Conceitos tecnológicos voltados a educação: as novas formas de aprender
Palabras clave:
Rádio Web. PodCast. e‐Learning. MOOC. m‐Learning. Aplicativos educacionais.Resumen
Esta pesquisa propôs como tema de estudo a inclusão dos novos conceitos tecnológicos voltados à educação, as novas formas de aprender e ensinar. O intuito deste trabalho foi o de verificar como a tecnologia esta inclusa no meio educacional, tecendo um paralelo entre seu conceito e sua aplicação. Para seu desenvolvimento foi feita uma revisão bibliográfica acerca de e-Learning, MOOC, Rádio Web, PodCast, m-Learning e aplicativos educacionais.. A metodologia adotada na pesquisa é exploratória, com a finalidade de promover maior familiaridade com o tema, tendo abordagem quantitativa. O trabalho teve como conclusão que a inclusão das tecnologias na educação não pode ser considerada como algo inovador, e sim uma adequação ao novo estilo de vida, no qual, a tecnologia tem como objetivo sanar necessidades dos novos tempos.Descargas
Citas
BUFARAH Jr, A. Rádio e Internet: desafios e possibilidades. In: XXVII Congresso Brasileiro de Ciências da Comunicação, Porto Alegre, RS. 2003.
BOTTENTUIT, João Batista Jr. Podcast em educação: um contributo para o estado da arte. Instituto de Educação e Psicologia da Universidade do Minho – UMINHO, Braga, Portugal, 2007.
__________. Uso da Ferramenta Podcast e da Metodologia Webquest na Educação a Distância. Revista EducaOnline, Volume 7, Nº 3, Setembro/Dezembro, 2013.
__________. M‐Learning e Webquests: as novas tecnologias como recursos pedagógicos. Educação & Tecnologia, v.12, 2006.
CARVALHO, Paula M. Rádio na Internet: Um espaço de Experimentação, Educação e Comunicação. In: XXX Congresso Brasileiro de Ciências da
Comunicação, Santos, 2007.
GOMES, Maria João. Gerações de Inovação Tecnológica no Ensino a Distância. Revista Portuguesa de Educação, Braga, 2003.
ITZKOVITCH, Avi. Interactive eBook apps: The Reinvention of Reading and Interactivity. College for Creative Studies Graduate Programs‐UX Magazine, 2012.
LIMA, Jorge R. & CAPITÃO, Zélia. e‐Learning e‐Conteúdos: Aplicações das teorias tradicionais e modernas de ensino e aprendizagem à organização de e‐cursos. Centro Atlântico Ltda., Portugal, 2003.
LITTO, Frederic M. Educação a Distância: o estado da arte. São Paulo, SP: Person Education do Brasil, 2009.
MATTAR, João. Aprendizagem em ambientes virtuais: teorias, conectivismo e MOOCs. Teccogs. nº 7, p 156. Jan – Jun, 2013.
CRUZ, Maria. Educação na Grécia Antiga. Educação Pública. ISSN: 1984‐6290. CECIERJ, 2007.
MESQUITA, Isabel Chaves Araújo. A evolução gráfica do livro e o surgimento dos e‐books. In: X Congresso de Ciências da Comunicação na Região Nordeste – São Luis, MA – 12 a 14 de junho de 2008.
MORAN, José. Novas tecnologias já estão mudando radicalmente o ambiente escolar. Globo educação. Globo Comunicações e Participações S.A, 2013.
SANCHO, Juana María. Tecnologias para transformar a educação; tradução Valério Campos. Porto Alegre, RS: Artmed, 2006.
SIEMENS, George. Connectivism: Learning Theory or Pastime of the Self‐Amused? Elearspace, 2008.
TEIXEIRA, Marcelo M. & SILVA, Bento D. Rádio Web & Podcast: Conceitos e Aplicações no Ciberespaço Educativo. In: ICONO 14 – Nº 4, Madri, 2010.
TEDESCO, Juan Carlos. Educação e Novas Tecnologias: esperanças ou incerteza? – Tradução de Claudia Berliner, Silvana Cobucci Leite – São Paulo: Cote; Buenos Aires: Instituto Intenacional de Planejamento de la Educacion; Brasilia: UNESCO, 2004.
UNIVERSIA, Portugal. Infográfico: os desafios dos MOOCs. Universia Portugal, 2014.
Descargas
Publicado
Cómo citar
Número
Sección
Licencia
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
a. Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Creative Commons Atribuição-NãoComercial-CompartilhaIgual 3.0 Brasil que permitindo o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria do trabalho e publicação inicial nesta revista.
b. Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
c. Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado.