Na Educação Inclusiva, o Viés Algorítmico: reconhecimento facial em escolas públicas do Paraná

Autores

Palavras-chave:

Reconhecimento facial. Educação inclusiva. Viés algorítmico.

Resumo

O artigo investiga a relação entre educação inclusiva e a adoção do reconhecimento facial nas escolas públicas do Paraná, evidenciando os riscos dessa tecnologia em um contexto de políticas neoliberais que mercantilizam a educação. A pesquisa, de caráter qualitativo, fundamenta-se em revisão bibliográfica, análise crítica do relatório Reconhecimento Facial nas Escolas Públicas do Paraná (2023) e de documentos oficiais, com foco na problemática dos vieses algorítmicos. O referencial teórico, baseado em Edgar Morin e nos estudos sobre educação inclusiva pela via da complexidade, contribui na discussão ao enfatizar a interdependência entre sujeitos, contextos e saberes .Os resultados apontam que, embora apresentada como solução para eficiência na gestão, a tecnologia ameaça a privacidade, a diversidade e a própria construção de uma educação inclusiva. O estudo conclui que, sem regulamentação, participação comunitária e debates públicos, tais sistemas tendem a reforçar desigualdades e a fragilizar os ideais de equidade no espaço escolar.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Francisco de Paulo D'Avila Júnior, Universidade Federal do Paraná

Doutorando do Programa de Pós-Graduação em Educação (PPGE) da Universidade Federal do Paraná (UFPR), vinculado à linha de pesquisa Linguagem, Corpo e Estética na Educação (LiCorEs). Membro do grupo de pesquisa Labelit Laboratório de Estudos em Educação, Linguagens e Teatralidades (UFPR/CNPq). Mestre em Artes pelo Programa de Pós-Graduação da Escola de Belas Artes da Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG). Especialista em Educação Especial Inclusiva pela Universidade Estadual de Montes Claros (UNIMONTES). Bolsista Capes Proex 2024-2028. 

Downloads

Publicado

15-12-2025

Como Citar

D'Avila Júnior, F. de P. (2025). Na Educação Inclusiva, o Viés Algorítmico: reconhecimento facial em escolas públicas do Paraná. EaD & Tecnologias Digitais Na Educação, 13(20). Recuperado de https://ojs.ufgd.edu.br/ead/article/view/20590

Edição

Seção

Artigos