Modelo empírico de abordagem das competências digitais na educação: combate à propagação de fake news
DOI:
https://doi.org/10.30612/eadtde.v14i16.18933Palavras-chave:
Competências digitais, Ensino, Fake newsResumo
O presente artigo, de caráter bibliográfico, tem como objetivo principal apresentar um modelo empírico de abordagem das competências digitais docentes na educação voltada a combater a propagação de fake news. Para tanto, tomamos os conceitos teóricos de fake news (RECUERO; GRUZD, 2019) e de competências digitais (FERRARI, 2012; MARTINS, 2017; SILVA, 2018; SILVA, 2018) como base para elaboração de um modelo empírico a ser trabalho pelos professores em sala de aula, considerando o continuum da alfabetização, letramento e fluência digital envolvidos no combate à produção e divulgação de notícias falsas e manipuladas.
Downloads
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
a. Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Creative Commons Atribuição-NãoComercial-CompartilhaIgual 3.0 Brasil que permitindo o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria do trabalho e publicação inicial nesta revista.
b. Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
c. Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado.