A formação continuada de professores no interior sul-mato-grossense e o uso das tecnologias digitais de informação e comunicação

Autores/as

  • Angela Hess Gumieiro UFGD

Palabras clave:

Formação continuada. Tecnologias Digitais de Informação e Comunicação.

Resumen

O presente artigo apresenta um estudo realizado sobre as ações de formação continuada de professores no interior sul-mato-grossense, tendo como principal objetivo verificar a forma de inserção das Tecnologias Digitais de Informação e Comunicação nessas ações de formação continuada. Utilizamos uma abordagem qualitativa de pesquisa, com procedimentos metodológicos como a análise de documentos, observação e entrevista semiestruturada. Como resultado, mencionamos que os processos de formação continuada que envolvem as Tecnologias Digitais de Informação e Comunicação ainda apresentam-se como desafios para serem rompidos na rede municipal de ensino pesquisada.

Descargas

Los datos de descargas todavía no están disponibles.

Citas

BALDIN, J. M. Tecnologias no processo ensino‐aprendizagem. 2ª ed. Rio Grande do Sul: UFRGS, 2002.

BARDIN, L. Análise de Conteúdo. Lisboa: Edições 70, 1997.

BARRETO, R. G. et all. As tecnologias da informação e da comunicação na formação de professores. Revista Braileira de Eduação, Abr. vol.11, n.31, p.31‐42, 2006. Disponível em: http://www.scielo.br/scielo.php Acesso em: 26 jun. 2014.

BRITO, G. da S.; PURIFICAÇÃO, I. da. Educação e novas tecnologias: um repensar. Curitiba, PR: IBPEX, 2006.

BOGDAN, R.; Biklen, S. K. Investigação Qualitativa em Educação. Portugal: Porto, 1994.

CANDAU, V. M. F. Formação Continuada de professores: tendências atuais. (1996). In: REALI, A. M. de M. R.; MIZUKAMI, M. da G. N. (Orgs.). Formação de professores: tendências atuais. São Carlos: EDUFSCar, p.139‐152.

DOURADO, Luiz Fernandes. A formação de professores e a base comum nacional: questões e proposições para o debate. Revista Brasileira de Política e Administração da Educação. Brasília, v. 29, n.2, p.367‐388, mai/ago. 2013.

ENRICONE, D. A dimensão pedagógica da prática docente futura. In:______. (org). A docência na educação superior‐ sete olhares. Porto Alegre: Evangraf, 2006.

GARCÍA, C. M. A. Formação de professores: novas perspectivas baseadas na investigação sobre o pensamento do professor. (1995). In: NÓVOA, A. (Coord.) Os professores e a sua formação. Lisboa: Dom Quixote, p 51‐76.

LIBÂNEO, J. C. Organização e Gestão da escola: teoria e prática. 5. ed. São Paulo: Alternativa, 2004.

MELLO, E. de F. F. de; TEIXEIRA, A. C.. (2011). A interação social descrita por Vigotski e a sua possível ligação com a aprendizagem colaborativa através das tecnologias em rede. Anais do XXII SBIE ‐ XVII WIE. Disponível em: http://www.br‐ie.org/pub/index.php/wie/article/view/1988/1747. Acesso em 16 jul. 2014.

MERCADO, L. P. L. Formação continuada de professores e novas tecnologias. Maceió. EDUFAL,1999.

MORAN, J. M. Como utilizar a internet na educação. Ciência da informação, Brasília, v. 26, n. 2, p. 146‐153, maio/ago. 1997.

NÓVOA, A. Formação de professores e profissão docente. In: Nóvoa, A. (Coord.). Os professores e sua formação. 2. ed. Lisboa: Dom Quixote, 1995.

SZYMANSKI, H. (Org). A entrevista na pesquisa em educação: a prática reflexiva. Brasília: Plano, 2004.

SOFFA, M. M.; Torres, P.L. O processo ensino‐aprendizagem mediado pelas tecnologias da informação e comunicação na formação de professores on‐line. IX Congresso Nacional de Educação. Disponível em:

http://www.pucpr.br/eventos/educere/educere2009/anais/pdf/3285_1440.pdf. Acesso: 21 mar. 2014.

SAMPAIO, M.N; Leite, L.S. Alfabetização tecnológica do professor. 5. ed. Petrópolis: Vozes,1996.

VALENTE, J. Armando. Computadores e conhecimento: repensando educação. Campinas, SP: UNICAMP/NIED, 1998.

Publicado

2014-11-06

Cómo citar

Gumieiro, A. H. (2014). A formação continuada de professores no interior sul-mato-grossense e o uso das tecnologias digitais de informação e comunicação. EaD & Tecnologias Digitais Na Educação, 2(3), 72–80. Recuperado a partir de https://ojs.ufgd.edu.br/ead/article/view/3664

Número

Sección

Artigos