Estratégias de aprendizagem da Libras - reflexões
DOI:
https://doi.org/10.30612/eadtde.v10i12.16720Keywords:
Segunda Língua, Estratégias de Aprendizagem, LibrasAbstract
Este artigo traz algumas reflexões feitas sobre parte de dados de uma pesquisa realizada com objetivo de investigar os posicionamentos e estratégias de aprendizagem da Libras de estudantes ouvintes, no curso online de Pedagogia Bilíngue do Instituto Nacional de Educação de Surdos (INES). Os dados da pesquisa demonstraram que, para os aprendizes que entram em um curso de Libras sem conhecimento na língua, a aprendizagem do léxico consiste na grande preocupação. Já, com relação aos aprendizes que têm conhecimento básico da Libras, observou-se maior desenvoltura em realizar as atividades teóricas e de uso da língua. Nesse sentido, evidencia-se, aqui, que o curso de Pedagogia Bilíngue do INES está mais voltado para o primeiro perfil de acadêmicos.
Downloads
References
BERNARDINO, E. L. A; PEREIRA, M. C. C.; PASSOS, R. L2/Ln sign language teaching approaches and strategies. In: Russel S. Rosen (editor). The Routledge Handbook of Sign Language Pedagogy. Part III, Chapter 12. London & New York: Routledge (Taylor & Francis Group), 2018, pp. 175-187.
FRYDRYCH, L. A. K. Rediscutindo as noções de arbitrariedade e iconicidade: implicações para o estatuto linguístico das línguas de sinais. ReVEL, v. 10, n. 19, p. 281-294, 2012.
GESSER, A. Um olho no professor surdo e outro na caneta: ouvintes aprendendo a Língua Brasileira de Sinais. 2006. 219f. Tese (Doutorado em Educação) UNICAMP, Campinas, 2006.
GESSER, A. Metodologia de ensino em Libras como L2. Florianópolis: Ed. UFSC, 2010.
ORTEGA, G. & MORGAN, G. Phonological development in hearing learners of a Sign Language: The influence of Phonological Parameters, Sign Complexity and Iconicity. Language Learning, 65, 3, September, p. 660-688, 2015.
OXFORD, R. L. Language learning strategies: What Every Teacher Should Know. Boston: Heinle & Heinle, 1990.
QUADROS, R. M. de. Educação de surdos: a aquisição da linguagem. Porto Alegre: Artmed, 2007.
QUADROS, R. M. de; KARNOPP, L. B. Língua sinais brasileira: estudos linguísticos. Porto Alegre: Artmed Editora, 2004.
SILVA, M. Sala de aula interativa. Rio de Janeiro: Quart, 2006.
SILVA, Rodolpho Rocha da; LEMOS, Levy Freitas de; FÁCIO, Marcieli de Almeida. Ensino de libras para ouvintes: análise bibliográfica dos processos linguísticos envolvidos. Educação em Revista, Marília, v.22, p. 39-54, 2021, Edição Especial 2. https://doi.org/10.36311/2236-5192.2021.v22esp2.p39. Acesso em: 21 jan. 2021.
Downloads
Published
How to Cite
Issue
Section
License
This work is licensed under a Creative Commons Attribution-NonCommercial-ShareAlike 3.0 Unported License.
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
a. Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Creative Commons Atribuição-NãoComercial-CompartilhaIgual 3.0 Brasil que permitindo o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria do trabalho e publicação inicial nesta revista.
b. Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
c. Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado.