Conhecendo as estratégias de aprendizagem adotadas pelos alunos dos cursos de graduação modalidade EaD: reflexões iniciais

Autores/as

  • Suselei Aparecida Bedin Affonso Anhanguera Educacional
  • Ligiane Raimundo Gomes UniABC

Palabras clave:

Educação a Distância. Estratégias de aprendizagem. Aprendizagem colaborativa.

Resumen

A expansão dos cursos de graduação na modalidade da Educação a Distância (EaD) tem promovido novos tipos de interação para a aprendizagem. Considerando uma perspectiva educativa colaborativa, fundamentada na participação e autonomia dos estudantes, o presente trabalho teve o objetivo de investigar as estratégias de aprendizagem utilizadas por alunos de cursos de graduação a distância. Para isso, foi elaborada uma Escala de Percepção Discente do EAD (EPD-EaD), contendo 124 perguntas que investigavam as percepções e o envolvimento dos alunos com essa modalidade. Dentro da referida escala, 48 perguntas possibilitaram a análise de estratégias cognitivas e metacognitivas utilizadas pelos alunos da EaD. Os dados apontam que nem todos os alunos se utilizam de estratégias cognitivas mais complexas e indicam a importância de um trabalho que favoreça a construção de estratégias de aprendizagem adequadas a essa modalidade, para possibilitar melhor desempenho dos estudantes.

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Publicado

2014-05-26

Cómo citar

Affonso, S. A. B., & Gomes, L. R. (2014). Conhecendo as estratégias de aprendizagem adotadas pelos alunos dos cursos de graduação modalidade EaD: reflexões iniciais. EaD & Tecnologias Digitais Na Educação, 1(2), 22–31. Recuperado a partir de https://ojs.ufgd.edu.br/ead/article/view/3257

Número

Sección

Artigos