Formação continuada docente pautada na educação a distância: compreensões na perspectiva da teoria dialética

Autores

  • Adriana Richit UFFS

Palavras-chave:

Dialética. Formação de Professores. Tecnologias Digitais.

Resumo

O tema do presente ensaio teórico é a formação continuada docente na perspectiva da dialética. Para tanto, aqui é feito um retrospecto do assunto, ressaltando as variações conceituais da dialética em diferentes momentos, nos quais essa visão filosófica manifestou-se, com destaque para alguns de seus representantes. Por meio dessa retrospectiva, buscamos mostrar o devir histórico da própria dialética. Além disso, analisamos pressupostos teóricos da concepção dialética do conhecimento (contradição, totalidade e movimento), focando o contexto da formação e prática docentes, bem como os momentos que caracterizam o processo de apropriação do conhecimento segundo essa teoria (síncrese, análise e síntese), evidenciando a sinergia dessa visão com a formação profissional docente. Por fim, propomos algumas considerações sobre as possibilidades de promover a formação pedagógico-tecnológica em Matemática, sob o viés da dialética, que podem emergir das propostas de qualificação continuada de professores pautadas em EaD.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Adriana Richit, UFFS

Doutora em Educação Matemática - UNESP
Professora, nível Adjunto III, da Universidade Federal da Fronteira Sul - UFFS
Campus de Erechim  - Erechim, RSDocente do Programa de Pós-graduação em Educação da UFFS
Coordenadora do Grupo do Estudos e Pesquisa em Educação Matemática e Tecnologias - GEPEM@T
Contato (54) 33217050

Referências

ANDRIOLI, Antônio Inácio (2000). Trabalho Coletivo e Educação: um estudo das práticas cooperativas do PCE (Programa Cooperativismo nas Escolas) na região fronteira noroeste do Estado do RS. 246 f. Dissertação (Mestrado em Educação nas Ciências) - Departamento de Ciências Exatas e Naturais, Universidade Regional do Noroeste do Rio Grande do Sul - Unijuí, Ijuí.

ASBAHR, Flávia da Silva Ferreira (2005). A pesquisa sobre a atividade pedagógica: contribuições da teoria da atividade. Revista Brasileira de Educação, Rio de Janeiro, v.2, n.29, p.108-118 (maio/agosto). Disponível em: http://www.scielo.br. Acesso em: 20 mai.2008.

BAIRRAL, Marcelo Almeida (2002). Desarrollo profesional docente en Geometría: análisis de un proceso de Formación a Distancia. Tese (Doutorado em Ciências da Educação) - Universidade de Barcelona, Barcelona, Espanha.

BORBA, Marcelo de Carvalho; VILLARREAL, Mónica Ester (2005). Humans-with-Media and the Reorganization of Mathematical Thinking: information and communication technologies, modeling, experimentation and visualization. New York, USA: Springer. (Mathematical Education Library, v.39).

BICUDO, Maria Aparecida Viggiani (2003). Formação de professores: da incerteza a compreensão. Bauru: EDUSC.

DUARTE, Newton. (Org.) (2004). Crítica ao fetichismo da individualidade. São Paulo: Autores Associados.

DUARTE, Newton (2003). Conhecimento tácito e conhecimento escolar na formação do professor (Por que Donald Schön não Entendeu Luria). Educação e Sociedade, Campinas, v. 24, n. 83, p. 601-625 (agosto).

FREIRE, Paulo (1983). Pedagogia do oprimido. 13.ed. Rio de Janeiro: Paz e Terra.

GADOTTI, Moacir (2006). Concepção dialética da educação: um estudo introdutório. 15.ed. São Paulo: Cortez.

GADOTTI, Moacir (2004). Pedagogia da práxis. 4.ed. São Paulo: Cortez.

GASPARIN, João Luís (2005). Uma Didática para a Pedagogia Histórico-Crítica.

KONDER, Leandro (2007). O que é dialética. 17. ed. São Paulo: Brasiliense.

KOSIK, Karel (2002). Dialética do concreto. 7. ed. Rio de Janeiro: Paz e Terra.

KUHN, Thomas (1975). Estrutura das revoluções científicas. São Paulo: Perspectiva.

LEMOS, André; LÉVY, Pierre (2010). O Futuro da Internet: em direção a uma ciberdemocracia planetária. São Paulo: Paulus.

LEONTYEV, Alexei (1983). Actividad, consciencia e personalidad. Havana: Editorial Pueblo y Educación.

MANIERI, Dagmar (2003). A Concepção de homem em Ludwig Feuerbach. Revista Ética & Filosofia Política, Juiz de Fora, v.6, n.2, (novembro). Disponível em:http://www.eticaefilosofia.ufjf.br/6_2_Dagmar.htm Acesso em: 01 jun. 2008.

MARX, Karl (1973). O Capital. Rio de Janeiro: Civilização Brasileira.

MARX, Karl; ENGELS, Friedrich (2006). Manuscritos econômico-filosóficos. São Paulo: Martin Claret. (Coleção A Obra Prima de cada Autor).

NÓVOA, António. (Org.) (1991). Profissão de professor. Porto: Porto.

PERRENOUD, Pierre (2000). Dez novas competências para ensinar. Tradução de Patrícia Chittoni Ramos. Porto Alegre: Artes Médicas.

PETERS, Otto (2004). Educação a Distância em Transição: tendências e desafios. São Leopoldo: Editora Unisinos.

PIAGET, Jean (1977). O julgamento moral na criança. São Paulo: Mestre Jou.

SAVIANI, Dermeval (2006). Escola e Democracia: teorias da educação, curvatura da vara, onze teses sobre a educação política. 38.ed. Campinas: Autores Associados.

SCHÖN, Donald (2000). Educando o profissional reflexivo: um novo design para o ensino e aprendizagem. Porto Alegre: Artes Médicas.

SCHÖN, Donald (1983). The reflective practitioner. New York: Basic Books.

SNYDERS, Georges (1974). Pedagogia Progressista. Coimbra: Livraria Almedina.

TARDIF, Maurice; RAIMOND, Danielle (2000). Saberes, tempo e aprendizagem do trabalho no magistério. Educação & Sociedade, Campinas, v.21, n.73. Disponível em http://www.scielo.br/pdf/es/v21n73/4214.pdf Acesso em: 15 Set. 2009.

VASCONCELLOS, Celso dos Santos (2004). Construção do Conhecimento em Sala de Aula. 15.ed. São Paulo: Libertad. (Cadernos Pedagógicos do Libertad)

VYGOTSKY, Lev Semenovich (1991). A Formação social da mente: o desenvolvimento dos processos psicológicos superiores. 4.ed. São Paulo: Martins Fontes.

ZULLATO, Rubia (2007). A Natureza da Aprendizagem Matemática em um Ambiente Online de Formação Continuada de Professores. 2007. Tese (Doutorado em Educação Matemática) - UNESP, Rio Claro.

Downloads

Publicado

15-02-2017

Como Citar

Richit, A. (2017). Formação continuada docente pautada na educação a distância: compreensões na perspectiva da teoria dialética. EaD & Tecnologias Digitais Na Educação, 4(5), 5–24. Recuperado de https://ojs.ufgd.edu.br/ead/article/view/4940

Edição

Seção

Artigos