Educação 4.0 e o ensino de geografia em espaços de criação digital: olhares para a realidade virtual

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DOI :

https://doi.org/10.5418/ra2024.v20i43.18787

Mots-clés :

tecnologias digitais, educação 4.0, espaço de criação digital, docência em geografia

Résumé

O termo Educação 4.0 tem como uma de suas premissas, usar as tecnologias como ferramentas pedagógicas inovadoras que transformem as práticas educativas para facilitar e diversificar o processo de ensino-aprendizagem, atendendo a todos os alunos, e suas diferenças. Os espaços de criação digital têm se incorporado a escola e exigido do professor de geografia o domínio de um conjunto de saberes que transcendem e se articulam com os conhecimentos geográficos e que já estão presentes no chão da sala de aula, podendo assim, incorporar-se em sua prática pedagógica. Diante deste contexto, o artigo busca uma análise da adoção da Realidade Virtual (RV) em espaços de criação digital a partir de uma racionalidade prática como potencializadora para a construção de saberes e dos conhecimentos geográficos em contexto de ensino.

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Bibliographies de l'auteur

Francisco Kennedy Silva dos Santos, Universidade Federal de Pernambuco (UFPE)

Professor e Pesquisador do Programa de Pós-graduação em Geografia da Universidade Federal de Pernambuco. Centro de Filosofia e Ciências Humanas. Departamento de Ciências Geográficas. Bolsista de Produtividade do CNPQ.

Itallo Fernando de Freitas Silva, Universidade Federal de Pernambuco (UFPE)

Mestre em Geografia pelo Programa de Pós-graduação em Geografia da Universidade Federal de Pernambuco.

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Publiée

2024-12-30

Comment citer

Santos, F. K. S. dos, & Silva, I. F. de F. (2024). Educação 4.0 e o ensino de geografia em espaços de criação digital: olhares para a realidade virtual. Revista Da ANPEGE, 20(43). https://doi.org/10.5418/ra2024.v20i43.18787