Desafios e Perspectivas da Pedagogia Crítica na Era Digital: uma reconfiguração freiriana do papel docente

Autores/as

DOI:

https://doi.org/10.30612/eadtde.v12i17.19536

Palabras clave:

Pedagogia crítica, Tecnologia educacional, Formação docente

Resumen

Este trabalho investiga o impacto das tecnologias na prática docente e a reconfiguração do papel do professor na era digital. Com abordagem qualitativa e exploratória, analisa como os princípios da pedagogia crítica de Paulo Freire podem ser integrados ao ambiente digital, preservando o desenvolvimento crítico e autônomo dos alunos. Além de Paulo Freire a análise inclui autores como António Nóvoa, Zygmunt Bauman e Byung-Chul Han. Ressalta-se a necessidade de novas competências docentes, como a alfabetização digital e adaptação de conteúdos, enfrentando desafios éticos. Conclui-se que a integração tecnológica deve ser realizada de forma crítica e reflexiva, preservando a autonomia e o pensamento crítico tanto de estudantes quanto de docentes, enquanto se enfrenta a precarização do trabalho docente e as pressões do contexto digital.

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Biografía del autor/a

Fladimir Pinheiro Porto , IFRS

IFRS

Josiane Carolina Soares Ramos Procasko , IFRS

IFRS

Publicado

2025-01-27 — Actualizado el 2024-12-27

Cómo citar

Pinheiro Porto , F., & Soares Ramos Procasko , J. C. (2024). Desafios e Perspectivas da Pedagogia Crítica na Era Digital: uma reconfiguração freiriana do papel docente. EaD & Tecnologias Digitais Na Educação, 12(17), 73–85. https://doi.org/10.30612/eadtde.v12i17.19536

Número

Sección

Artigos