Artefatos Culturais e Tecnológicos: demandas globais e reflexos na educação
Palavras-chave:
Globalização; Artefatos culturais e tecnológicos; Escola.Resumo
O artigo aborda os impactos das demandas globais provenientes da globalização e do neoliberalismo, com enfoque na educação. Explora a influência dos artefatos culturais e tecnológicos na escola, destacando como essas demandas afetam o uso desses artefatos. A pesquisa baseia-se em uma abordagem qualitativa, fundamentada em revisão bibliográfica, com análises de artigos científicos, dissertações e livros. Os principais conceitos teóricos incluem globalização, neoliberalismo e subjetivação. O estudo revela que as transformações globais alteraram significativamente instituições sociais, mas a escola ainda acompanha essas mudanças de maneira lenta e gradual. Entre as conclusões, destaca-se a necessidade de repensar a emancipação dos sujeitos na educação, com foco na autonomia e pensamento crítico dos alunos, em contraponto à lógica mercadológica e neoliberal que molda os modelos educacionais.
Downloads
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
a. Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Creative Commons Atribuição-NãoComercial-CompartilhaIgual 3.0 Brasil que permitindo o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria do trabalho e publicação inicial nesta revista.
b. Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
c. Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado.
