Conceitos tecnológicos voltados a educação: as novas formas de aprender

Authors

  • Jean Roque Santos Lezme Unicesumar - Centro Univeristário Cesumar
  • Isabela Isabela Quaglia Unicesumar

Keywords:

Rádio Web. PodCast. e‐Learning. MOOC. m‐Learning. Aplicativos educacionais.  

Abstract

This research proposed as study subject inclusion of new technologi‐ cal concepts aimed at education, new ways of learning and teaching. The pur‐ pose of this study was to verify how the technology is included in the educa‐ tional environment, weaving a parallel between his concept and its application. For its development on a literature review of Rádio Web, PodCast, e‐Learning, MOOC, m‐Learning and educational applications was taken. The methodology adopted in the research is exploratory, aiming to promote greater familiarity with the subject, having approach quantitative. The work was concluded that the inclusion of technology in education cannot be regarded as something inno‐ vative, but an adaptation to the new lifestyle, in which, the technology aims to address the needs of the new times.

Downloads

Download data is not yet available.

Author Biographies

Jean Roque Santos Lezme, Unicesumar - Centro Univeristário Cesumar

Garduado em Administração, aluno do Programa de Pós-graduação em EAD e as Tecnologias Educacionais e  Engenharia de Produção da Unicesumar Centro Univeristário Cesumar. Atua como Professor de Graduação e como Tutor Online nos cursos de Graduação da Unicesumar.

Isabela Isabela Quaglia, Unicesumar

Mestre em Promoção da Saúde - (linha de pesquisa em Educação e Tecnologias na Promoção da Saúde), Especialista em Educação a Distância e as Tecnologias Educacionais, Graduada em Pedagogia com Bacharelado em Gestão Escolar e Coordenação Pedagógica; Licenciatura em Educação Infantil - anos iniciais do Ensino Fundamental e Disciplinas Pedagógicas do Ensino Médio pela UniCesumar - Centro Universitário Cesumar. Participa do grupo de pesquisa do CNPq Formação Docente (GPFD) e Comunicação no ambiente digital (COMAMDI) e é membro da Associação Brasileira de Educação a Distância (ABED). Atualmente é Assessora de Coordenação de Ensino de Graduação, Professora Orientadora e Professora Avaliadora dos Cursos de Pós-graduação em Educação do Núcleo de Educação a Distância (NEAD) da UniCesumar - Centro Universitário Cesumar e Tutora Orientadora de Trabalhos de Conclusão de Curso (TCC) no Curso de Pedagogia (modalidade a distância) da Universidade Estadual de Maringá (UEM)Mestre em Promoção da Saúde - (linha de pesquisa em Educação e Tecnologias na Promoção da Saúde), Especialista em Educação a Distância e as Tecnologias Educacionais, Graduada em Pedagogia com Bacharelado em Gestão Escolar e Coordenação Pedagógica; Licenciatura em Educação Infantil - anos iniciais do Ensino Fundamental e Disciplinas Pedagógicas do Ensino Médio pela UniCesumar - Centro Universitário Cesumar. Participa do grupo de pesquisa do CNPq Formação Docente (GPFD) e Comunicação no ambiente digital (COMAMDI) e é membro da Associação Brasileira de Educação a Distância (ABED). Atualmente é Assessora de Coordenação de Ensino de Graduação, Professora Orientadora e Professora Avaliadora dos Cursos de Pós-graduação em Educação do Núcleo de Educação a Distância (NEAD) da UniCesumar - Centro Universitário Cesumar e Tutora Orientadora de Trabalhos de Conclusão de Curso (TCC) no Curso de Pedagogia (modalidade a distância) da Universidade Estadual de Maringá (UEM)

References

BUFARAH Jr, A. Rádio e Internet: desafios e possibilidades. In: XXVII Congresso Brasileiro de Ciências da Comunicação, Porto Alegre, RS. 2003.

BOTTENTUIT, João Batista Jr. Podcast em educação: um contributo para o estado da arte. Instituto de Educação e Psicologia da Universidade do Minho – UMINHO, Braga, Portugal, 2007.

__________. Uso da Ferramenta Podcast e da Metodologia Webquest na Educação a Distância. Revista EducaOnline, Volume 7, Nº 3, Setembro/Dezembro, 2013.

__________. M‐Learning e Webquests: as novas tecnologias como recursos pedagógicos. Educação & Tecnologia, v.12, 2006.

CARVALHO, Paula M. Rádio na Internet: Um espaço de Experimentação, Educação e Comunicação. In: XXX Congresso Brasileiro de Ciências da

Comunicação, Santos, 2007.

GOMES, Maria João. Gerações de Inovação Tecnológica no Ensino a Distância. Revista Portuguesa de Educação, Braga, 2003.

ITZKOVITCH, Avi. Interactive eBook apps: The Reinvention of Reading and Interactivity. College for Creative Studies Graduate Programs‐UX Magazine, 2012.

LIMA, Jorge R. & CAPITÃO, Zélia. e‐Learning e‐Conteúdos: Aplicações das teorias tradicionais e modernas de ensino e aprendizagem à organização de e‐cursos. Centro Atlântico Ltda., Portugal, 2003.

LITTO, Frederic M. Educação a Distância: o estado da arte. São Paulo, SP: Person Education do Brasil, 2009.

MATTAR, João. Aprendizagem em ambientes virtuais: teorias, conectivismo e MOOCs. Teccogs. nº 7, p 156. Jan – Jun, 2013.

CRUZ, Maria. Educação na Grécia Antiga. Educação Pública. ISSN: 1984‐6290. CECIERJ, 2007.

MESQUITA, Isabel Chaves Araújo. A evolução gráfica do livro e o surgimento dos e‐books. In: X Congresso de Ciências da Comunicação na Região Nordeste – São Luis, MA – 12 a 14 de junho de 2008.

MORAN, José. Novas tecnologias já estão mudando radicalmente o ambiente escolar. Globo educação. Globo Comunicações e Participações S.A, 2013.

SANCHO, Juana María. Tecnologias para transformar a educação; tradução Valério Campos. Porto Alegre, RS: Artmed, 2006.

SIEMENS, George. Connectivism: Learning Theory or Pastime of the Self‐Amused? Elearspace, 2008.

TEIXEIRA, Marcelo M. & SILVA, Bento D. Rádio Web & Podcast: Conceitos e Aplicações no Ciberespaço Educativo. In: ICONO 14 – Nº 4, Madri, 2010.

TEDESCO, Juan Carlos. Educação e Novas Tecnologias: esperanças ou incerteza? – Tradução de Claudia Berliner, Silvana Cobucci Leite – São Paulo: Cote; Buenos Aires: Instituto Intenacional de Planejamento de la Educacion; Brasilia: UNESCO, 2004.

UNIVERSIA, Portugal. Infográfico: os desafios dos MOOCs. Universia Portugal, 2014.

Published

2014-11-06

How to Cite

Lezme, J. R. S., & Quaglia, I. I. (2014). Conceitos tecnológicos voltados a educação: as novas formas de aprender. EaD & Tecnologias Digitais Na Educação, 2(3), 59–71. Retrieved from https://ojs.ufgd.edu.br/ead/article/view/3273

Issue

Section

Artigos