Educação Superior a Distância: uma análise comparativa entre Brasil, Portugal e Reino Unido

Autores/as

DOI:

https://doi.org/10.30612/eadtde.v12i17.19543

Palabras clave:

Universidade Aberta, Estrutura Organizacional, Exercício Pedagógico, Acesso à Educação Superior

Resumen

Este artigo compara a Universidade Aberta do Brasil (UAB), a Universidade Aberta de Portugal (UAb) e a Open University do Reino Unido (OUUK), com foco em estrutura organizacional, exercício pedagógico e acesso à educação superior. O estudo utiliza pesquisa bibliográfica e documental para analisar essas instituições, destacando semelhanças e diferenças nos modelos de ensino a distância. Resultados indicam que, apesar do uso comum de tecnologias e da flexibilidade, cada instituição adapta-se a contextos específicos. Enquanto UAb e OUUK priorizam acessibilidade, a UAB expande o ensino para áreas remotas, com atividades presenciais obrigatórias. A OUUK, ao cobrar mensalidades, contrasta com a gratuidade da UAB e UAb. Nas conclusões, sugere-se que as diferenças são moldadas por contextos socioeconômicos, filosofias de inclusão e modelos de financiamento.

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Biografía del autor/a

Julia Cervo , UFMS

MESTRANDA UFMS

Jerônimo Siqueira Tybusch , UFMS

DOCENTE DA UFMS

Publicado

2025-01-27 — Actualizado el 2024-12-27

Cómo citar

Cervo , J., & Siqueira Tybusch , J. (2024). Educação Superior a Distância: uma análise comparativa entre Brasil, Portugal e Reino Unido. EaD & Tecnologias Digitais Na Educação, 12(17), 146–157. https://doi.org/10.30612/eadtde.v12i17.19543

Número

Sección

Artigos