Ações pedagógicas no curso de Licenciatura em Computação da EaD da UFGD: um relato de experiência
Resumen
Este trabalho apresenta um relato da experiência realizada durante o período letivo da disciplina Introdução à Computação (IC) do curso de Licenciatura em Informática da Universidade Federal da Grande Dourados (UFGD). Pretende-se descrever o aproveitamento e a evasão dos acadêmicos na disciplina; mostrar as dificuldades, os êxitos, e as superações encontradas pela equipe de profissionais da EaD da UFGD, adquiridos ao longo desta experiência. O texto está organizado em cinco seções, incluindo esta a introdução. A seção 2 apresenta a proposta metodológica do relato de experiência. Na seção 3, são apontadas as motivações que originaram a pesquisa e as dificuldades encontradas em EaD. Na seção 4, é narrada a experiência propriamente dita da equipe de professores tutores e professor formador. Finalmente, na seção 5, são apontadas as conclusões deste trabalho e as perspectivas de trabalhos futuros.Descargas
Citas
GIL, A. C. Como elaborar projetos de pesquisa? 5. ed. São Paulo: Atlas, 2010. 200 p.
LOBO NETO, F. J. S. Educação a Distância: Regulamentação, Condições de Êxito e Perspectivas. UNESP, 1998. Disponível em: http://www.feg.unesp.br/~saad/zip/RegulamentacaodaEduca-caoaDistancia_lobo.htm. Acesso em 25 nov. 2011.
REDE GLOBO DE TELEVISÃO. Reportagem do Jornal Nacional Sobre Educação a Distância. 2009. Disponível em: http://www.youtube.com/watch?v=Ht12QJKuNuw&featu-re=BFa&list=PL77E148684A794D00&lf=results_video.
Acesso em 24 nov. 2011.
SARAIVA, Terezinha. Educação a Distância no Brasil: lições da história. Em Aberto, vol. 16, n.70, 1996. Disponível em: http://www.rbep.inep.gov.br/ index.php/emaberto/article/view-File/1048/950. Acesso em: 25 nov. 2011.
SARTORI, A. S. Educação a Distância: novas práticas pedagógicas e as tecnologias da informação e da comunicação. Linhas, vol. 3, n. 2, 2002. Disponível em: http//www.periodicos.udesc.br/index.php/linhas/article/viewFile/1192/1007. Acesso em: 25 nov. 2011.
SCHÖN, Donald A. Formar professores como profissionais reflexivos. In: NÓVOA, António (Coord.). Os professores e sua formação. Lisboa: Dom Quixote, 1992.
SOARES, A. A.; BARVINSKI, C. A.; ROCHA E. M.; BOTERO E. R. Tendências Contemporâneas e Tecnologias da Informação e Comunicação (TICs) em EaD. Disponível em: http://portalead.ufgd.edu.br. Acesso em: 18 nov. 2011.
Descargas
Publicado
Cómo citar
Número
Sección
Licencia
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
a. Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Creative Commons Atribuição-NãoComercial-CompartilhaIgual 3.0 Brasil que permitindo o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria do trabalho e publicação inicial nesta revista.
b. Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
c. Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado.