Educación 4.0 y enseñanza de geografía en espacios de creación digitales: perspectivas sobre la realidad virtual
DOI:
https://doi.org/10.5418/ra2024.v20i43.18787Palabras clave:
tecnologías digitales, educación 4.0, espacio de creación digital, enseñanza de geografíaResumen
El término Educación 4.0 tiene como una de sus premisas, utilizar las tecnologías como herramientas pedagógicas innovadoras que transforman las prácticas educativas para facilitar y diversificar el proceso de enseñanza-aprendizaje, al servicio de todos los estudiantes y sus diferencias. Los espacios de creación digital se han incorporado a las escuelas y requieren que los profesores de geografía dominen un conjunto de saberes que trascienden y se articulan con los saberes geográficos y que ya están presentes en el aula, pudiendo así incorporarlos en su práctica pedagógica. Ante este contexto, el artículo busca analizar la adopción de la Realidad Virtual (VR) en espacios de creación digital basados en la racionalidad práctica como facilitador de la construcción de conocimientos y conocimientos geográficos en un contexto de enseñanza.
Descargas
Citas
BRITTO, R. R. Cibercultura: sob o olhar dos estudos culturais. São Paulo, Paulinas, 2009.
CALLAI, H. C. Aprendendo a ler o mundo: a geografia nos anos iniciais do ensino fundamental. Cad. Cedes, Campinas, vol. 25, n. 66, p. 227-247, maio/ago. 2005. Disponível em: https://www.scielo.br/j/ccedes/a/7mpTx9mbrLG6Dd3FQhFqZYH. Acessado em 27/07/2024.
CASTELLS, M. A galáxia da internet: reflexões sobre a internet, os negócios e a sociedade; tradução Maria Luiza X de A. Borges, Rio de Janeiro: Jorge Zahar, 2003.
COSTA, C. O.; PELEGRINI, A. V. O design dos Makerspaces e dos Fablabs no Brasil: um mapeamento preliminar. Design & Tecnologia, v. 7, n. 13, p. 57-66, 2017. Disponível em: https://www.ufrgs.br/det/index.php/det/article/view/375. Acessado em 27/07/2024.
CAVALCANTI, Lana de Souza. O ensino de geografia na escola. Campinas, SP: Papirus, 2012. p. 45-47.
FÜHR, R. C.; HAUBENTHAL, W. R. Educação 4.0 e seus impactos no Século XXI. In. Educação no Século XXI - Volume 36 – Tecnologia/Organização: Editora Poisson, Belo Horizonte - MG: Poisson, 2019. p.61-66.
GADOTTI, M. Perspectivas atuais da educação. São Paulo em perspectiva, v. 14, n. 2, p. 03-11, 2000. Disponível em: https://www.scielo.br/j/spp/a/hbD5jkw8vp7MxKvfvLHsW9D. Acessado me 27/07/2024.
AUTOR 2. O ensino de geografia e a realidade virtual em espaços de criação digital. Dissertação. Recife, Pernambuco. Programa de Pós-graduação em Geografia da UFPE, 2021.
KENSKI, V. M. Educação e tecnologias: o novo ritmo da informação. 3. ed. Campinas, SP: Papirus, 2007.
LEMOS, A. Cidade digital: portais, inclusão e redes no Brasil. Salvador: EDUFBA, 2008.
LÉVY, P. Cibercultura. trad. Carlos Irineu da Costa. São Paulo: Editora, v. 34, p. 260, 1999.
MASSI, M. L. G. Criação de objetos de aprendizagem gamificados para uso em sala de treinamento. Revista Científica Hermes, n. 17, p. 18-35, 2017. Disponível em: https://revistahermes.com.br/index.php/hermes1/article/view/304. Acessado em 27/07/2024.
MENDONÇA, H. A. Construção de jogos e uso de realidade aumentada em espaços de criação digital na educação básica. Metodologias ativas para uma educação inovadora: uma abordagem teórico-prática. Porto Alegre: Penso, p. 106-127, 2018.
MORAES, E. C. Reflections on Soft Skills and their interfaces with BNCC in the context of Remote. Research, Society and Development, [S. l.], v. 9, n. 10, 2020. Disponível em: https://rsdjournal.org/index.php/rsd/article/view/9412. Acessado em 27/07/2024.
MORAN, J. M. Novas Tecnologias e medicação pedagógica. Campinha, SP: Papirus, 2015.
MUTSCHELE, M. S.; GONSALES FILHO, J. C. Oficinas pedagógicas: a arte e a magia do fazer na escola. 5. ed. São Paulo: Edições Loyola, 1998.
ORLANDI, C. T. R. e et al. Gamificação: uma nova abordagem multimodal para a educação. Biblios, n. 70, p. 17-30, 2018. Disponível em: http://www.scielo.org.pe/scielo.php?pid=S1562-47302018000100017&script=sci_abstract. Acessado em 27/07/2024.
PRENSKY, Marc. Nativos digitais, Imigrantes digitais. Trad. Roberta de Moraes Jesus de Souza. Disponível em https://colegiongeracao.com.br/novageracao/2_intencoes/nativos.pdf. Acessado em: 27/07/2024.
RAMOS, J. L. Avaliação e Qualidade de Recursos Educacionais Digitais. Cadernos SACAUSEF V, Ministério da Educação, 2009.
Autor 1. Contribuições e desafios à prática docente na atualidade: uma mirada no uso das tecnologias da informação e comunicação como recursos pedagógicos no ensino de geografia. Caminhos De Geografia, 20(69), 193–206, 2019 https://doi.org/10.14393/RCG206941155. Acessado em 27/07/2024.
AUTOR 1; AUTOR 2. Cartilha Digital (Geo-RV) - Utilizando a Realidade Virtual (RV) no Ensino de Geografia, 2021 – Adaptado 2023. Disponível em www.ufpe.br/publicacoes. Acessado em 27/07/2024.
SANTOS, M. Técnica, espaço, tempo: globalização e meio técnico-científico informacional. 2.ed. São Paulo: HUCITEC, 1998.
SCHWAB, K. A Quarta Revolução Industrial. Edipro: São Paulo, 2019.
TAYLOR, N.; HURLEY, U.; CONNOLLY, P. Making community: the wider role of makerspaces in public life'. CHI 2016 (Human-Computer Interaction conference), SIGCHI (Special Interest Group on Human Computer Interaction), 2016.
Descargas
Publicado
Cómo citar
Número
Sección
Licencia
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:Autores mantêm os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Creative Commons Atribuição-NãoComercial-CompartilhaIgual 3.0 Brasil que permitindo o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria do trabalho e publicação inicial nesta revista.
Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre em http://opcit.eprints.org/oacitation-biblio.html.)
Authors who publish with this journal agree to the following terms:
Authors retain copyrights and grant the Journal the right of first publication with the work simultaneously licensed under a Creative Commons Atribuição-NãoComercial-CompartilhaIgual 3.0 Brasil that allows others to share the work with an acknowledgement of the work's authorship and initial publication in this Journal.
Authors are permitted to enter into separate, additional contractual arrangements for the non-exclusive distribution of the Journal's published version of the work (e.g., post it to an institutional repository or in a book chapter), with an acknowledgement of authorship and initial publication in this journal.
Authors are permitted and encouraged to publish and share their work online (e.g., in institutional repositories or on their website) prior to and during the submission process, as it can lead to productive exchanges, as well as increase the impact and citation of published work (See The Effect of Open Access - http://opcit.eprints.org/oacitation-biblio.html.)


