A mediação das práticas educativas através da tecnologia na educação à distância
Keywords:
EaD. Pedagogical mediation. Tutoring.Abstract
The distance education print new possibilities of acquiring knowledge with teachers and students networked in different spaces. The tutor plays a fundamental role in this process and in monitoring the activities of students, through the Virtual Learning Environment (VLE). Thus, this study aimed to eval‐ uate and discuss the educational practice of tutors who work in DL courses and how the mediation is done. Participated in the qualitative study of three tutors linked to an institution of higher learning in the state of Rio Grande do Sul con‐ ducted in three focus meetings held in September 2013 , with an interval of seven days between meetings . We conclude that tutors recognize that mentor‐ ing activities constitute an educational practice mediated by technology.Downloads
References
ANDRADE, E. M. de. As práticas pedagógicas do tutor na educação a distância. Anais do IX Seminário Pedagogia em Debate e IV Colóquio nacional de Formação de Professores. Curitiba: Universidade Tuiuti do Paraná, 2009.
BARDIN, L. Análise de Conteúdo. Lisboa, Portugal; 70 ed., 1977.
BELLONI, M. L. Educação a Distância. 5ª Ed. Campinas, Autores Associados, 2009.
CECHINEL, J. C. Manual do Tutor. Florianópolis: Udesc, 2000.
FREIRE, P. Educação como prática de liberdade. Rio de Janeiro, Paz e Terra, 2010.
_____. Pedagogia do Oprimido. Rio de Janeiro, Paz e Terra, 2005.
KENSKI, V. M.. Novas tecnologias ‐ O redimensionamento do espaço e do tempo e os impactos no trabalho docente. In: Revista Brasileira de Educação. Rio de Janeiro, n. 8, mai‐ ago 1998. p. 58‐71.
LITWIN, E. (Org.). Educação à Distância: temas para debate de uma nova agenda educativa. Porto Alegre: Artmed, 2001.
MADRUGA, R. Histórico da ead. 2009. Disponível em:
http://www.slideshare.net/rosilemadruga/ead‐1408003. Acessado em: 10. Mai. 2011.
MANARA, A. S. A Importância das Tecnologias no Processo de Ensino e Aprendizagem na Educação a Distância. In: Revista Educação e Cidadania. São Paulo, v. 10, n 01, p. 37‐ 45, Átomo, 2011.
MARTINS, O. B. A educação superior a distância e a democratização do saber. Petrópolis: Vozes, 1991.
MATTAR, J. Tutoria e interação em educação à distância. São Paulo: Cengage Learning, 2012.
MORAES, M. de; VIEIRA, E. M. F. Introdução a EaD. 2. ed. Florianópolis: Departamento de Ciências Contábeis/UFSC, 2009.
MORAN, J. M. A educação que desejamos: novos desafios e como chegar lá. Campinas, SP: Papirus, 2007.
MORAN, J. M. A escola do amanhã: desafio do presente – educação, meios de comunicação e conhecimento. Tecnologia Educacional. Rio de Janeiro, v. 22, nº 113/114, jul./out. 1993.
NETTO, C. Interatividade em ambientes virtuais de aprendizagem. In: FARIA, E. T. Educação presencial e virtual: espaços complementares essenciais na escola e na empresa: Porto Alegre: EDIPUCRS, 2006.
PALLOF, R. M. & PRATT, K. O aluno virtual: um guia para trabalhar com estudantes on‐line. Porto Alegre: Artmed, 2004.
PIVA JR. EAD na prática: planejamentos, métodos e ambientes. Rio de janeiro: Elsevier, 2011.
PRETI, O. Educação a Distância: sobre discursos e práticas. Brasília: Liber Livro Editora, 2005.
SANCHO, M. J. Tecnologias para transformar a educação. Porto Alegre: Artmed, 2006.
SOEK, A. M.; HARACEMIV, S. M. C. O professor/tutor e as relações de ensino e aprendizagem na educação a distância. In: Revista Brasileira de Aprendizagem Aberta e a Distância. São Paulo, v. 7, n. 1, 2008. p 1‐11. Disponível em: http://www.aedi.ufpa.br/v4/arquivos/20090505112703.PDF. Acessado em: 27. Abr. 2009.
SOMMER, L. H. Formação inicial de professores distância: questões para debate. In: Revista Em Aberto. v. 23, n. 84, p. 17‐30, nov. 2010. Disponível em: http://emaberto.inep.gov.br/index.php/emaberto/article/viewFile/1787/1351. Acessado em: 23. Mar. 2013.
Downloads
Published
How to Cite
Issue
Section
License
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
a. Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Creative Commons Atribuição-NãoComercial-CompartilhaIgual 3.0 Brasil que permitindo o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria do trabalho e publicação inicial nesta revista.
b. Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
c. Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado.