química através do lúdico: brincando e aprendendo. Canoas: Ulbra, 2008.
SATO, M.; PASSOS, L. A. Biorregionalismo: identidade histórica e caminhos para a cidadania. São Paulo: Cortez, 2002.
SCHVARTSMAN, S. Conceito de risco e segurança. Segurança na infância e adolescência. São Paulo: Atheneu, 2003.
STORTTI, M.; PINHÃO, F. As representações sobre “jogar nas aulas de ciências” de alunos da 8° série do ensino fundamental, de uma unidade Escolar pública de Magé, RJ. In: ENCONTRO REGIONAL DE ENSINO DE BIOLOGIA DA REGIONAL RJ/ES, 4., 2007, Seropédica. Anais [...]. Seropédica: UFRRJ 2007.
SILVA, T. C.; AMARAL, C. L. C. Jogos e avaliação no processo ensino-aprendizagem: uma relação possível. Revista de Ensino de Ciências e Matemática, v. 2, n. 1, p. 1-8, 2011.
SILVA, E. S.; BOCHNER, R.; GIMÉNEZ, A. R. M. The teaching of the main features of Brazilian venomous snakes: didactic literature evaluation of the Elementary School of the Municipality of Rio de Janeiro. Educar em Revista, n. 42, p. 297-316, 2011.
SZUNDY, P. T. C. A construção do conhecimento do jogo e sobre o jogo: ensino e aprendizagem de LE e formação reflexiva. 2005. Tese (Doutorado em Linguística Aplicada e Estudos da Linguagem) – Pontifícia Universidade Católica, São Paulo, 2005.
ZANNIN, M. Acidentes com aranhas arenismo. DIVE/SC, 20 abr. 2002. Disponível em: http://www.dive.sc.gov.br/conteudos/zoonoses/capacitacao/aula-aranha.pdf. Acesso em: 02 jun. 2020.
Téléchargements
Publiée
Comment citer
Numéro
Rubrique
Licence
© Educação e Fronteiras 2022
Ce travail est disponible sous licence Creative Commons Attribution - Pas d’Utilisation Commerciale 4.0 International.