Conceitos tecnológicos voltados a educação: as novas formas de aprender
Keywords:
Rádio Web. PodCast. e‐Learning. MOOC. m‐Learning. Aplicativos educacionais.Abstract
This research proposed as study subject inclusion of new technologi‐ cal concepts aimed at education, new ways of learning and teaching. The pur‐ pose of this study was to verify how the technology is included in the educa‐ tional environment, weaving a parallel between his concept and its application. For its development on a literature review of Rádio Web, PodCast, e‐Learning, MOOC, m‐Learning and educational applications was taken. The methodology adopted in the research is exploratory, aiming to promote greater familiarity with the subject, having approach quantitative. The work was concluded that the inclusion of technology in education cannot be regarded as something inno‐ vative, but an adaptation to the new lifestyle, in which, the technology aims to address the needs of the new times.Downloads
References
BUFARAH Jr, A. Rádio e Internet: desafios e possibilidades. In: XXVII Congresso Brasileiro de Ciências da Comunicação, Porto Alegre, RS. 2003.
BOTTENTUIT, João Batista Jr. Podcast em educação: um contributo para o estado da arte. Instituto de Educação e Psicologia da Universidade do Minho – UMINHO, Braga, Portugal, 2007.
__________. Uso da Ferramenta Podcast e da Metodologia Webquest na Educação a Distância. Revista EducaOnline, Volume 7, Nº 3, Setembro/Dezembro, 2013.
__________. M‐Learning e Webquests: as novas tecnologias como recursos pedagógicos. Educação & Tecnologia, v.12, 2006.
CARVALHO, Paula M. Rádio na Internet: Um espaço de Experimentação, Educação e Comunicação. In: XXX Congresso Brasileiro de Ciências da
Comunicação, Santos, 2007.
GOMES, Maria João. Gerações de Inovação Tecnológica no Ensino a Distância. Revista Portuguesa de Educação, Braga, 2003.
ITZKOVITCH, Avi. Interactive eBook apps: The Reinvention of Reading and Interactivity. College for Creative Studies Graduate Programs‐UX Magazine, 2012.
LIMA, Jorge R. & CAPITÃO, Zélia. e‐Learning e‐Conteúdos: Aplicações das teorias tradicionais e modernas de ensino e aprendizagem à organização de e‐cursos. Centro Atlântico Ltda., Portugal, 2003.
LITTO, Frederic M. Educação a Distância: o estado da arte. São Paulo, SP: Person Education do Brasil, 2009.
MATTAR, João. Aprendizagem em ambientes virtuais: teorias, conectivismo e MOOCs. Teccogs. nº 7, p 156. Jan – Jun, 2013.
CRUZ, Maria. Educação na Grécia Antiga. Educação Pública. ISSN: 1984‐6290. CECIERJ, 2007.
MESQUITA, Isabel Chaves Araújo. A evolução gráfica do livro e o surgimento dos e‐books. In: X Congresso de Ciências da Comunicação na Região Nordeste – São Luis, MA – 12 a 14 de junho de 2008.
MORAN, José. Novas tecnologias já estão mudando radicalmente o ambiente escolar. Globo educação. Globo Comunicações e Participações S.A, 2013.
SANCHO, Juana María. Tecnologias para transformar a educação; tradução Valério Campos. Porto Alegre, RS: Artmed, 2006.
SIEMENS, George. Connectivism: Learning Theory or Pastime of the Self‐Amused? Elearspace, 2008.
TEIXEIRA, Marcelo M. & SILVA, Bento D. Rádio Web & Podcast: Conceitos e Aplicações no Ciberespaço Educativo. In: ICONO 14 – Nº 4, Madri, 2010.
TEDESCO, Juan Carlos. Educação e Novas Tecnologias: esperanças ou incerteza? – Tradução de Claudia Berliner, Silvana Cobucci Leite – São Paulo: Cote; Buenos Aires: Instituto Intenacional de Planejamento de la Educacion; Brasilia: UNESCO, 2004.
UNIVERSIA, Portugal. Infográfico: os desafios dos MOOCs. Universia Portugal, 2014.
Downloads
Published
How to Cite
Issue
Section
License
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
a. Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Creative Commons Atribuição-NãoComercial-CompartilhaIgual 3.0 Brasil que permitindo o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria do trabalho e publicação inicial nesta revista.
b. Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
c. Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado.