Aprendizagem na EaD: convergências entre a neurociência e os recursos didáticos
Palabras clave:
Educação a distância, Neurociência, Recursos didáticos, Design educacionalResumen
O objetivo desta pesquisa foi identificar se os critérios da neurociência, estabelecidos por Grossi e Borja (2016), estiveram presentes na estrutura dos recursos didáticos utilizados no curso de Especialização em Docência para Ensino Profissional e Tecnológico ofertado a distância pelo CEFET-MG. Foi feita uma pesquisa qualitativa e descritiva. Quanto ao procedimento técnico, optou-se pelo estudo de caso. A pesquisa mostrou que embora os professores desse curso não tenham experiência com a neurociência, eles foram capazes de desenvolver recursos didáticos alinhados com os critérios estabelecidos por Grossi e Borja (2016). Isso sugere que os recursos didáticos desse curso podem ter sido baseados nas experiências dos professores que já incorporam aspectos fundamentais da neurociência nas suas práticas pedagógicas. Conclui-se que o aprofundamento do conhecimento dos professores sobre a aplicação dos critérios da neurociência aplicada à educação pode permitir que eles aperfeiçoem intencionalmente suas escolhas pedagógicas.
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