Tecnologia assistiva para o desenvolvimento de crianças com transtorno espectro autista

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DOI:

https://doi.org/10.30612/eadtde.v9i11.16103

Palabras clave:

Inclusão, Transtorno Espectro Autista, Tecnologia Assistiva

Resumen

Dentre diversas características da sociedade contemporânea, ainda existem barreiras ao se tratar da Educação Inclusiva, sendo necessário um olhar apurado de acordo com determinada necessidade. A Tecnologia Assistiva (TA) vem sendo de fundamental importância e necessidade para o andamento da Educação Inclusiva, bem como para o desenvolvimento de crianças com Transtorno Espectro Autista (TEA), que, com o auxílio da TA, obtêm benefícios em diversas áreas. O presente trabalho teve por objetivo identificar a adaptação das crianças com TEA, tanto no ambiente escolar como em casa, e conhecer as tecnologias assistivas utilizadas pelas crianças e suas finalidades em duas escolas Municipais da Educação de Ubá- Minas Gerais. Para realizá-lo, optou-se pela pesquisa qualitativa, que tem por natureza não empregar procedimentos estatísticos em sua abordagem; para apresentação dos dados, foi utilizado o Programa de Software IRAMUTEQ. Concluiu-se que a união entre docentes e famílias é de suma importância para o desenvolvimento da criança com TEA, percebendo-se ainda que a TA vai muito além de apenas um objeto para auxiliar nas tarefas do dia a dia, uma vez que traz benefícios para a saúde e o bem-estar das crianças com TEA, como para seu desenvolvimento social, psicomotor, dentre outros.

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Publicado

2021-06-20

Cómo citar

Pacienza, M. C., & Pereira, A. A. de S. (2021). Tecnologia assistiva para o desenvolvimento de crianças com transtorno espectro autista. EaD & Tecnologias Digitais Na Educação, 9(11), 160–174. https://doi.org/10.30612/eadtde.v9i11.16103

Número

Sección

Relatos de experiência