Os programas da TV Escola e a educação especial: possibilidades de formação contínua de professores do ensino fundamental

Autores

  • Rosangela Vargas Cassola PUC-SP

Palavras-chave:

Educação especial. Formação contínua de professores. TV Escola.

Resumo

Objetivamos identificar a potencialidade de utilização da TV Escola na formação contínua de professores que trabalham com alunos que apresentam necessidades especiais. A coleta de dados ocorreu em duas fases: inicialmente usamos como instrumento um questionário com trinta e quatro questões abertas e fechadas. Em seguida realizamos uma entrevista e procedemos a utilização da Técnica de Grupo Focal em seis encontros presenciais. Os dados revelam que os professores desconhecem os Programas da Série Educação Especial da TV Escola, bem como o conceito de deficiência mental e indicam que é possível usar a TV Escola como meio de formação contínua desde que considerados três aspectos: 1) aspectos organizacionais da escola; 2) questões profissionais de formação docente e 3) políticas de implantação da TV Escola.

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Como Citar

Cassola, R. V. (2013). Os programas da TV Escola e a educação especial: possibilidades de formação contínua de professores do ensino fundamental. EaD & Tecnologias Digitais Na Educação, 1(1), 19–32. Recuperado de https://ojs.ufgd.edu.br/ead/article/view/2652

Edição

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Artigos