Programa de Pós-Graduação em Estudos Territoriais (PROET): inserção regional e impactos sociais

Autores

DOI:

https://doi.org/10.5418/ra2025.v21i46.20801

Palavras-chave:

estudos territoriais, geografia, pós-graduação, inserção regional, impactos sociais

Resumo

O presente texto, objetiva sistematizar os impactos sociais que se desdobraram das ações do Programa de Pós-Graduação em Estudos Territoriais (PROET), da Universidade do Estado da Bahia (UNEB). Após sucinta recuperação da breve história do Programa, tratou-se de sua capilaridade pelo território baiano, reforçando sua inserção regional. Em seguida, a ênfase e centralidade do artigo recaiu na descrição dos projetos e ações desenvolvidas, revelando os variados impactos decorrentes. Conclui-se que, apesar da juventude do Programa, cuja temporalidade não excede 7 anos de existência, o conjunto de políticas, projetos e ações já apresentam acentuado impacto na realidade baiana. Os projetos e ações desenvolvidas abarcam diversas dimensões: social, ambiental, cultural, educacional e científica. Uma característica marcante na atuação do Programa é a sua inserção nas diversas cidades e regiões do estado da Bahia, extrapolando a Região Metropolitana do Salvador, onde o Programa se localiza.

 

Palavras-chave: Estudos Territoriais. Geografia. Pós-Graduação. Inserção regional. Impactos sociais.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Antonio Muniz Filho, Universidade do Estado da Bahia (UNEB)

Possui Graduação em Geografia pela Universidade Federal da Bahia e Mestrado em Geografia na Universidade Federal da Bahia, Doutorado em Arquitetura e Urbanismo na Universidade Federal de Alagoas - Doutorado Cidades. Professor Adjunto (D.E) do curso de Urbanismo da Universidade do Estado da Bahia. Professor e Coordenador do Mestrado Acadêmico em Estudos Territoriais (PROET-UNEB). Atuou como professor dos Cursos de Geografia da UNEB (DCH IV; DCH VI e DEDC XI). Coordenador Adjunto do Grupo de Pesquisa Território, Rede e Ação Política (TERRITÓRIOS/DCET/UNEB/CAMPUS I). Coordenador do Grupo de Estudos Cidades, Sociabilidade e Transformações (CST/UFRB/UNEB). Coordenador Adjunto da Rede de Pesquisadores sobre Cidades, Territórios e Meio Ambiente - ReCiTA. Autor do livro: Cidades Pequenas na Bahia (CRV, 2025). Tem experiência na área de Geografia, com ênfase em Análise Urbano-Regional, atuando principalmente nos seguintes temas: Território, Desigualdade Socioespacial Urbana, Políticas Territoriais, Gestão Urbana, Município, Cidades Médias e Pequenas.

Agripino Souza Coelho Neto, Universidade do Estado da Bahia (UNEB)

Licenciado em Geografia pela Universidade Federal da Bahia (1991), Bacharel em Economia pela Faculdade Católica de Ciências Econômicas da Bahia (1999), Especialista em Administração pela Universidade Federal da Bahia (2001), Mestre em Geografia pela Universidade Federal da Bahia (2004) e Doutor em Geografia na Universidade Federal Fluminense. Professor Titular da Universidade do Estado da Bahia (atuando nos cursos de graduação em Urbanismo e Geografia). Professor Permanente do Programa de Pós-Graduação em Estudos Territoriais (UNEB). Foi professor do Mestrado Profissional em Planejamento Territorial na Universidade Estadual de Feira de Santana (2013-2023). Coordenador do Grupo de Pesquisa Território, Rede e Ação Política (TERRITÓRIOS). Membro del Centro de Estudios y de Gestión en Redes Académicas (CEGRA) da Universidad Nacional de Río Cuarto (Córdoba-Argentina). Coordenador da Rede de Pesquisadores sobre Cidade, Território e Meio Ambiente (ReCiTA) e da Red Iberoamericana sobre Actores Colectivos, Democracia y Territorio. Tem experiência nas áreas de Geografia Política, Geografia Regional e Geografia Econômica, atuando principalmente nos seguintes temas: Política e Gestão Territorial, Irrigação Pública, Ação coletiva e territorialidades, cidades pequenas e ruralidades.

