Desenvolvendo o Pensamento Computacional por meio da estratégia de autoria de jogos associada ao ambiente de programação Scratch
DOI:
https://doi.org/10.30612/eadtde.v14i16.18931Palabras clave:
Construcionismo, Jogos digitais, ScratchResumen
As pesquisas sobre pensamento computacional (PC) têm crescido nas últimas décadas, principalmente na Educação Básica. Este trabalho apresenta a adoção da autoria de jogos no ambiente Scratch como estratégia para o desenvolvimento dos pilares do PC em turmas ingressantes do Ensino Médio. Como metodologia, a cada bimestre do ano letivo os estudantes elaboraram um artefato, culminando em um jogo no formato de quiz. A experiência aconteceu durante o ensino remoto de 2021 e contou com a participação de três turmas, totalizando 89 estudantes e a produção de 45 jogos. Os resultados indicam que a estratégia se mostrou eficaz para o desenvolvimento dos pilares do pensamento computacional, além de uma aprendizagem criativa, significativa e colaborativa.
Descargas
Descargas
Publicado
Cómo citar
Número
Sección
Licencia
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
a. Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Creative Commons Atribuição-NãoComercial-CompartilhaIgual 3.0 Brasil que permitindo o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria do trabalho e publicação inicial nesta revista.
b. Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
c. Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado.