Tecnologia assistiva para o desenvolvimento de crianças com transtorno espectro autista
DOI:
https://doi.org/10.30612/eadtde.v9i11.16103Keywords:
Inclusão, Transtorno Espectro Autista, Tecnologia AssistivaAbstract
Dentre diversas características da sociedade contemporânea, ainda existem barreiras ao se tratar da Educação Inclusiva, sendo necessário um olhar apurado de acordo com determinada necessidade. A Tecnologia Assistiva (TA) vem sendo de fundamental importância e necessidade para o andamento da Educação Inclusiva, bem como para o desenvolvimento de crianças com Transtorno Espectro Autista (TEA), que, com o auxílio da TA, obtêm benefícios em diversas áreas. O presente trabalho teve por objetivo identificar a adaptação das crianças com TEA, tanto no ambiente escolar como em casa, e conhecer as tecnologias assistivas utilizadas pelas crianças e suas finalidades em duas escolas Municipais da Educação de Ubá- Minas Gerais. Para realizá-lo, optou-se pela pesquisa qualitativa, que tem por natureza não empregar procedimentos estatísticos em sua abordagem; para apresentação dos dados, foi utilizado o Programa de Software IRAMUTEQ. Concluiu-se que a união entre docentes e famílias é de suma importância para o desenvolvimento da criança com TEA, percebendo-se ainda que a TA vai muito além de apenas um objeto para auxiliar nas tarefas do dia a dia, uma vez que traz benefícios para a saúde e o bem-estar das crianças com TEA, como para seu desenvolvimento social, psicomotor, dentre outros.
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