Escola, território e desigualdade: Ampliando perspectivas teóricas e agendas de pesquisa
DOI:
https://doi.org/10.5418/ra2021.v17i32.13053Palavras-chave:
Geografia da Educação, desigualdades territoriais, política educacional.Resumo
o presente texto tem como objetivo problematizar e propor outras abordagens teórico-metodológicas, desde o campo epistemológica da geografia, em sua vertente crítica, para as pesquisas que buscam entender a relação entre escola, território e desigualdade. Trata-se de uma pesquisa documental, de caráter qualitativo, que tem como fonte de investigação artigos nacionais e internacionais, publicados entre 2005 e 2019 que tratam da relação entre escola, território e desigualdade. Com a análise da revisão da literatura constatou-se que, de forma geral, as pesquisas nacionais sobre o tema articulam concepções construídas no campo da sociologia urbana, com ampla influência teórico-conceitual da Escola de Chicago com aquelas elaboradas pela sociologia da educação, com especial destaque para o conceito de efeito território, derivação do efeito de lugar consolidado na literatura sociológica a partir das contribuições de Pierre Bourdieu. No âmbito internacional, as pesquisas abordam os efeitos das políticas educacionais, sob viés neoliberal, na ampliação das desigualdades escolares e espaciais. Entre as principais considerações apontadas neste trabalho, destacamos a pouca preocupação no debate conceitual em problematizar o território a partir de uma teoria espacial. Assim, na parte final do texto, problematizamos como as contribuições teórico-metodológicas da geografia, em sua vertente crítica, principalmente na constituição de uma teoria do espaço é fundamental para ampliarmos o entendimento da relação entre escola, território e desigualdades, articulando-a com o sentido da produção espacial no capitalismo.
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