Vol. 13 No 20 (2017)

Debates

  • A política de educação superior no período recente - uma perspectiva de análise

    DOI: https://doi.org/10.5418/RA2017.1320.0001
    Arlete Moysés Rodrigues
    5-17
  • A expansão financeirizada do ensino superior e da pós-graduação no Brasil

    DOI: https://doi.org/10.5418/RA2017.1320.0002
    Manoel Fernandes de Sousa Neto
    18-29

Artigos

  • Dos solos à paisagem: uma discussão teórico-metodológica

    DOI: https://doi.org/10.5418/RA2017.1320.0003
    Marcelo Reis Nakashima, Grace Bungenstab Alves, André Mateus Barreiros, José Pereira Queiroz Neto
    30-52
  • Avaliação da vulnerabilidade aos perigos naturais: o caso do estado do Ceará, Brasil

    DOI: https://doi.org/10.5418/RA2017.1320.0004
    João Luís Sampaio Olímpio, Maria Elisa Zanella, Jader de Oliveira Santos
    53-82
  • Regiões econômicas mínero-metalúrgicas e os riscos de desastres ambientais das barragens de rejeito no Brasil

    DOI: https://doi.org/10.5418/RA2017.1320.0005
    Maria Célia Nunes Coelho, Luiz Jardim Wanderley, Tomás Coelho Garcia, Estêvão José da Silva Barbosa
    83-108
  • Breves reflexões sobre a geografia humanística e a percepção e vivência em áreas públicas

    DOI: https://doi.org/10.5418/RA2017.1320.0006
    Kelly Cristina Silva, Ralfo Matos
    109-129
  • Aglomeração urbana do sul Brasil, expansão urbana: 1990 a 2011

    DOI: https://doi.org/10.5418/RA2017.1320.0007
    Claure Morrone Parftt
    130-156
  • Os filhos de Adão - vicinais transamazônicas como entrelugares

    DOI: https://doi.org/10.5418/RA2017.1320.0008
    Wallace Wagner Rodrigues Pantoja, Angela Nunes de Oliveira, Maria Idinês Reis de Lima
    157-176
  • O pensamento colonial inerente à práxis (capitalista) estatal e a racionalidade ambiental de comunidades tradicionais como seu contraponto e r-existência

    DOI: https://doi.org/10.5418/RA2017.1320.0009
    Raquel de Carvalho Dumith
    177-208
  • A classe trabalhadora vai à universidade: análise das implicações político-pedagógicas a partir dos dados do Departamento de Geografia – USP

    DOI: https://doi.org/10.5418/RA2017.1320.0010
    Eduardo Donizeti Girotto
    209-235