Gustavo Barreto Franco, Universidade do Estado da Bahia (UNEB)

Possui graduação em Geografia pela Universidade Estadual de Santa Cruz (2005), mestrado em Desenvolvimento Regional e Meio Ambiente (Bolsista FAPESB) pela Universidade Estadual de Santa Cruz (2008), doutorado em Engenharia Civil (Bolsista CNPq) pela Universidade Federal de Viçosa (2010) e pós-doutorado em Engenharia Agrícola e Ambiental (Bolsista CNPq) pela Universidade Federal de Viçosa (2012). É professor da Universidade do Estado da Bahia (UNEB) dos cursos de Bacharelado em Urbanismo e do Mestrado Acadêmico em Estudos Territoriais (PROET). Ex-coordenador dos cursos de Licenciatura em Geografia, de Bacharelado em Urbanismo e de Mestrado Acadêmico em Estudos Territoriais (PROET). É membro da Câmara de Assessoramento e Avaliação da área de Ciências Exatas e da Terra - FAPESB.

Ednice Oliveira Fontes Baitz, Universidade do Estado da Bahia (UNEB)

Possui graduação em Licenciatura Em Geografia pela Universidade Federal da Bahia (1995), mestrado em Geografia pela Universidade Federal da Bahia (1999) e doutorado em Geografia pela Universidade Federal de Sergipe (2007). Atualmente é professor pleno da Universidade do Estado da Bahia, professora dos programas de pós-graduação em Estudos territoriais - PROET/UNEB e Mestrado em Geografia da Universidade Estadual de Santa Cruz - POSGEO. Atualmente coordena o Núcleo de pesquisa e Extensão do Departamento de Ciências Exatas e da Terra - DCET I(Campus Salvador), é membro da Associação Brasileira de Geografia Física. Possui experiência na área de Geografia Fisica e regional, com ênfase em Meio ambiente urbano e Desastres naturais, atuando principalmente nos seguintes temas: riscos socioambientais, vulnerabilidade, turismo, impactos, organização do espaço e desenvolvimento regional.

Janio Roque Barros de Castro, Universidade do Estado da Bahia (UNEB)

Possui graduação e especialização em Geografia pela Universidade Estadual de Feira de Santana - UEFS, Mestrado em Geografia e Doutorado em Arquitetura e Urbanismo pela Universidade Federal da Bahia - UFBA. É Professor Pleno (Titular) da Universidade do Estado da Bahia - UNEB - Campus V - Santo Antônio de Jesus. Professor do quadro permanente do Mestrado em "Estudos Territoriais" da Universidade do Estado da Bahia, no Campus I - Salvador. Professor integrante do Colegiado da Pós - graduação (especialização) em Desenvolvimento Territorial do DCH / UNEB - Campus V. 

Jussara Fraga Portugal, Universidade do Estado da Bahia (UNEB)

Minha formação acadêmico-profissional teve início na Universidade Estadual de Feira de Santana (UEFS), no curso de licenciatura em Geografia (1990-1993). Depois, realizei o curso de pós-graduação lato sensu em Supervisão Escolar (UEFS, 1999) e em Avaliação pela Universidade do Estado da Bahia (UNEB, 2002); mestrado (2005) e doutorado (2013) no Programa de Pós-Graduação em Educação e Contemporaneidade (PPGEduC/UNEB). Estágio pós-doutoral no Programa de Pós-Graduação em Geografia da Universidade Estadual de Londrina (UEL, 2019) e no Programa de Pós-Graduação em Geografia da Universidade Estadual de Campinas (Unicamp, 2023). Ingressei na UNEB/campus XI em maio de 2006 como professora auxiliar, e hoje sou professora titular, atuando na área de Prática de Ensino e Estágio Supervisionado em Geografia e, no âmbito da pós-graduação, faço parte do quadro de professores permanentes do Programa de Pós-Graduação em Estudos Territoriais (Proet/UNEB/DCET, campus I).

Edmilson Natividade de Araújo, Universidade do Estado da Bahia (UNEB)

Bacharel e Licenciado em Geografia pela Universidade Católica do Salvador (UCSAL), Especialista em Gestão Ambiental e Desenvolvimento Sustentável pelo Centro Universitário Internacional (UNINTER) e Mestre em Estudos Territoriais (PROET) pela Universidade do Estado da Bahia (UNEB). Membro dos grupos de pesquisa: Território, Rede e Ação Política (TERRITÓRIOS) - UNEB; Planejamento, Ordenamento e Gestão Territorial e Ambiental (GEPLAN) - UNEB e GEOPOÉTICA: espaço, cultura, memória, literatura e artes - UNEB. Tem experiência profissional em Práticas Institucionais do Secretário. Atualmente exerce a função de secretário do Programa de Pós-graduação em Estudos Territoriais (PROET).

