Produzir a política a partir da escola

geografia da educação, docências e espacialidades escolares

Autores

DOI:

https://doi.org/10.5418/ra2022.v18i36.16308

Palavras-chave:

Geografia da Educação; Política Educacional; Espacialidade.

Resumo

O artigo objetiva desde a Geografia, caminhos para pensar a educação pública brasileira, assumindo-a como um direito territorial, conceito no qual fundamentamos nossas análises e proposições. Entendemos a Geografia, a Educação na relação com o projeto de sociedade. Nesse sentido, a atual geografia da escola pública no país não pode ser entendida apenas como resultado de uma lógica de organização do Estado por meio da política educacional, mas como expressão da luta pelo direito à educação mobilizado pelas comunidades, em especial periféricas, em sua luta cotidiana contra a expropriação territorial e a espoliação de direitos. Assim, expressamos ser fundamental que a Geografia escolar reconheça as geografias das escolas e dos seus sujeitos, tomando-as como ponto de partida dos processos educativos, configurando-se como um lócus de indagação, problematização e apropriação espaço-temporal. Para isso, é fundamental recuperar os sentidos das escolas como territórios em contínua disputa e produção, fomentando debates e discussões acerca da geografia que queremos a partir dos contextos específicos das unidades escolares. Finalizamos, com os posicionamentos vinculados ao fortalecimento da Educação pública, gratuita, laica, democrática, plural, inclusiva e de qualidade socialmente referenciada da Associação Nacional de Pós-Graduação e Pesquisa em Educação (ANPED), por entendermos a necessidade de fortalecimento de diálogos entre as pesquisas produzidas pelas Associações científicas de Pós-Graduação.

 

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Biografia do Autor

Ana Giordani, Universidade Federal Fluminense (UFF)

Professora do Departamento e do Programa de Pós-graduação em Geografia da Universidade Federal Fluminense (UFF). Graduada em Geografia (UFSM/2008), Mestre em Geografia (UFSM/2010), especialista no curso ?O ensino da Geografia e da História: saberes e fazeres na contemporaneidade?, (UFRGS/2012) e Doutora em Geografia (UFRGS/2016). Pesquisa a interface Geografia e Educação. Tem experiência na área de Geografia Escolar, principalmente nos seguintes temas: cibercultura, políticas educacionais, ensino e aprendizagem na perspectiva da diferença. Atuou como leitura crítica na Avaliação do Plano Nacional Livro Didático (PNLD/2016). Realizou a assessoria pedagógica no Curso de Formação de Professores para a Produção de Material Didático para a Diversidade (UFRGS/2014). Professora visitante no POSGEO/UFGRS (2019). Coordena, juntamente, com Diego Carlos Pereira o grupo de pesquisa, ensino e extensão Artesanias Geográficas e Educacionais (AGE/UFF), certificado no CNPQ.

Eduardo Donizeti Girotto, Universidade de São Paulo (USP)

Possui Bacharelado e Licenciatura em Geografia (2005), Mestrado (2009) e Doutorado (2014) em Geografia Humana pela Universidade de São Paulo. Foi professor de ensino fundamental II e médio da Prefeitura Municipal de São Paulo, Prefeitura Municipal de São Caetano do Sul e Professor do Colegiado de Geografia da Universidade Estadual do Oeste do Paraná, no campus de Francisco Beltrão, atuando como Líder do Grupo de Pesquisa de Ensino de Geografia (GPEG) da mesma Universidade, Coordenador Geral do NUFOPE (Núcleo de Formação Docente e Prática de Ensino) e Subprojeto PIBID de Geografia da UNIOESTE (2011 a 2015), Francisco Beltrão e do subprojeto PIBID de Geografia da USP (2018 a 2020). Atualmente é professor do Departamento de Geografia da Universidade de São Paulo, na área de Estágio Supervisionado e Ensino de Geografia. Coordena o Laboratório de Ensino e Material Didático (LEMADI, onde desenvolve pesquisas articulando política educacional, ciências de dados e cartografia. É coordenador do projeto Atlas da Rede Estadual de Educação de São Paulo e do Subprojeto Residência Pedagógica do Departamento de Geografia da USP. É editor-gerente do Boletim Paulista de Geografia e faz parte da Rede Escola Pública e Universidade (REPU)

Marcos de Oliveira Soares, Universidade Federal de São Carlos (UFSCar)

Professor Adjunto da Universidade Federal de São Carlos - UFSCar campus de Sorocaba, ministrando aulas nas disciplinas ligadas ao ensino de Geografia e à formação de professores. Doutor em Geografia Humana pela USP (2012), mestre em Geociências pela UNICAMP (2004), Bacharel e Licenciado em Geografia pela USP (1998). Atuou como professor do ensino básico por 20 anos. Tem experiência na área de Geografia, com ênfase em educação, atuando principalmente nos seguintes temas: educação, formação de professores, currículo. Líder do GPForPP (grupo de pesquisa formação política de professoras e professores).

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Publicado

2022-10-23

Como Citar

Giordani, A., Girotto, E. D. ., & Soares, M. de O. . (2022). Produzir a política a partir da escola: geografia da educação, docências e espacialidades escolares. Revista Da ANPEGE. https://doi.org/10.5418/ra2022.v18i36.16308

Edição

Seção

A geografia que propõe ao Brasil: conjuntura e políticas públicas