A importância da inclusão do profissional de educação física no SUS: a correta prescrição de exercícios a partir da individualidade biológica dos usuários do sistema
Keywords:
Health. Health systems. Physical exercise.Abstract
This study aimed to analyze the importance of inclusion of a professional of Physical Education Health Unic System. The study was conducted through literature review, seeking a theoretical basis to demonstrate the real importance of the professional in question. The search took place in electronic databases, books and websites. The article in question is a sensitive issue and it deserves greater attention by professionals directly involved, especially professionals in physical education. We emphasize the importance of awareness of society (users of the public health system) about the importance of physical exercise to be carried out with proper guidance and intervention of a physical education professional. Only professionals trained in physical education are able to identify the most appropriate activity for an individual respecting their specificities and limitations.Downloads
References
CONFEF. Minas Gerais e Paraíba avançam na questão, 2008. Disponível em: http://www.confef.org.br/extra/revistaef/show.asp?id=3747> Acesso em: 05 de março de 2016.
CONFEF. Resolução CONFEF nº 046/2002, 2002. Disponível em:
http://www.confef.org.br/extra/resolucoes/conteudo.asp?cd_resol=82 Acesso em: 28 de fevereiro de 2016.
CONGRESSO NACIONAL. Projeto de lei N.º 3.513, de 2008 que dispõe sobre a inclusão do planejamento e da promoção de atividades de Educação Física no Programa de Saúde da Família. Disponível em: http://webcache.googleusercontent.com/search?q=cache:Ur52PHw-sbIJ:www.camara.gov.br/proposicoesWeb/prop_mostrarintegra%3Bjsessionid%3D03D8436045F9B6FEE92ADEF299A76D06.node1%3Fcodteor%3D575680%26filename%3DAvulso%2B-PL%2B3513/2008+&cd=2&hl=pt-BR&ct= clnk&gl=br Acesso em: 03 de março de 2016.
CREF RJ/ES. Médicos prescrevem exercícios, 2012. Disponível em: http://www.cref1.org.br/noticias.php?id=452 Acesso em: 17 de março de 2016.
GASPHARINI, Sandro. Só educador físico prescreve exercícios, 2014. Disponível em: http://www.personalsandro.com/2013/10/so-educador-fisico-prescreve-exercicios.html Acesso em: 19 de março de 2016.
LACERDA, Flávia. O que fazem nossos profissionais, 2009. Disponível em:
http://nasfico.blogspot.com.br/2009/07/o-que-fazem-nossos-profissionais.html Acesso em: 19 de março de 2016.
NETO, Turíbio L. Barros. Sedentarismo, 2014. Disponível em: http://emedix.com.br/doe/mes001_1f_sedentarismo.php Acesso em: 06 de março de 2016
OLIVEIRA, Vitor Marinho de. O que é educação física, 2004. Disponível em: http://ahistoriadaeducacaofisica.blogspot.com.br/2011/06/educacao-fisica-na-prehistoria.html Acesso em: 19 de fev. 2016.
RÔAS, Yuri A. dos Santos e REIS, Eliane J. Barbosa. Causas e conseqüências de um estilo de vida sedentário e possibilidades de transformar a o conhecimento de hábitos saudáveis em ações práticas e concretas, 2012. Disponível em: http://www.efdeportes.com/efd168/consequencias-de-um-estilo-de-vidasedentario.html Acesso em: 05 de março de 2016.
SCABAR, Thaís G. Atuação do profissional de Educação Física no Sistema Único de Saúde: uma análise a partir da Política Nacional de Promoção da Saúde e das Diretrizes do Núcleo de Apoio à Saúde da Família – NASF, 2012. Disponível em: <http://webcache.googleusercontent.com/search?q=cache:X5Q0oQ7Ufv8J:www.ceap.br/material/MAT15112013155223.pdf+&cd=2&hl=pt-BR&ct=clnk&gl=br Acesso em: 15 de março de 2016.
SESI. Vida saudável, 2010. Disponível em http://vidasaudavel.sesi.org.br/portal/main.jsp?lumPageId=FF8080812A602D81012A637EA5581ECC&lumI=gestaodoconhecimento.service.noticia.details&lumItemId=FF8080812B3242D3012B3613589E3D85 Acesso em 23 de fevereiro de 2016.
Downloads
Published
How to Cite
Issue
Section
License
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
a. Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Creative Commons Atribuição-NãoComercial-CompartilhaIgual 3.0 Brasil que permitindo o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria do trabalho e publicação inicial nesta revista.
b. Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
c. Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado.