Aprendizagem na EaD: convergências entre a neurociência e os recursos didáticos

Authors

Keywords:

Educação a distância, Neurociência, Recursos didáticos, Design educacional

Abstract

O objetivo desta pesquisa foi identificar se os critérios da neurociência, estabelecidos por Grossi e Borja (2016), estiveram presentes na estrutura dos recursos didáticos utilizados no curso de Especialização em Docência para Ensino Profissional e Tecnológico ofertado a distância pelo CEFET-MG. Foi feita uma pesquisa qualitativa e descritiva. Quanto ao procedimento técnico, optou-se pelo estudo de caso. A pesquisa mostrou que embora os professores desse curso não tenham experiência com a neurociência, eles foram capazes de desenvolver recursos didáticos alinhados com os critérios estabelecidos por Grossi e Borja (2016). Isso sugere que os recursos didáticos desse curso podem ter sido baseados nas experiências dos professores que já incorporam aspectos fundamentais da neurociência nas suas práticas pedagógicas. Conclui-se que o aprofundamento do conhecimento dos professores sobre a aplicação dos critérios da neurociência aplicada à educação pode permitir que eles aperfeiçoem intencionalmente suas escolhas pedagógicas.

Downloads

Download data is not yet available.

Author Biographies

Márcia Gorett Ribeiro Grossi , CEFET-MG

CEFET-MG

Almindo Antonio da Silva Junior, CEFET-MG

CEFET-MG

Published

2025-08-25

How to Cite

Grossi , M. G. R., & Silva Junior, A. A. da. (2025). Aprendizagem na EaD: convergências entre a neurociência e os recursos didáticos. EaD & Tecnologias Digitais Na Educação, 13(19), 305–322. Retrieved from https://ojs.ufgd.edu.br/ead/article/view/20543

Issue

Section

Artigos