Entrevista com Margaret Roberts: O currículo de Geografia e os seus fundamentos teóricos
DOI:
https://doi.org/10.5418/ra2024.v20i41.18336Palavras-chave:
Entrevista, Margaret Roberts, Currículo de Geografia, Democracia, Ensino de GeografiaResumo
Os professores Elena Lengthorn (University of Worcester) e José Gilberto de Souza (Unesp Rio Claro), trazem reflexões sobre as dimensões do currículo, envoltas em um diálogo com a professora Magaret Roberts, que tem uma história de debate e reflexão no Reino Unido e colaborou na sua construção de currículos de geografia em vários países. Margaret Roberts, esta extraordinária educadora de professores de geografia, conhecida pela sua bondade, criatividade, generosidade e perspicácia, é também uma antiga Presidente da Associação Geográfica (GA) e recebeu um MBE nas Honras de Ano Novo de 2021. Um reconhecimento muito louvável dos seus serviços à educação. Moldou uma geração de professores de geografia no Reino Unido e não só, e a sua publicação Learning through enquiry (2003) teve um impacto profundo, enriquecendo as salas de aula de geografia em todo o mundo”. Este é um debate que mergulha nos fundamentos do currículo e, em particular, reúne uma denúncia extremamente grave, também sentida no Reino Unido, nomeadamente a procura de controlo e interferência dos governos sobre os conteúdos e práticas de ensino. Uma trajetória de estruturas estatais que produzem o cerceamento de debates que nos são tão caros, como o colonialismo, a precarização do trabalho, a questão de gênero e da comunidade LGBTQIA+, a falta de democratização nos debates, a imposição de currículos, a simplificação de conteúdos, entre outros aspectos, como a privatização e a apropriação de verbas públicas da educação, marcas da lógica neoliberal que vem sendo imposta às sociedades.
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