A mediação das práticas educativas através da tecnologia na educação à distância
Palabras clave:
EaD. Mediação pedagógica. Tutoria.Resumen
A educação à distância denota mudanças que imprimem novas possibilidades de se adquirir conhecimento, com professores e alunos conectados em rede em diferentes espaços. O tutor exerce papel fundamental no processo de ensino e aprendizagem e no acompanhamento das atividades dos alunos, tornando-se um orientador de aprendizagem através do Ambiente Virtual de Aprendizagem (AVA). Assim, este estudo objetiva conhecer e discutir a prática educativa dos tutores que atuam nos cursos de EaD e como é feita a mediação pedagógica através do (AVA). O estudo de abordagem qualitativa contou com a participação de três tutores vinculados a uma instituição de ensino superior do interior do RS realizado através de três encontros focais realizados no mês de setembro de 2013, com intervalo de sete dias entre os encontros. Conclui-se que os tutores reconhecem que as atividades da tutoria configuram uma prática educativa mediada pela tecnologia.Descargas
Citas
ANDRADE, E. M. de. As práticas pedagógicas do tutor na educação a distância. Anais do IX Seminário Pedagogia em Debate e IV Colóquio nacional de Formação de Professores. Curitiba: Universidade Tuiuti do Paraná, 2009.
BARDIN, L. Análise de Conteúdo. Lisboa, Portugal; 70 ed., 1977.
BELLONI, M. L. Educação a Distância. 5ª Ed. Campinas, Autores Associados, 2009.
CECHINEL, J. C. Manual do Tutor. Florianópolis: Udesc, 2000.
FREIRE, P. Educação como prática de liberdade. Rio de Janeiro, Paz e Terra, 2010.
_____. Pedagogia do Oprimido. Rio de Janeiro, Paz e Terra, 2005.
KENSKI, V. M.. Novas tecnologias ‐ O redimensionamento do espaço e do tempo e os impactos no trabalho docente. In: Revista Brasileira de Educação. Rio de Janeiro, n. 8, mai‐ ago 1998. p. 58‐71.
LITWIN, E. (Org.). Educação à Distância: temas para debate de uma nova agenda educativa. Porto Alegre: Artmed, 2001.
MADRUGA, R. Histórico da ead. 2009. Disponível em:
http://www.slideshare.net/rosilemadruga/ead‐1408003. Acessado em: 10. Mai. 2011.
MANARA, A. S. A Importância das Tecnologias no Processo de Ensino e Aprendizagem na Educação a Distância. In: Revista Educação e Cidadania. São Paulo, v. 10, n 01, p. 37‐ 45, Átomo, 2011.
MARTINS, O. B. A educação superior a distância e a democratização do saber. Petrópolis: Vozes, 1991.
MATTAR, J. Tutoria e interação em educação à distância. São Paulo: Cengage Learning, 2012.
MORAES, M. de; VIEIRA, E. M. F. Introdução a EaD. 2. ed. Florianópolis: Departamento de Ciências Contábeis/UFSC, 2009.
MORAN, J. M. A educação que desejamos: novos desafios e como chegar lá. Campinas, SP: Papirus, 2007.
MORAN, J. M. A escola do amanhã: desafio do presente – educação, meios de comunicação e conhecimento. Tecnologia Educacional. Rio de Janeiro, v. 22, nº 113/114, jul./out. 1993.
NETTO, C. Interatividade em ambientes virtuais de aprendizagem. In: FARIA, E. T. Educação presencial e virtual: espaços complementares essenciais na escola e na empresa: Porto Alegre: EDIPUCRS, 2006.
PALLOF, R. M. & PRATT, K. O aluno virtual: um guia para trabalhar com estudantes on‐line. Porto Alegre: Artmed, 2004.
PIVA JR. EAD na prática: planejamentos, métodos e ambientes. Rio de janeiro: Elsevier, 2011.
PRETI, O. Educação a Distância: sobre discursos e práticas. Brasília: Liber Livro Editora, 2005.
SANCHO, M. J. Tecnologias para transformar a educação. Porto Alegre: Artmed, 2006.
SOEK, A. M.; HARACEMIV, S. M. C. O professor/tutor e as relações de ensino e aprendizagem na educação a distância. In: Revista Brasileira de Aprendizagem Aberta e a Distância. São Paulo, v. 7, n. 1, 2008. p 1‐11. Disponível em: http://www.aedi.ufpa.br/v4/arquivos/20090505112703.PDF. Acessado em: 27. Abr. 2009.
SOMMER, L. H. Formação inicial de professores distância: questões para debate. In: Revista Em Aberto. v. 23, n. 84, p. 17‐30, nov. 2010. Disponível em: http://emaberto.inep.gov.br/index.php/emaberto/article/viewFile/1787/1351. Acessado em: 23. Mar. 2013.
Descargas
Publicado
Cómo citar
Número
Sección
Licencia
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
a. Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Creative Commons Atribuição-NãoComercial-CompartilhaIgual 3.0 Brasil que permitindo o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria do trabalho e publicação inicial nesta revista.
b. Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
c. Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado.