Internacionalização das Políticas de Educação Especial: o caso de três países lusófonos

Autores/as

Palabras clave:

Educação Especial, Política Educacional, Produção Científica

Resumen

As pesquisas que envolvem sistemas de ensino internacionais podem trazer elementos para análise e resolução de inúmeros problemas de pesquisa em relação aos mais variados objetos de estudo. No caso em tela, Brasil, Moçambique e Portugal possuem diversos acordos de cooperação nas mais diferentes esferas e para melhor aprofundamento e a internacionalização das políticas de Educação Especial. O trabalho teve como objetivo analisar as políticas de Educação Especial de três países lusófonos, por meio de uma revisão sistemática realizada, de forma preliminar, a partir das políticas de Educação Especial, na qual foram utilizados alguns descritores para a busca da produção científica nacional, considerando o período compreendido entre 2008 e 2022. Os resultados permitiram verificar a internacionalização das políticas de Educação Especial no cenário da produção científica, e permitindo visualizar a interlocução entre elas, buscando contribuir com o avanço da área.

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Biografía del autor/a

Samuel Vinente , IFSP

Docente do IFSP

Márcia Duarte Galvani , UFSCar

Docente da UFSCar

Publicado

2025-04-21

Cómo citar

Vinente , S., & Duarte Galvani , M. (2025). Internacionalização das Políticas de Educação Especial: o caso de três países lusófonos. EaD & Tecnologias Digitais Na Educação, 13(18), 162–173. Recuperado a partir de https://ojs.ufgd.edu.br/ead/article/view/20046

Número

Sección

Artigos