Aplicativo Plickers: recurso avaliativo da aprendizagem ou para a aprendizagem?

Autores

DOI:

https://doi.org/10.30612/eadtde.v14i16.18930

Palavras-chave:

Plickers, TDIC, Avaliação, Avaliação para aprendizagem

Resumo

O objetivo desse estudo foi investigar o uso do aplicativo Plickers por professores de Educação Básica, analisando de que modo utilizam os dados coletados na avaliação de seus estudantes e quais concepções sobre o ato de avaliar estão presentes. A pesquisa foi desenvolvida a partir de entrevistas semiestruturadas com professores de escolas públicas com experiência na utilização do aplicativo Plickers, e os dados interpretados e discutidos tomando por base os escritos de Hoffmann (1998, 2001, 2003). Os resultados indicam que o Plickers pode favorecer a avaliação mediadora e formativa. Entretanto, faz-se necessário uma série de cuidados e uma robusta intencionalidade do professor para que a avaliação não se encaminhe para uma prática classificatória, elencando-se estratégias possíveis para promover a avaliação para a aprendizagem mediada pelo Plickers.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Victor Augusto Both Eyng, UFAL

Docente

Cleide Jane de Sá Araújo Costa, UFAL

Docente da UFAL.

Downloads

Publicado

2024-08-28

Como Citar

Both Eyng, V. A., & de Sá Araújo Costa, C. J. (2024). Aplicativo Plickers: recurso avaliativo da aprendizagem ou para a aprendizagem?. EaD & Tecnologias Digitais Na Educação, 14(16), 67–77. https://doi.org/10.30612/eadtde.v14i16.18930