Os desafios no estudo on line em salas virtuais: uma análise das ferramentas do AVA na EAD UFGD e UNIGRANET
Keywords:
Education by distance. Learning virtual ambience. Teaching‐ learning. Moodle.Abstract
Abstract: The present article has the goal of analyze the challenges faced by the academic students on the on line virtual classroom of graduation in the learning ambient Distance Modality, coming from a case study made between the Learning Virtual Ambient (AVA – the short form in Portuguese) Moodle EaD – UFGD And the UNIGRAN Platform NET. In the beginning , we will show a short historic board and explanation of the Education by Distance (EaD) in Brazil, besides the evolution in the AVAs and the coming of new tools of learning that contribute for the teaching‐learning process. The present paper threats the discussion about the available tools in both College teaching institu‐ tions which offer courses by distance, it also brings a description of the two vir‐ tual ambient and their workings. The theoretical framework is supported by au‐ thors who research and discuss themes such as: Moran (2013) , Behar (2008), Lévy (2004 and 2005) , Moreira (2004), Kensi (2002), Silva (2003), Belloni (2001) Testa (2013). The goal of this article is lined in the verifying of the learning tools in the public and private IES of the Great Dourados region, providing the char‐ acteristics and main challenges shown by the subjects involved in that process, demystifying the prejudice that exist about the quality offered by the Teaching by Distance. In that point, despite of the challenges faced by the academic stu‐ dents in the distance modality, the learning tools provide a teaching‐learning process able to enlarge the pedagogical practice, besides mediate the building of the knowing.Downloads
References
ANUÁRIO BRASILEIRO ESTATÍSTICO DE EDUCAÇÃO ABERTA E A DISTÂNCIA. 3. ed. São Paulo: Instituto Monitor: ABED, 2007.
AIRES, C.J.; LOPES, R.G. de F. Gestão na educação a distância. In: Educação superior a distância: comunidade de trabalho e aprendizagem em rede (CTAR).
BASSANI, P. B. S. Modelagem das interações em ambiente virtual de aprendizagem. 2006. 184 f. Tese (Doutorado em Informática na Educação ) – Centro de Estudos Interdisciplinares em Novas Tecnologias da Educação, Universidade Federal do Rio Grande do Sul, Porto Alegre, 2006. Disponível em: http://www.lume.ufrgs.br/bitstream
/handle/10183/14682/000666336.pdf?sequence=1. Acesso em: 23 set. 2013.
DICIONÁRIO PUBLICITÁRIO ON‐LINE. Pesquisa quantitativa. Disponível em: http://d2dbr.free.fr/dicionariopublicitario/p.htm. Acesso em: 25 set. 2013.
MALHOTRA, N. K. Pesquisa de Marketing: uma orientação aplicada. 3. ed. Porto Alegre: Bookman, 2001. p. 720.
GHEDIN, Evandro. FRANCO, Maria Amélia Santoro. Questões de método na construção da pesquisa em educação. 2º ed. S
LANDIM, C. M. M. P. F. (1997): Educação à distância: algumas considerações. Rio de Janeiro.
LIMA, Terezinha Bazé de. Normas da ABNT: uso e emprego em textos científicos. Dourados: UNIGRAN, 2009.
____, Terezinha Bazé de. Metodologia da Pesquisa em Educação. Dourados. UNIGRAN, 2009.
____, Terezinha Bazé de. Trabalho de Conclusão de Curso. Dourados: UNIGRAN, 2010.
MORIN, Edgar. Ciência com consciência. Edição revista. 13ª ed. Rio de Janeiro: Beltrand Brasil, 2010.
MORAN, José Manuel. Palestra proferida pelo Professor no evento "Programa TV Escola ‐ Capacitação de Gerentes", realizado pela COPEAD/SEED/MEC em Belo Horizonte e Fortaleza, no ano de 1999. Disponível em: http://portal.mec.gov.br/seed/arquivos/pdf/T6%20TextoMoran.pdf
Acesso em 12 de setembro de 2013.
MORAN, J. M. Educação inovadora na sociedade da informação. Educação on‐line. 2005. Disponível em: . Acesso em: 26 set. 2013.
MORAN, J. M.; MASETTO, M. T; BEHRENS, M. A. Novas tecnologias e mediação pedagógica. 6. ed. Campinas, SP: Papirus, 2003. 173 p. (Coleção Papirus Educação).
MUZINATTI, C. M. A. Mundo moodle: conhecimento em construção. In: MARI, Hugo et al.(Org.). Fundamentos e dimensões da análise do discurso. Belo Horizonte: Núcleo de Análise do Discurso, FALE/ UFMG; Carol Borges, 2005. 475 p.
PRETI, O. (org.) (1996): “Educação a distância: uma prática mediadora e mediatizada”, in “Educação a distância: inícios e indícios de um percurso”. Cuiabá, UFMT.
REIS, A. S. Educação à distância no Brasil: uma leitura sob ótica da razão jurídica. 2002. 280 f. Tese (Doutorado em Educação) – Faculdade de Educação, Universidade Federal de Minas Gerais, Belo Horizonte, 2002.
SANTOS, Milton. Técnica, espaço, tempo: globalização e meio técnico‐científico informacional. São Paulo: Hucitec, 1998.
SILVA, Robson Santos da. Moodle para autores e tutores. 3º ed. rev e ampl. São Paulo: Novatec Editora, 2013.
Downloads
Published
How to Cite
Issue
Section
License
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
a. Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Creative Commons Atribuição-NãoComercial-CompartilhaIgual 3.0 Brasil que permitindo o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria do trabalho e publicação inicial nesta revista.
b. Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
c. Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado.