Artefatos Culturais e Tecnológicos: demandas globais e reflexos na educação

Autores

Palavras-chave:

Globalização; Artefatos culturais e tecnológicos; Escola.

Resumo

O artigo aborda os impactos das demandas globais provenientes da globalização e do neoliberalismo, com enfoque na educação. Explora a influência dos artefatos culturais e tecnológicos na escola, destacando como essas demandas afetam o uso desses artefatos. A pesquisa baseia-se em uma abordagem qualitativa, fundamentada em revisão bibliográfica, com análises de artigos científicos, dissertações e livros. Os principais conceitos teóricos incluem globalização, neoliberalismo e subjetivação. O estudo revela que as transformações globais alteraram significativamente instituições sociais, mas a escola ainda acompanha essas mudanças de maneira lenta e gradual. Entre as conclusões, destaca-se a necessidade de repensar a emancipação dos sujeitos na educação, com foco na autonomia e pensamento crítico dos alunos, em contraponto à lógica mercadológica e neoliberal que molda os modelos educacionais.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Luana dos Santos Nogueira Garcia, Universidade do Estado de Mato Grosso

Mestra em Educação (UNEMAT)

Professora da Educação Básica (SEDUC/MT)

Maritza Maciel Castrillon Maldonado, UNIVERSIDADE DO ESTADO DE MATO GROSSO

Professora da Universidade do Estado de Mato Grosso – UNEMAT, Coordenadora do Programa de
Pós-Graduação em Educação e do Ateliê de Imagem e Educação – AIE/UNEMAT. Pós-Doutora em
Educação pela Universidade do Estado do Rio de Janeiro – PROPed/UERJ, doutora em Educação
pela Universidade Federal Fluminense e Mestre em educação pela Universidade Federal do Rio Grande
do Sul. Atua principalmente nos seguintes temas: Currículo, cinema, infâncias e Educação. E-mail:
maritzacmaldonado@gmail.com

Downloads

Publicado

15-12-2025

Como Citar

Garcia, L. dos S. N., & Maldonado, M. M. C. (2025). Artefatos Culturais e Tecnológicos: demandas globais e reflexos na educação. EaD & Tecnologias Digitais Na Educação, 13(20). Recuperado de https://ojs.ufgd.edu.br/ead/article/view/20558

Edição

Seção

Artigos