Um panorama sobre as plataformas para a hospedagem de spocs no ensino de Computação
DOI:
https://doi.org/10.30612/eadtde.v8i10.12884Keywords:
Curso online. SPOC. MOOC.Abstract
Small Private Online Courses (SPOCs) são cursos voltados a um número reduzido de participantes que podem ser utilizados em cursos superiores. A aplicação de um SPOC pode contribuir na diminuição do índice de evasão e na formação e nivelamento de um grupo de estudantes, proporcionado um ensino e aprendizagem de qualidade. Atualmente, existem centenas de plataformas disponíveis, cada uma delas possuindo características como a regra de negócio e os recursos disponíveis, como fóruns, videoaulas e quizzes. Isso acentua a necessidade de um estudo sobre as plataformas existentes que visa apoiar os professores em seu SPOC, atendendo o máximo dos requisitos fundamentais do curso. Esse estudo apresenta um panorama das plataformas atuais, com foco naquelas que ofertam cursos de Computação, conduzindo o professor a selecionar para seu projeto a plataforma que suprirá as suas necessidades. A partir de um levantamento dos dados das plataformas atuais operantes, foi construído um catálogo contendo as informações relevantes na escolha da plataforma. Com isso, professores poderão ser capazes de analisar o conjunto de plataformas e seus recursos disponíveis, contribuindo no desenvolvimento de um SPOC de qualidade.
Downloads
References
Alario-Hoyos, C.; Estévez-Ayres I.; Kloos C. D.; Villena-Román J. From MOOCs to SPOCs… and from SPOCs to Flipped Classroom. In Data Driven Approaches in Digital Education, pages 347–354, Cham, 2017. Springer International Publishing.
Classcentral. Acessado dia 11/05/2019. Disponível em: https://www.classcentral.com/providers.
Cursoux, M. (2015). What lessons can be learned from MOOC platforms when designing a LMS? Disponível em http://saffroninteractive.com/what-lessons-can-be-learned-from-mooc-platforms-when-designing-an-lms/.
EducaMaisBrasil. Acessado dia 11/05/2019. Disponível em: https://www.educamaisbrasil.com.br/educacao/noticias/7-plataformas-que-oferecem-cursos-gratuitos.
Enotas. Acessado dia 11/05/2019. Disponível em: https://enotas.com.br/blog/plataformas-ead.
FASSBINDER, Aracele; DELAMARO, Márcio Eduardo; BARBOSA, Ellen Francine. Construção e uso de moocs: uma revisão sistemática. In: Brazilian Symposium on Computers in Education (Simpósio Brasileiro de Informática na Educação-SBIE). 2014. p. 332.
Henrique, Mychelline Souto. EDUCATALOG4RE: um catálogo de requisitos para auxiliar o desenvolvimento softwares educacionais. 2016. Dissertação de Mestrado. Universidade Federal de Pernambuco.
Mooc-List. Acessado 11/05/2019. Disponível em: https://www.mooc-list.com.
Muñoz-Merino, P. J.; Rodríguez, E. M.; Kloos, C. D.; Ruipérez-Valiente, J. A. Design, Implementation and Evaluation of SPOCs at the Universidad Carlos III de Madrid. Journal of Universal Computer Science, v. 23¬¬, n. 2, p. 167-186, 2017.
Downloads
Published
How to Cite
Issue
Section
License
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
a. Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Creative Commons Atribuição-NãoComercial-CompartilhaIgual 3.0 Brasil que permitindo o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria do trabalho e publicação inicial nesta revista.
b. Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
c. Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado.