Aplicativo Plickers: recurso avaliativo da aprendizagem ou para a aprendizagem?
DOI:
https://doi.org/10.30612/eadtde.v14i16.18930Palabras clave:
Plickers, TDIC, Avaliação, Avaliação para aprendizagemResumen
O objetivo desse estudo foi investigar o uso do aplicativo Plickers por professores de Educação Básica, analisando de que modo utilizam os dados coletados na avaliação de seus estudantes e quais concepções sobre o ato de avaliar estão presentes. A pesquisa foi desenvolvida a partir de entrevistas semiestruturadas com professores de escolas públicas com experiência na utilização do aplicativo Plickers, e os dados interpretados e discutidos tomando por base os escritos de Hoffmann (1998, 2001, 2003). Os resultados indicam que o Plickers pode favorecer a avaliação mediadora e formativa. Entretanto, faz-se necessário uma série de cuidados e uma robusta intencionalidade do professor para que a avaliação não se encaminhe para uma prática classificatória, elencando-se estratégias possíveis para promover a avaliação para a aprendizagem mediada pelo Plickers.
Descargas
Descargas
Publicado
Cómo citar
Número
Sección
Licencia
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
a. Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Creative Commons Atribuição-NãoComercial-CompartilhaIgual 3.0 Brasil que permitindo o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria do trabalho e publicação inicial nesta revista.
b. Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
c. Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado.