Construção de conteúdos digitais interativos a partir da Teoria das Inteligências Múltiplas de Gardner

Autores/as

  • Raquel Alves Santos

DOI:

https://doi.org/10.30612/eadtde.v5i7.5971

Palabras clave:

Inteligências múltiplas. Aplicações interativas. Hipermídia. Educação a distância.

Resumen

Este artigo apresenta dados de pesquisa aplicada desenvolvida no âmbito do Grupo de Pesquisa Cultura Digital e Educação. Teve como objetivo investigar pressupostos teóricos conceituais para a criação de um modelo conceitual que fundamentou a produção do protótipo de material didático hipermídia. O modelo foi consubstanciado na Teoria das Inteligências Múltiplas (TIM) de Howard Gardner com aplicação interativa para TVDI e potencial para ativar as cinco mentes que serão necessárias aos gestores do futuro. Como resultado, foram produzidos dois materiais: um caderno didático e uma videoaula interativa, a ser utilizados na formação de gestores por meio da educação a distância (EAD). Os resultados finais comprovaram os pressupostos levantados, demonstrando que as aplicações interativas produzidas podem possibilitar aos gestores acionarem suas múltiplas inteligências e buscarem diferentes caminhos para a aprendizagem. A validação do modelo permitiu verificar que a interatividade proporcionada pelo material pode conduzir o aprendente a desenvolver potencialidades para acionar as mentes mais valorizadas no futuro.

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Biografía del autor/a

Raquel Alves Santos

Graduada em Secretariado Executivo. Especialista em Gestão de Pessoas, Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN). Mestre em Gestão de Organizações Aprendentes, Universidade Federal da Paraíba. Diretora de Desenvolvimento de Pessoas, UFRN. Linha de trabalho na área de formação a distância.

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Publicado

2017-12-15

Cómo citar

Santos, R. A. (2017). Construção de conteúdos digitais interativos a partir da Teoria das Inteligências Múltiplas de Gardner. EaD & Tecnologias Digitais Na Educação, 5(7), 05–15. https://doi.org/10.30612/eadtde.v5i7.5971

Número

Sección

Artigos