Jogos e brincadeiras na literatura memorialística: um estudo de três obras brasileiras

Auteurs-es

  • Vivian Iwamoto Universidade Federal da Grande Dourados
  • Renato Suttana UFGD Universidade Federal da Grande Dourados

Mots-clés :

Jogos e brincadeiras. Literatura memorialística. Graciliano Ramos. Rubem Alves. Manuel Pacheco Jr.

Résumé

Este estudo analisa três obras da literatura memorialística do Brasil, a saber: “Infância”, de Graciliano Ramos, “O velho que acordou menino”, de Rubem Alves, e “Moleque: memórias de um menino de 80 anos”, de Manuel Pacheco Jr. Aborda-se o aspecto dos jogos e brincadeiras presentes na descrição dos anos iniciais da vida de cada autor. Para compreender a questão, apoiamo-nos, do ponto de vista teórico, nas considerações de Caillois (1990), Vigotski (2007; 2009) e Kishimoto (1993; 2008). Quanto ao entendimento da relação entre literatura e memória, amparamo-nos principalmente em Candido (1985) e Bosi (1994), buscando verificar o modo como a memória se configura na escrita literária. O estudo dos jogos se organiza, aqui, em torno de núcleos temáticos, percebendo-se que, embora os autores sejam de lugares e épocas diferentes, as experiências descritas por eles muitas vezes coincidem. Isso mostra que, mesmo em contextos diversificados, as brincadeiras são reproduzidas ou reinventadas socialmente.

Téléchargements

Références

ALVES, R. O velho que acordou menino. São Paulo: Planeta do Brasil, 2005.

ANDRADE, C. D. Sentimento do mundo. São Paulo: Record, 2004.

BARBIERI, Ivo. Graciliano Ramos. In: COUTINHO, Afrânio. (org.) A literatura no Brasil. 3. ed., Rio de Janeiro: José Olympio, 1986. v. 5. (Era modernista.) p. 389-408.

BENJAMIN, W. Reflexões: a criança, o brinquedo, a educação. Trad. Marcus Vinícius Mazzari. São Paulo: Summus, 1984. (Coleção Novas Buscas em Educação; vol. 17)

BOSI, E. Memória e sociedade: lembranças dos velhos. 3 ed., São Paulo: Companhia das Letras, 1994.

CAILLOIS, R. Os jogos e os homens: a máscara e a vertigem. Lisboa: Cotovia, 1990.

CANDIDO, A. Literatura e sociedade: estudos de teoria e história literária. 7. ed., São Paulo: Nacional, 1985.

CARDOSO, M. R. Literatura e memória: um enfoque para o professor de ensino médio. Disponível em: http://www.letras.puc-rio.br/JaneladeIdeias/biblioteca/B_Literatura_Memoria.pdf Acesso em: 06 fev. 2012.

DUARTE, V. Graciliano Ramos. Brasil Escola. Disponível em:

http://www.brasilescola.com/literatura/graciliano-ramos.htm Acesso em: mar. 2012.

ELKONIN, D. B. Psicologia do jogo. Tradução: Álvaro Cabral. 2. ed., São Paulo: Martins Fontes, 1998.

KISHIMOTO, T. (org.). Jogo, brinquedo, brincadeira e a educação. 11. ed. São Paulo: Cortez, 2008.

KISHIMOTO, T. Jogos tradicionais infantis: o jogo, a criança e a educação. Petrópolis: Vozes, 1993.

MEIRELES, C. Cânticos. 6. ed., São Paulo: Moderna, 1991.

NOGUEIRA JR., A. Rubem Alves. Disponível em:

http://www.releituras.com/rubemalves_bio.asp Projeto Releituras. Acesso em: mar. 2012.

NOGUEIRA JR. Graciliano Ramos. In:Projeto Releituras. Disponível em:

http://www.releituras.com/graciramos_bio.asp Acesso em: mar. 2012.

PACHECO JUNIOR, M. Moleque: memórias de um menino de 80 anos. Campo Grande: Editora Brasília Ltda., 2011.

______. Entrevista concedida a Vivian Iwamoto. Campo Grande, 2012.

RAMOS, G. Infância. 22. ed. Rio de Janeiro: Record, 1986.

RODRIGUES, M. H. Ficção memorialística e estruturação cronológica.

http://sgcd.assis.unesp.br/Home/PosGraduacao/Letras/ColoquioLetras/miltonhermes.pdf Acesso em: 06 fev. 2012.

SANTANA, A. L. Rubem Alves. Disponível em: http://www.infoescola.com/escritores/rubem-alvesInfoEscola Acesso em: mar. 2012.

VYGOTSKY, L. S. A formação social da mente: o desenvolvimento dos processos superiores. Michael Cole (org.) (et al). Trad. José Cipolla Neto, Luís Silveira Menna Barreto, Solange Castro Afeche. 6. ed. São Paulo: Martins Fontes, 2007.

VYGOTSKY, L. A imaginação e a Arte na infância. Trad. Miguel Serras Pereira. Lisboa: Relógio D’Água, 2009.

Téléchargements

Publié-e

2016-05-11

Comment citer

IWAMOTO, Vivian; SUTTANA, Renato. Jogos e brincadeiras na literatura memorialística: um estudo de três obras brasileiras. Educação e Fronteiras, Dourados, v. 5, n. 13, p. 86–100, 2016. Disponível em: https://ojs.ufgd.edu.br/educacao/article/view/5185. Acesso em: 16 avr. 2025.

Numéro

Rubrique

Artigos Demanda Contínua