Referências

COELHO NETO, Agripino Souza; BAITZ, Ednice Oliveira Fontes; PORTUGAL, Jussara Fraga (orgs.). Leituras Territoriais: ambiente, cidade e educação. Goiânia: C&A Alfa Comunicação, 2023.

COELHO NETO, Agripino Souza; FRANCO, Gustavo Barreto; OLIVEIRA, Rozilda Vieira (orgs.). Leituras Territoriais: ambiente, planejamento e dinâmicas urbanas e rurais. Curitiba: Editora CRV, 2020. DOI: https://doi.org/10.24824/978655868654.5

COELHO NETO, Agripino Souza; FRANCO, Gustavo Barreto; PORTUGAL, Jussara Fraga; BAITZ, Ednice Oliveira Fontes; CASTRO, Janio Roque Barros de; ARAÚJO, Edmilson Natividade. Pós-Graduação em Estudos Territoriais (PROET): História, Diagnóstico e Perspectivas. Revista da ANPEGE, v. 19, p. 1-26, 2023. DOI: https://doi.org/10.5418/ra2023.v19i39.17495

COELHO NETO, Agripino Souza; FRANCO, Gustavo Barreto; RIOS, Ricardo Bahia (orgs.). Estudos Territoriais: perspectivas urbanas e regionais. Salvador: EdUFBA, 2023.

COELHO NETO, Agripino Souza; MUNIZ FILHO, Antonio; Janio Roque Barros de (orgs.). Geografias da Bahia: Olhares Regionais. Curitiba: Editora CRV, 2025.

COELHO NETO, Agripino Souza; MUNIZ FILHO, Antonio; FRANCO, Gustavo Barreto (orgs.). Território, Cidade e Meio Ambiente: debates contemporâneos. Goiânia: C&A Alfa Comunicação, 2024.

COELHO NETO, Agripino Souza; MUNIZ FILHO, Antonio; FRANCO, Gustavo Barreto; RODRIGUES, J. C. (Org.). Território, Cidade e Meio Ambiente: abordagens geográficas. Curitiba: Editora CRV, 2025.

COELHO NETO, Agripino Souza; MUNIZ FILHO, Antonio; GOMES SOBRINHO, Lirandina (orgs.). Miradas Territoriais: Horizontes teórico-metodológicos. Rio de Janeiro: Consequência, 2022.

COELHO NETO, Agripino Souza; SANTOS, Simone Ribeiro; SOUZA, Sirius Oliveira (orgs.). Enfoques Territoriais: Natureza e Sociedade. Goiânia: C&A Alfa Comunicação, 2024.

FRANCO, Gustavo Barreto; CASTRO, Janio Roque Barros de; MATOS, Mara Rojane Barros de (orgs.). Abordagens Territoriais: reflexões teóricas e estudos de casos. Curitiba: CRV, 2022. DOI: https://doi.org/10.24824/978652512766.8

IBGE. Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística. Divisão Regional do Brasil em Regiões Geográficas Imediatas e Regiões Geográficas Intermediárias. Rio de Janeiro, IBGE, 2017.

IBGE. Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística. Censo Demográfico 2022. Rio de Janeiro: IBGE, 2022.

MUNIZ FILHO, Antonio; LIMA-PAYAYA Jamille da Silva; GÓES, Liliane Matos (orgs.). Abordagens Territoriais: Contribuições aos estudos urbanos, ambientais e de educação. Curitiba: CRV, 2025 (no prelo).

Downloads

Publicado

02/05/2026

Como Citar

Muniz Filho, A., Souza Coelho Neto, A., Barreto Franco, G., Oliveira Fontes Baitz, E., Roque Barros de Castro, J., Fraga Portugal, J., & Natividade de Araújo, E. (2026). Programa de Pós-Graduação em Estudos Territoriais (PROET): inserção regional e impactos sociais. Revista Da ANPEGE, 21(46). https://doi.org/10.5418/ra2025.v21i46.20801

Edição

Seção

Dossiê - Impactos Sociais dos PPGs em Geografia