Um relato de experiência em um curso técnico integrado: explorando o uso de TIC e a criatividade do aluno para o aprendizado
Keywords:
Description‐execution‐reflection‐debugging cycle. Learning objects. Technical education.Abstract
This paper presents the results of work in activities in the disciplines of Computer Organization and Installation and Maintenance Computer in the Computer Technical High School in the “Instituto Federal de Mato Grosso do Sul”. Based on the description‐execution‐reflection‐debugging cycle, the goal was to evaluate the effectiveness of a new strategy in extracurricular activities for the acquisition and review of concepts, from the production of artifacts and learning objects developed through Information and Communication Technolo‐ gies, stimulating creativity and integration of students. The stages of work are detailed, as well as the perceptions of teachers and students on the results of activities.Downloads
References
COLL, C., MAURI, T., ONRUBIA, J. A incorporação das tecnologias da informação e da comunicação na educação. Porto Alegre: In: COLL, César, MONEREO, Carles (e col.) Psicologia da educação virtual: aprender e ensinar com as tecnologias da informação e da comunicação. Artmed, p. 66‐93. 2010.
FREIRE, F. M. P., VALENTE, J. A. Aprendendo para a vida: Computadores na sala de aula. São Paulo: Cortez, p. 29‐42. 2001.
GOMES, N. G. Computador na escola: novas tecnologias e inovações educacionais. In: A formação na sociedade do espetáculo. São Paulo: Loyola, p. 119‐134. 2002.
LUIZ JR, O. J., AMANCIO, R. L., CARVALHO, V. F. Produção de Vídeo para o Aprendizado de Organização de Computadores. In: Computer on The Beach. Florianópolis: Anais do III COTB. 2012.
MORAN, J. M. Desafios na Comunicação Pessoal. São Paulo: Paulinas, 3ª Ed. 2007.
MORAN, J. M. A educação que desejamos: novos desafios e como chegar lá. Campinas: Papirus, 4ª Ed. 2009.
PRATA, C. L., NASCIMENTO, A. C. A. A. Objetos de aprendizagem: uma proposta de recurso pedagógico. Brasília: MEC, SEED, p. 20. 2007.
VALENTE, J. A. Análise dos diferentes tipos de softwares usados na educação. In: VALENTE, J. A. O computador na sociedade do conhecimento. Campinas: UNICAMP/NIED, p. 89‐110. 1999.
VALENTE, J. A. A espiral da aprendizagem e as tecnologias de informação e comunicação: repensando conceitos. In: JOLY, M. C. R. A. (org). A tecnologia no ensino: implicações para a aprendizagem. São Paulo: Casa do Psicólogo, p. 15‐37. 2002.
Downloads
Published
How to Cite
Issue
Section
License
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
a. Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Creative Commons Atribuição-NãoComercial-CompartilhaIgual 3.0 Brasil que permitindo o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria do trabalho e publicação inicial nesta revista.
b. Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
c. Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado.