Formação continuada docente pautada na educação a distância: compreensões na perspectiva da teoria dialética

Autores/as

  • Adriana Richit UFFS

Palabras clave:

Dialética. Formação de Professores. Tecnologias Digitais.

Resumen

O tema do presente ensaio teórico é a formação continuada docente na perspectiva da dialética. Para tanto, aqui é feito um retrospecto do assunto, ressaltando as variações conceituais da dialética em diferentes momentos, nos quais essa visão filosófica manifestou-se, com destaque para alguns de seus representantes. Por meio dessa retrospectiva, buscamos mostrar o devir histórico da própria dialética. Além disso, analisamos pressupostos teóricos da concepção dialética do conhecimento (contradição, totalidade e movimento), focando o contexto da formação e prática docentes, bem como os momentos que caracterizam o processo de apropriação do conhecimento segundo essa teoria (síncrese, análise e síntese), evidenciando a sinergia dessa visão com a formação profissional docente. Por fim, propomos algumas considerações sobre as possibilidades de promover a formação pedagógico-tecnológica em Matemática, sob o viés da dialética, que podem emergir das propostas de qualificação continuada de professores pautadas em EaD.

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Biografía del autor/a

Adriana Richit, UFFS

Doutora em Educação Matemática - UNESP
Professora, nível Adjunto III, da Universidade Federal da Fronteira Sul - UFFS
Campus de Erechim  - Erechim, RSDocente do Programa de Pós-graduação em Educação da UFFS
Coordenadora do Grupo do Estudos e Pesquisa em Educação Matemática e Tecnologias - GEPEM@T
Contato (54) 33217050

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Publicado

2017-02-15

Cómo citar

Richit, A. (2017). Formação continuada docente pautada na educação a distância: compreensões na perspectiva da teoria dialética. EaD & Tecnologias Digitais Na Educação, 4(5), 5–24. Recuperado a partir de https://ojs.ufgd.edu.br/ead/article/view/4940

Número

Sección

Artigos