O contexto da educação a distância no Corpo de Bombeiros Militar do Distrito Federal

Authors

  • Uendel Dourado Gomes Centro Universitário do Sul de Minas
  • Letícia Veiga Vasques Centro Universitário do Sul de Minas
  • Sheldon William Silva Centro Universitário do Sul de Minas

DOI:

https://doi.org/10.30612/eadtde.v5i7.6640

Keywords:

Distance education. Teaching modality. Firefighters. Military.

Abstract

This paper deals with distance education (EaD) in the Military Fire Brigade of the Distrito Federal - Brazil (CBMDF). Such an approach is necessitated by the little knowledge within the Corporation about this modern mode of teaching. The objective of this work is to verify the practice of EaD in the Corporation and demonstrate its importance for quality training of all its members. It seeks to achieve this purpose from the bibliographical review and documentary research. The research showed that only from the second half of 2015 will the use of an EaD platform begin. Another data obtained refers to the fact that EaD is little used in the CBMDF, losing a great opportunity of training based on its accessibility and connectivity.

Downloads

Download data is not yet available.

References

ALONSO, Katia Morosov; A EaD no Brasil: sobre (des)caminhos em sua instauração. Educar em Revista, Curitiba, Brasil, Edição Especial n. 4, p. 37-52. Editora UFPR, 2014. Disponível em: http://www.scielo.br/pdf/er/nspe4/0101-4358-er-esp-04-00037.pdf Acesso em: 11 de janeiro de 2016.

ALVES, José Roberto Moreira. A História da EAD no Brasil. In LITTO, Fredric & FORMIGA, Marcos (Org.). Educação à distância: o estado da arte. São Paulo: Pearson Education do Brasil, 2009.

BASTOS, Deborah H.M.; CARDOSO, Silvia Helena; SABBATINI, Renato M.E.; Uma visão geral da educação a distância. Curso de Capacitação Docente em Educação a Distância, realizado pelo Instituto Edumed para Educação em Medicina e Saúde, 2000. Disponível em: http://www.edumed.org.br/cursos/slides/aula2-visao-geral/ Acesso em: 11 de janeiro de 2016.

BOHADANA, Estrella; VALLE, Lílian do; O quem da educação a distância. Revista Brasileira de Educacao v. 14 n. 42 set./dez. 2009.. Disponível em: http://www.scielo.br/pdf/rbedu/v14n42/v14n42a11.pdf Acesso em: 11 de janeiro de 2016.

CBMDF, Plano de Comando 2015-2018, janeiro de 2015. Norteia as ações na Corporação. Boletim Geral n° 028, anexo III, Brasília, DF, 10 fev. 2015.

CBMDF, Portaria n° 28, de 20 de outubro de 2010. Aprova a Política de Ensino e a Diretriz Geral do sistema de ensino bombeiro militar do CBMDF e dá outras providências. Boletim Geral n° 195, Brasília, DF, 21 out. 2010a.

CBMDF, Portaria n° 29, de 25 de novembro de 2010. Regulamenta os preceitos comuns aos Estabelecimentos de Ensino que ministram cursos ou estágios do CBMDF. Boletim Geral n° 218, Brasília, DF, 26 nov. 2010b.

CBMDF, Portaria n° 47, de 20 de dezembro de 2013. Atualiza o Plano Estratégico do CBMDF referente ao período de 2013-2016 e dá outras providências. Boletim Geral n° 245, anexo I, Brasília, DF, 24 dez. 2013.

CBMDF, Portaria n° 59, de 27 de julho de 2011. Regulamenta a Diretriz Curricular para o Ensino no CBMDF aos Estabelecimentos de Ensino que ministram cursos ou estágios do CBMDF. Boletim Geral n° 145, Brasília, DF, 01 ago. 2011.

FREIRE, Paulo. A importância do ato de ler. Moderna, 2003.

GIL, Antônio Carlos. Como elaborar projetos de pesquisa. 4. ed. São Paulo: Atlas, 2002.

GOMES, Luiz Fernando; EAD no Brasil: Perspectivas e desafios. Avaliação, Campinas; Sorocaba, SP, v. 18, n. 1, p. 13-22, 2013. Disponível em:

http://www.scielo.br/scielo.php?pid=S1414-40772013000100002&script=sci_abstract&tlng=pt Acesso em: 11 de janeiro de 2016.

