Educação à distância sob a ótica de discentes do IFTO do campus de Porto Nacional - TO
Keywords:
EAD. IFTO. Porto Nacional.Abstract
The Federal Institute in Porto Nacional-TO, currently offer since secondary courses to postgraduate level (latu sensu). The courses of Technology in Logistics (undergraduate) and Teaching in Vocational and Technical Education (postgraduate) make use of Distance e-learning (DeT) respectively in the ratio 20% and in full, and were the objects of this research. The aim is to assess the opinion of students about Distance Education (DE). The survey was conducted during the last half of November 2013 when a questionnaire was applied to one hundred thirty-one students from Technology in Logistics and thirty students Teaching in Vocational and Technical Education. Was highlighted in this material, the result of 19 probes, divided into 5 constructs defined by the base material. The construct was the highest score of "differential". The construct of 'flexibility' had the lowest overall average.Downloads
References
CASTELLS, M. A sociedade em rede – volume I - A era da informação: economia, sociedade e cultura. 8ª ed. São Paulo: Paz e Terra, 1999.
CERVO, A. L.; BERVIAN, P. A; DA SILVA, R. Metodologia científica. 6. ed. São Paulo: Pearson Prentice Hall, 2007.
CHANEY, B. H. et al. Development of an Instrument to Assess Student Opinions of the Quality of Distance Education Courses. V. 31, n. 3, The American Journal of Distance Education, East Carolina, p.145-164, 2007.
GARCIA, M. et al. Avaliação da percepção de qualidade de alunos de cursos da área de administração de empresas na modalidade educação à distância na cidade de São Paulo. In: ENCONTRO DE ENSINO E PESQUISA EM ADMINISTRAÇÃO E CONTABILIDADE - ENEPQ, 2, Brasília, 2009, Anais... Curitiba: ANPAD, 2009.
GIANESI, I., G. N.; CORRÊA, H. L. Administração estratégica de serviços: operações para a satisfação do cliente. 1ª ed. – 14ª reimpressão. São Paulo: Atlas, 2006.
GIL, A. C. Métodos e técnicas de pesquisa social. São Paulo: Atlas, 1999.
GRONROOS, C. Marketing: Gerenciamento e Serviços. 3ª. Edição. Rio de Janeiro: Elsevier, 2009.
HARROFF, P.A.; VALENTINE, T. Dimensions of Program Quality in Web-Based Adult Education. The American Journal of Distance Education, V.
, n.1, EUA, 2006.
HUSSON, W. J.; WATERMAN, E. K. Quality Measures in Distance Learning. Higher Education in Europe, UNESCO, Denver, v. XXVII, n. 3, p. 253-260, 2002.
KOTLER, P.; ARMSTRONG, G. Princípios de Marketing. 9. ed. São Paulo: Prentice Hall, 2003.
KOTLER, P.; KELLER, K. L. Administração de marketing. 12. Ed. São Paulo: Pearson Prentice Hall, 2006.
LOVELOCK, C.; WRIGHT, L. Serviços, marketing e gestão. São Paulo: Saraiva, 2003.
PENA, R. F. A. Geografia humana do Brasil. Disponível em:
http://www.mundoeducacao.com/geografia/a-qualidade-transporte-publico-no-brasilos-protestos.htm Acesso em: 05/12/2013.
SILVA, R. E. G. da. Educação à Distancia sob a Ótica de Universitários na Grande São Paulo. 2011. 86f. Dissertação (Mestrado) - xiv, 86 f.: il. ; 31 cm.
SILVA, R. E. G. da. Educaçâo à Distancia sob a Ótica de Universitários na Grande São Paulo. In: XV SEMEAD. Seminários em Administração. São Paulo, 2012, Anais: SEMEAD, 2012.
SIMÃO NETO, A. Cenários e modalidade de EAD / Antônio Simão Neto. – 1. Ed., ver. – Curitiba, PR: IESD Brasil, 2012.
SOUSA, A.C de, FIALHO, F.; OTANI, N., TCC: Métodos e Técnicas – Florianópolis: Visual Books, 2007.
VALENTE, J.A, MORAN, J.A.V; ARANTES, V.A. Educação à distância: pontos e contrapontos. São Paulo: Summus, 2011.
Downloads
Published
How to Cite
Issue
Section
License
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
a. Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Creative Commons Atribuição-NãoComercial-CompartilhaIgual 3.0 Brasil que permitindo o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria do trabalho e publicação inicial nesta revista.
b. Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
c. Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado.