A vitória do controle: reflexões de uma experimentação que não aconteceu

Autores/as

  • Albio Fabian Melchioretto Universidade Regional de Blumenau (FURB)
  • Filomena Maria Gonçalves da Silva Cordeiro Moita Universidade Federal da Paraíba (UEPB)

DOI:

https://doi.org/10.30612/eadtde.v7i9.10727

Palabras clave:

Educação. Redes sociais. Rizoma. Filosofia.

Resumen

A presente reflexão é fruto de uma parte da pesquisa de dissertação e buscará refletir a primeira tentativa de vivenciar a aplicação de uma aula de filosofia com uso de redes sociais virtuais em uma escola da rede pública do Estado de Santa Catarina, Brasil. A problemática que envolve a pesquisa é uma análise dos fatos, a partir de uma leitura de Gilles Deleuze e Félix Guattari, a partir da apresentação das características aproximativas do rizoma. Os fatos consentem na análise dos mecanismos de controle que impediram a realização da atividade com os sujeitos previstos. A pesquisa tem por objetivo refletir o exercício de mecanismos de controle que atuam sobre a escola e os escolares. A reflexão é guiada por uma leitura dos pensadores franceses, onde o rizoma é tomado como método guia para a experimentação e para a análise dos resultados. O instrumento de coleta da pesquisa foi a construção de um diário de bordo.

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Biografía del autor/a

Filomena Maria Gonçalves da Silva Cordeiro Moita, Universidade Federal da Paraíba (UEPB)

Pedagoga, especialista em Desenvolvimento Infantil e seus Desvios, Mestra em Educação e doutora em Educação na área de concentração em Educação Comunicação e Cultura pela Universidade Federal da Paraíba, bolsista CAPES fez doutorado sandwich na Universidade de Lisboa. Professora Dra. Associada D com agregação da Universidade Estadual da Paraíba .

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Publicado

2019-12-14

Cómo citar

Melchioretto, A. F., & Moita, F. M. G. da S. C. (2019). A vitória do controle: reflexões de uma experimentação que não aconteceu. EaD & Tecnologias Digitais Na Educação, 7(9), 131–139. https://doi.org/10.30612/eadtde.v7i9.10727

Número

Sección

Artigos