Aplicativo Plickers: recurso avaliativo da aprendizagem ou para a aprendizagem?

Autores/as

DOI:

https://doi.org/10.30612/eadtde.v14i16.18930

Palabras clave:

Plickers, TDIC, Avaliação, Avaliação para aprendizagem

Resumen

O objetivo desse estudo foi investigar o uso do aplicativo Plickers por professores de Educação Básica, analisando de que modo utilizam os dados coletados na avaliação de seus estudantes e quais concepções sobre o ato de avaliar estão presentes. A pesquisa foi desenvolvida a partir de entrevistas semiestruturadas com professores de escolas públicas com experiência na utilização do aplicativo Plickers, e os dados interpretados e discutidos tomando por base os escritos de Hoffmann (1998, 2001, 2003). Os resultados indicam que o Plickers pode favorecer a avaliação mediadora e formativa. Entretanto, faz-se necessário uma série de cuidados e uma robusta intencionalidade do professor para que a avaliação não se encaminhe para uma prática classificatória, elencando-se estratégias possíveis para promover a avaliação para a aprendizagem mediada pelo Plickers.

Descargas

Los datos de descargas todavía no están disponibles.

Biografía del autor/a

Victor Augusto Both Eyng, UFAL

Docente

Cleide Jane de Sá Araújo Costa, UFAL

Docente da UFAL.

Publicado

2024-08-28

Cómo citar

Both Eyng, V. A., & de Sá Araújo Costa, C. J. (2024). Aplicativo Plickers: recurso avaliativo da aprendizagem ou para a aprendizagem?. EaD & Tecnologias Digitais Na Educação, 14(16), 67–77. https://doi.org/10.30612/eadtde.v14i16.18930