Ferramentas Tecnológicas na Educação Básica: perspectivas e desafios no aporte pedagógico dos professores

Autores

DOI:

https://doi.org/10.30612/eadtde.v12i17.19542

Palavras-chave:

Educação Básica, Ferramentas digitais, Práticas Pedagógicas

Resumo

A pesquisa investiga o uso de ferramentas tecnológicas na Educação Básica após o retorno às aulas presenciais no Instituto Estadual de Educação Olavo Bilac, Santa Maria, RS. Focada em oito professores, analisa como tecnologias como Google Meet e Classroom foram integradas às práticas pedagógicas. O estudo de caso examina desafios enfrentados na adaptação às TICs, como desigualdade no acesso e falta de familiaridade, e os benefícios percebidos, como maior engajamento dos alunos e diversificação das atividades. Conclui-se que essas ferramentas, inicialmente usadas para garantir a continuidade do ensino, agora enriquecem as práticas pedagógicas, transformando o ensino na escola.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Marta Helena Garcia Quincozes , IES

IES

Downloads

Publicado

27-01-2025 — Atualizado em 27-01-2025

Versões

Como Citar

Garcia Quincozes , M. H. (2025). Ferramentas Tecnológicas na Educação Básica: perspectivas e desafios no aporte pedagógico dos professores. EaD & Tecnologias Digitais Na Educação, 12(17), 137–145. https://doi.org/10.30612/eadtde.v12i17.19542