Desenvolvendo o Pensamento Computacional por meio da estratégia de autoria de jogos associada ao ambiente de programação Scratch

Autores/as

DOI:

https://doi.org/10.30612/eadtde.v14i16.18931

Palabras clave:

Construcionismo, Jogos digitais, Scratch

Resumen

As pesquisas sobre pensamento computacional (PC) têm crescido nas últimas décadas, principalmente na Educação Básica. Este trabalho apresenta a adoção da autoria de jogos no ambiente Scratch como estratégia para o desenvolvimento dos pilares do PC em turmas ingressantes do Ensino Médio. Como metodologia, a cada bimestre do ano letivo os estudantes elaboraram um artefato, culminando em um jogo no formato de quiz. A experiência aconteceu durante o ensino remoto de 2021 e contou com a participação de três turmas, totalizando 89 estudantes e a produção de 45 jogos. Os resultados indicam que a estratégia se mostrou eficaz para o desenvolvimento dos pilares do pensamento computacional, além de uma aprendizagem criativa, significativa e colaborativa.

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Biografía del autor/a

Jamille Silva Madureira, IFS

Docente.

Henrique Nou Schneider, UFS

Docente.

Publicado

2024-08-28

Cómo citar

Silva Madureira, J., & Nou Schneider, H. (2024). Desenvolvendo o Pensamento Computacional por meio da estratégia de autoria de jogos associada ao ambiente de programação Scratch. EaD & Tecnologias Digitais Na Educação, 14(16), 78–89. https://doi.org/10.30612/eadtde.v14i16.18931