Aprendizagem na EaD: convergências entre a neurociência e os recursos didáticos

Autores/as

Palabras clave:

Educação a distância, Neurociência, Recursos didáticos, Design educacional

Resumen

O objetivo desta pesquisa foi identificar se os critérios da neurociência, estabelecidos por Grossi e Borja (2016), estiveram presentes na estrutura dos recursos didáticos utilizados no curso de Especialização em Docência para Ensino Profissional e Tecnológico ofertado a distância pelo CEFET-MG. Foi feita uma pesquisa qualitativa e descritiva. Quanto ao procedimento técnico, optou-se pelo estudo de caso. A pesquisa mostrou que embora os professores desse curso não tenham experiência com a neurociência, eles foram capazes de desenvolver recursos didáticos alinhados com os critérios estabelecidos por Grossi e Borja (2016). Isso sugere que os recursos didáticos desse curso podem ter sido baseados nas experiências dos professores que já incorporam aspectos fundamentais da neurociência nas suas práticas pedagógicas. Conclui-se que o aprofundamento do conhecimento dos professores sobre a aplicação dos critérios da neurociência aplicada à educação pode permitir que eles aperfeiçoem intencionalmente suas escolhas pedagógicas.

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Biografía del autor/a

Márcia Gorett Ribeiro Grossi , CEFET-MG

CEFET-MG

Almindo Antonio da Silva Junior, CEFET-MG

CEFET-MG

Publicado

2025-08-25

Cómo citar

Grossi , M. G. R., & Silva Junior, A. A. da. (2025). Aprendizagem na EaD: convergências entre a neurociência e os recursos didáticos. EaD & Tecnologias Digitais Na Educação, 13(19), 305–322. Recuperado a partir de https://ojs.ufgd.edu.br/ead/article/view/20543

Número

Sección

Artigos