Formação de professores e formação para o ensino de ciências
Palavras-chave:
Formação de professores, Ensino de Ciências, Alfabetização científica.Resumo
A formação de professores atualmente deve ser entendida como uma ação contínua, como um processo de constante desenvolvimento que acontece por toda a vida profissional. A atividade profissional docente envolve problemas de caráter instrumental que exigem aplicação de teorias para resolvê-los. No âmbito desta concepção, se torna um processo de preparação que permite compreender o funcionamento das ações reais da sala de aula e levar ao desenvolvimento das competências profissionais exigidas para um desempenho profissional eficaz. Na formação para o ensino de Ciências, a alfabetização científica se torna uma atividade essencial, pois por meio de iniciativas didático-metodológicas vinculadas à apropriação do código escrito pelos alunos, torna-se viável a interpretação de grande variedade de informações e a compreensão de seus significados para posterior participação na sociedade. Nesse texto apresento concepções de formação docente e formação para o ensino de Ciências encontradas na literatura, bem como, análise crítica de orientações preconizadas por documentos curriculares que influenciam significativamente a prática docente.Downloads
Referências
BACHELARD, G. Epistemología. Barcelona: Editora Anagrama, 1973.
BRASIL, Parâmetros Curriculares Nacionais. Secretaria de Educação
Fundamental. Brasília: MEC/SEF, 1998.
CANDAU, V. M. Reformas educacionais hoje na América latina. In:
Currículo: políticas e práticas. Campinas: Papirus, 1999. p. 29-42.
CARVALHO, A. M. P. et al. Ciências no Ensino Fundamental: O
conhecimento físico. São Paulo: Scipione, 1998.
CARVALHO, A. M. P.; GIL-PÉREZ, D. Formação de Professores de
Ciências: tendências e inovações. 7a. ed. São Paulo: Cortez Editora, 2006.
GUTIÉRREZ VÁZQUEZ, J. M. Reflexiones sobre la enseñanza de las
Ciencias Naturales en la escuela primaria. Educación, v. 8, n. 42, p. 3-32,
HARLAN, J. D.; RIVKIN, M. S. Ciências na educação infantil: uma
abordagem integrada. Porto Alegre: ArtMed, 2000.
KAMII, C.; DEVRIES, R. O Conhecimento Físico na Educação PréEscolar:
Implicações da teoria de Piaget. Porto Alegre: Artmed, 1991.
KRASILCHIK, M.; MARANDINO, M. Ensino de ciências e cidadania.
São Paulo: Moderna, 2004.
KUHN, I. S. A estrutura das resoluções científicas. São Paulo:
Perspectiva, 1998.
LAKATOS, I. La metodología de los programas de investigacíon
científica. Madri: Alianza Editorial, 1993.
LORENZETTI, L.; DELIZOICOV, D. Alfabetização científica no contexto
das séries iniciais. Ensaio, v. 3, n. 1, 2001.
MACEDO, E. F. Parâmetros curriculares nacionais: a falácia dos temas
transversais. In: Currículo: políticas e práticas. Campinas: Papirus, 1999. p. 43-58.
MIZUKAMI, M. da G. N. et. al. Escola e aprendizagem da docência:
processos de investigação e formação. São Carlos: EdFUFSCar, 2003.
PÉREZ-GOMEZ, A. O pensamento prático do professor: a formação do
professor como profissional reflexivo. In: NÓVOA, A. (Org.). Os
professores e a sua formação. 3ª ed. Lisboa: Dom Quixote, 1997. p. 95-
PIMENTA, S. G. (Org.). Saberes pedagógicos e atividade docente. São
Paulo: Cortes, 1999.
PINO, P.; OSTERMANN, F.; MOREIRA, M. A. Concepções
epistemológicas veiculadas pelos parâmetros curriculares nacionais na área de ciências naturais. Revista Brasileira de Pesquisa em Educação em
Ciências, v. 5, n. 2, p. 5-14, 2005.
POPPER, K. R. Conjecturas e refutações. Brasília: Ed. UNB, 1975.
RICARDO, E. C. Implementação dos PCNS em sala de aula: dificuldades
e possibilidade. A Física na Escola. São Paulo, v. 4, n. 1, 2003.
ROSA, C. W; ROSA, A. B. Ensino da Física: tendências e desafios na
prática docente. Revista Iberoamericana de Educación, v. 42, n.7, p. 1-
, 2007.
SAVIANI, D. Saberes implicados na formação do educador. In: BICUDO,
M. A. V.; SILVA JUNIOR, C. A da. (Orgs.). Formação do Educador:
dever do Estado, tarefa da Universidade. São Paulo: Editora da
Universidade Estadual Paulista, 1996. p. 145-155.
SCHNETZLER, R. P. O professor de Ciências: problemas e tendências de
sua formação. In: SCHNETZLER, R. P.; ARAGÃO, R. M. R. de. (Orgs.).
Ensino de Ciências: fundamentos e abordagens. Piracicaba:
CAPES/PROIN/UNIMEP, 2000, p. 12 - 41.
SCHÖN, D. Formar professores como profissionais reflexivos. In: NÓVOA,
A. (Org.). Os professores e a sua formação. 3. ed. Lisboa: Dom Quixote,
p. 79-91.
SOARES, M. Letramento: um tema em três gêneros. Belo Horizonte:
Autêntica, 1998.
TOULMIN, I. La comprensión humana. El uso coletivo y la evolución de
los conceptos. Madri: Alianza Editorial, 1971.
WEISSMANN, H. Didática das Ciências Naturais: contribuições e
reflexões. Porto Alegre: Artes Médicas, 1998.
ZEICHNER, K. M. Formando professores reflexivos para a educação
centrada no aluno: possibilidades e contradições. In: BARBOSA, R. L. L.
(Org.). Formação de educadores: desafios e perspectivas. São Paulo:
UNESP, 2003.