GOTTARDI, Maria de Lourdes; A autonomia na aprendizagem em educação a distância: competência a ser desenvolvida pelo aluno. Associação Brasileira de Educação a Distância, 2015. Disponível em:

http://www.abed.org.br/revistacientifica/_Brazilian/2015/08_A_AUTONOMIA_NA_APRENDIZAGEM.pdf Acesso em: 11 de janeiro de 2016.

HERMIDA, Jorge Fernando; BONFIN, Cláudia Ramos de Souza; A educação a distância: História, concepções e perspectivas. Revista HISTEDBR On-line, Campinas, n. especial, p.166–181, 2006. Disponível em: http://www.histedbr.fe.unicamp.br/revista/edicoes/22e/art11_22e.pdf Acesso em: 11 de janeiro de 2016.

IASI, Mauro Luís; Educação e consciência de classe: desafios estratégicos. Perspectiva, v. 31, n.1, 67-83, Florianópolis, 2013.

KEEGAN, D. Foundations of distance education. 2. ed. Londres: Routledge, 1991.

MICHELS, Lucas Boeira; VOLPATO, Gildo; Marxismo e fenomenologia nos pensamentos de Paulo Freire. Revista Digital do Paideia, Volume 3, Número 1. Filosofia e Educação (Online),Abril-Setembro, 2011.

MOORE, M.; KEARSLEY, G. Distance education: a systems view. Belmont: Wadsworth Publishing Co., 1996

NEVES, J. L. Pesquisa qualitativa: características, usos e possibilidades. Cadernos de pesquisas em administração, São Paulo, v. 1, n. 3, p. 103-113, 1996.

RICHARDSON, Roberto Jarry. Pesquisa social: métodos e técnicas. 3. ed. São Paulo: Atlas,1999.

SANTOS, Marta Soares Gonzaga; Educação a distância no CBMDF: Limites e possibilidades. Trabalho apresentado ao Programa de Pós-Graduação Lato Sensu em Gestão Educacional – SSP/DF da Universidade Católica de Brasília, 2014. Disponível em: http://repositorio.ucb.br/jspui/bitstream/10869/5719/1/Marta%20Soares%20Gonzaga%20Santos.pdf Acesso em: 15 de março de 2016.

SILVA FILHO, Roberto Leal Lobo e; Ciência e tecnologia: o problema da criação de capacidade no terceiro mundo. DOSSIÊ CIÊNCIA E DESENVOLVIMENTO SUSTENTÁVEL. Estud. av. vol.8 n. 20, São Paulo, 1994. Disponível em: http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0103-40141994000100004 Acesso

em 12 de abril de 2016.

SILVA, S. W., SARSUR, A. M., de VASCONCELOS, M. C. R. L., & da FONSECA, L. R. Elearning e Educação Corporativa: a ánalise de um programa a partir do princípio da conectividade. Revista ESPACIOS| Vol. 37 (Nº 26) Año 2016.

SILVEIRA, Luciana Zago da; PATERLINE, Janaina Dardengo; NAZARÉ, Juselli de Castro; Educação a distância: uma estratégia competitiva no mercado educacional de ensino superior. 3º Simpósio Fucape de Produção Científica, 2005. Disponível em: http://www.fucape.br/_public/producao_cientifica/2/silveira%20-%20educacao%20a%20distancia.pdf Acesso em: 15 de fevereiro de 2016.

VERDE, Ana Paula dos Santo Reinaldo; Introdução das novas tecnologias da informação e comunicação no ambiente escolar (NTIC). Trabalho apresentado no GT de História da Mídia Digital, integrante do 3º Encontro Regional Nordeste de História da Mídia, Nordeste, 2014.

Published

2017-12-15

How to Cite

Gomes, U. D., Vasques, L. V., & Silva, S. W. (2017). O contexto da educação a distância no Corpo de Bombeiros Militar do Distrito Federal. EaD & Tecnologias Digitais Na Educação, 5(7), 53–63. https://doi.org/10.30612/eadtde.v5i7.6640

Issue

Section

Artigos